Houve uma época em que o futuro competitivo do Golden State Warriors na NBA parecia atrelado a Jordan Poole. O atleta foi uma peça importante na conquista do título da liga em 2022 e, em seguida, ganhou uma extensão milionária do time. Mas tudo ruiu rápido e, depois de um ano, foi trocado para o Washington Wizards. Para Rashad McCants, o tratamento que a equipe deu ao jovem definiu o declínio que vive atualmente.
“Já digo há alguns meses que Golden State está desmoronando porque é um prédio em chamas. E, infelizmente, tudo isso começou com o que aconteceu com Jordan. Sempre que penso no time e o que aconteceu com esse garoto, eu não tenho vontade de falar nada. Foi uma covardia, em síntese. E, aliás, eu sinto que isso destruiu a equipe por dentro”, opinou o ex-ala-armador do Minnesota Timberwolves.
A saída de Poole do Warriors aconteceu depois de uma temporada bastante conturbada. Durante os treinos de preparação, ele se envolveu em uma polêmica por causa de uma briga com Draymond Green. Um vídeo “vazado” da discussão mostrou que o experiente ala-pivô deu um soco no atleta, mas recebeu uma punição módica. Começou uma crise de confiança interna ne, como resultado, o seu desempenho em quadra caiu demais.
“Sempre vou ser um defensor desse garoto, pois vi o seu potencial. Mais do que isso, eu vi que era alguém disposto a aprender e descobrir como melhorar a cada dia. Mas acho que atiraram tudo isso pela janela porque alguém meteu a mão nele. Jordan tem muito talento, então mandá-lo embora para ficar com Draymond, Brandin Podziemski e Jonathan Kuminga foi loucura para mim”, criticou McCants.
Leia mais sobre Jordan Poole
- Draymond Green comenta polêmica com Jordan Poole: “Meu pior sentimento”
- “Eu acredito demais em Jordan Poole”, garante novo técnico do Wizards
- Segundo jornalista, contrato de Jordan Poole é visto entre piores da NBA
Sucessor
A ascensão rápida de Jordan Poole na NBA fez com que o Warriors tivesse um sucessor em potencial para Stephen Curry. Era assim que a maioria dos torcedores, por exemplo, começou a ver o armador. Mas, depois da temporada de problemas, essa projeção ruiu com rapidez assustadora. McCants sentencia que a troca do atleta não se justificava e, por isso, deu início ao “desmanche” do elenco campeão de 2022.
“Eu não consigo ver a lógica em tudo isso. E não consigo entender, além disso, por que conduziram tudo dessa maneira. Sinto que esse foi o motivo que ruiu tudo. Foi por isso que Klay Thompson foi embora para mim. E, infelizmente, eu acredito que a situação tende só a piorar”, previu o ex-jogador.
É isso mesmo?
Ligar a saída de Thompson a Poole não é uma teoria nova, embora a visão apresentada por McCants seja bem diferente. Vários jornalistas, de fato, noticiaram que existe uma relação entre ambos. É muito diferente, no entanto, de uma questão de solidariedade. Segundo Ramona Shelburne, da ESPN, o veterano ficou um pouco enciumado com o crescimento e prestígio do jovem dentro da organização.
“Jordan voltou a ser reserva assim que Klay Thompson retornou de lesão. No entanto, a mera presença do jovem diminuiu o papel do veterano. Golden State, logo em seguida, priorizou a renegociação do seu contrato e Andrew Wiggins depois do título. Ao mesmo tempo, exibiu menos interesse nas conversas dos novos vínculos de Klay e Draymond Green”, revelou a repórter.
A situação, antes de tudo, criou a impressão de uma inversão de valores interna. Nem todos viram assim, mas Shelburne garante que os veteranos encararam dessa forma. “Na época, todos consideraram que a franquia tomou a decisão correta ao priorizar os jovens. Mas não era segredo para ninguém que isso não foi bem recebido por Klay e Draymond”, completou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA