O astro LeBron James não esteve presente na homenagem que o Los Angeles Lakers prestou a Pau Gasol, recentemente. No entanto, o espanhol, que atuou pela equipe por sete temporadas, não sabia da ausência. Gasol teve a camisa 16 aposentada pela franquia, enquanto James não estava no ginásio, se recuperando de lesão.
“Eu não sabia que ele não viria, então nem notei”, afirmou, em entrevista ao jornalista Antoni Daimiel, da Movistar. “Mas, para mim, era irrelevante”.
Em seu discurso na cerimônia, entretanto, Gasol fez questão de agradecer Kobe Bryant.
“Mas eu não posso deixar de falar da pessoa que não posso ver aqui, da pessoa que me elevou, que me inspirou a ser um jogador melhor”, disse Gasol. “Eu sinto muito sua falta, eu gostaria que ele estivesse aqui com a Gigi [sua filha, que faleceu no acidente]. Mas eu acho que ele ficaria orgulhoso e estava aguardando por este momento. Eu te amo, irmão”.
Vanessa, esposa de Kobe, o presenteou com um vídeo inédito em que falava sobre aquela noite [da aposentadoria da camisa] em questão.
“Não há debate. Quando o Pau se aposentar, ele terá seu número ao lado do meu. Mas a realidade é que não teria conquistado aqueles campeonatos sem o Pau. Los Angeles não teria aqueles dois títulos sem o Pau. Nós sabemos disso, todo mundo sabe disso. Então, estou mesmo ansioso pelo dia em que ele estará lá, fazendo seu discurso, na quadra, em frente aos fãs. Vai ser uma noite fantástica”, disse Bryant.
Leia mais
- Pau Gasol tem camisa aposentada pelo Lakers
- Para jornalista, legado de Paul Gasol no Lakers é maior que o de LeBron James
- Recuperação evolui, mas LeBron James segue longe de retorno no Lakers
Gasol no Lakers
O espanhol chegou ao Lakers em uma troca com o Memphis Grizzlies em 2007/08 e teve impacto imediato. A equipe, que vinha de temporadas abaixo da expectativa, chegou às finais daquela temporada. O time perdeu a decisão, mas foi campeão nos dois próximos anos, ao lado de Kobe Bryant.
Em 429 partidas em Los Angeles, Gasol registrou 17.7 pontos, 9.9 rebotes, além de 3.5 assistências. Embora fosse a segunda estrela, ele sempre esteve em destaque, recebendo três convocações para o All-Star Game. Sua importância foi tão grande, que recentemente, o jornalista Rob Parker, da Fox Sports Radio, comparou seu legado com LeBron na equipe.
“Obviamente, LeBron é um jogador melhor que Pau. Mas no que diz respeito ao que eles significam para o Lakers, Pau Gasol é anos-luz mais importante que LeBron James. Afinal, ele ganhou mais títulos do que LeBron”.
Camisas aposentadas pelo Lakers
- Kobe Bryant: 8 e 24
- Wilt Chamberlain: 13
- Pau Gasol: 16
- Elgin Baylor: 22
- Gail Goodrich: 25
- Magic Johnson: 32
- Kareem Abdul-Jabbar: 33
- Shaquille O’Neal: 34
- James Worthy: 42
- Jerry West: 44
- Jamaal Wilkes: 52
- George Mikan: 99
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA