Para comentarista, Darvin Ham foi injustiçado como técnico do Lakers

Analista da ESPN acredita que trabalho do técnico não justifica dispensa após eliminação nos playoffs

lakers técnico darvin ham Fonte: Reprodução / X

O Los Angeles Lakers confirmou as expectativas ao confirmar a demissão do técnico de Darvin Ham. Mas, apesar da aprovação geral entre os torcedores angelinos, a dispensa dividiu opiniões. Muitas pessoas fora da “bolha” discordaram com a saída do treinador, por exemplo. Para Stephen A. Smith, o ex-jogador foi injustiçado depois de duas temporadas sólidas no comando da equipe.

“Darvin não deveria ter sido demitido, em primeiro lugar. Foi uma decisão errada. Levou o time aos playoffs nos dois anos de trabalho e até chegou a uma final de conferência. Melhoraram da última temporada para a atual. Mas enfrentaram os campeões e caíram. Denver é um time melhor, em síntese. E, se esse for o critério para a sua saída, então fica complicado”, criticou o analista da ESPN.

O resultado do Lakers sob o comando de Ham, a princípio, foi positivo. A equipe ganhou 90 jogos nas últimas duas temporadas regulares e superou o play-in nos dois anos para chegar aos playoffs. Ganhou duas séries de playoffs sem mando de quadra. Mas, para a torcida californiana, a qualidade do jogo ofensivo e rotações disfuncionais eram o que mais chamavam a atenção.

Publicidade

“Nenhum técnico é perfeito. Certamente, Darvin poderia ter tomado decisões diferentes em termos de esquemas, rotações e jogadas. A gente ouve isso sobre todo e qualquer treinador, no entanto. E, acima de tudo, o problema estava no elenco. Esse é um time de chutadores que não marcam e defensores que não arremessam. Darvin, por isso, precisava escolher o que queria ter em quadra”, avaliou Smith.

Leia mais sobre o Los Angeles Lakers

Montagem

A montagem do elenco do Lakers é um trabalho do gerente-geral Rob Pelinka. E, aliás, o seu trabalho ganhou elogios durante a offseason. Mas, assim que iniciou a temporada, essas avaliações positivas caíram por terra. Smith tem uma relação pessoal com o hoje executivo angelino, então é parcial para falar sobre o assunto. Reconhece, no entanto, que o trabalho do amigo foi deficitário.

Publicidade

“A demissão de Darvin deixa muitas dúvidas sobre a franquia, pois não é só sobre quem vai ser o novo técnico. Rob Pelinka precisa ser questionado nas operações de basquete, por exemplo. Eu o conheço pessoalmente e gosto dele, mas muita gente não gosta. E o que os críticos dizem é que, quando as coisas davam errado, ele sempre ‘terceiriza’ a culpa”, disse o experiente comentarista.

Smith, aliás, aponta que o dirigente não cometeu erros só em 2023. O analista indicou outra negociação que depõe contra o trabalho em Los Angeles. “Rob tem que assumir parte da culpa porque foi quem reuniu esse elenco. Veja, por exemplo, o que ele fez lá atrás para contratar Russell Westbrook. Essa foi uma decisão sua que custou as saídas de Kyle Kuzma, Alex Caruso e Kentavious Caldwell-Pope”, lembrou.

Publicidade

Críticas

O trabalho de Darvin Ham como técnico do Lakers, de fato, parece mais bem avaliado fora da organização. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ex-ala já está no radar de outros times para novas chances na liga. Smith acredita que, de certa forma, a sua recolocação na NBA não vai ser difícil. Afinal, nada em seu trabalho em Los Angeles sugere que seja pior do que a maioria dos treinadores.

“É uma pena para Darvin, pois foi uma injustiça. Eu não vou vir aqui e dizer que ele fez um trabalho perfeito. Há coisas que são passíveis de críticas porque poderiam ter sido feitas melhor. Concordo com isso. Mas ser demitido por que você perdeu para Denver nos playoffs? Isso deixa uma sensação ruim, para mim”, concluiu a celebridade da televisão dos EUA.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários