O EUA é conhecido como o país do basquete, mas a sua liga está dominada por atletas estrangeiros. O prêmio de MVP da temporada, por exemplo, tem um canadense, um sérvio e um esloveno como finalistas. No entanto, a princípio, os estadunidenses ainda parecem deter a maior reserva de talento do esporte. E, para o lendário Paul Pierce, nenhum jogador do país é melhor do que Jayson Tatum na NBA atual.
“Em primeiro lugar, Jayson é o melhor jogador nascido nos EUA em atividade hoje. Eu realmente acredito nisso. Acho que, por enquanto, a única coisa que ainda lhe falta é retirar a pressão dos críticos de suas costas. Mas, se tivesse que selecionar um atleta norte-americano agora, iria com Jayson. Com certeza”, afirmou o ídolo, durante um podcast com o amigo Kevin Garnett.
É preciso lembrar que Pierce não é uma figura tão imparcial para falar sobre Tatum. Os dois têm as suas carreiras identificadas com o Boston Celtics, antes de tudo. Ele já se revelou um grande fã do jovem astro antes. E, além disso, o veterano não esconde que está na torcida para que seja campeão. Aliás, ele acredita que o ala é o grande favorito para levantar o título nesse ano.
“Eu acho que Jayson e Boston tem que ser campeões da liga nessa temporada. Precisam mesmo, certamente. Eles não são só os favoritos, mas já tiveram as suas decepções em playoffs passados. Já passaram pela dor da derrota e, assim, aprenderam as suas lições. Assim que for campeão, acho que ele vira o rosto da NBA para o futuro próximo”, previu o integrante do Hall da Fama.
Leia mais sobre Jayson Tatum
- Comentarista vê maldade de Caleb Martin em lance com Jayson Tatum
- “A NBA mudou por causa das apostas”, reconhece Jayson Tatum
- Jayson Tatum minimiza chances de ser MVP da liga: “Não é sobre mim”
Treinamentos
A vida nos bastidores do Celtics coloca Tatum e Pierce em contato constante. No entanto, levaram essa relação um pouco adiante na última offseason. Ambos realizaram algumas sessões de treinos juntos durante a preparação do jovem ala para a atual temporada. O veterano, na época, viu um jogador que absorveu a derrota traumática dos playoffs anteriores com a mentalidade certa.
“Antes de tudo, eu vi um garoto muito motivado. Alguém que trabalhava duro na sala de musculação e na consistência do seu jogo porque sabe que desperdiçou uma chance na temporada passada. Por isso, dá para ver que a sua postura mudou. Ele está bem mais físico e determinado ao atacar. Sinto que, para resumir, está jogando com mais senso de agressividade”, contou o ídolo, em setembro passado.
Mais do que isso, Pierce acredita que Tatum entendeu que não precisa fazer tudo o que pode para vencer. “Não há nada errado com o jogo de Jayson. Mas é quando o mental muda que você dá um passo à frente. É sobre esquecer os seus números e, sobretudo, ‘ouvir a quadra’. Acho que ele abraçou os sacrifícios necessários para ser campeão”, completou a lenda da NBA.
Tatum ou Kawhi?
Os norte-americanos já não são as principais referências da NBA, mas há jogador es para “rivalizarem” com Jayson Tatum dentro do país. Atletas mais veteranos, em particular, como LeBron James e Stephen Curry. E foi aí que Pierce discordou de Garnett após entrar em mais uma polêmica. Ele acredita que o líder do Celtics tem mais capacidade do que o craque Kawhi Leonard jamais teve no ataque.
“Kawhi não é uma força ofensiva como Jayson. Ele vai fazer cestas, claro, mas falta-lhe a habilidade de Jayson. E, além disso, os seus joelhos não são os mesmos de antes. Na verdade, Paul George também é mais habilidoso ofensivamente do que ele”, avaliou o veterano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA