O Boston Celtics entrou definitivamente em fase de reconstrução de seu elenco. Na noite do draft, a equipe de Massachusetts negociou os veteranos Paul Pierce, Kevin Garnett e Jason Terry, além de Kris Joseph, com o Brooklyn Nets por Gerald Wallace, Kris Humphries, MarShon Brooks e Keith Bogans, ao lado de escolhas de primeira rodada nos drafts de 2014, 2016 e 2018. O Jumper Brasil já havia anunciado a possibilidade de a negociação acontecer.
Aos 35 anos, Pierce possui um contrato expirante de $15,3 milhões de dólares, enquanto Garnett, de 37 anos, receberá aproximadamente $24.4 milhões de dólares nas próximas duas temporadas. Garnett precisou abrir mão de uma cláusula em seu contrato que não permitia trocas.
Wallace terá em torno de $30 milhões de dólares para receber nos próximos três anos. Humphries tem um expirante no valor de $12 milhões de dólares. Evans possui cerca de $3.4 milhões de dólares expirando em 2014-15. Shengeila receberá $788 mil dólares por um ano, enquanto Bogans assinou um contrato com o Nets para que a negociação fosse concretizada.
“Eu sabia que isso iria acontecer”, afirmou Doc Rivers, ex-treinador do Celtics, agora no Los Angeles Clippers. “Danny Ainge e eu conversamos muito pelas últimas três ou quatro semanas. Eu sabia que isso estava para acontecer. Obviamente estou chateado pelo fim de uma era. Essa é a parte triste”.
Pierce, que chegou ao Celtics como a décima escolha do draft de 1998, foi um o jogador mais importante da franquia desde a aposentadoria de Larry Bird e acumulou 24.021 pontos, 6.651 rebotes, 4.305 assistências, e 1.583 roubadas de bola nas 1.102 partidas pela equipe.
Seu companheiro, Garnett, foi para o Celtics após uma troca com o Minnesota Timberwolves em 2007-08. Lá, ao lado de Pierce e Ray Allen, foi campeão e obteve um vice. O atleta, que está na NBA desde 1995-96, é um dos melhores de sua posição na história da liga.
Com a troca, o Nets passa a ser um dos principais candidatos ao título da próxima temporada, contando com Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez, além das chegadas de Pierce, Garnett e Terry.
O Celtics ainda pode realizar novas trocas antes do início de 2013-14. A ideia da direção é liberar o máximo possível em sua folha de pagamento. Sem os três veteranos, a equipe aliviou aproximadamente $22 milhões de dólares em salários para a próxima temporada.