Muitos jogadores desaparecem em cinco, seis anos, apesar de alguns terem sido uma pick alta. Imagine em 14 anos. Então, listamos as três primeiras escolhas desde o Draft de 2010 na NBA. Sim, muitos atletas estão fora da liga, enquanto outros já veteranos seguem brilhando.
2010
John Wall
Apesar de não conseguir um time desde a metade de 2022/23, John Wall segue em busca de uma última chance na NBA. Agora, um detalhe relevante. Das principais escolhas de Draft de 2010 que foram ao All-Star Game da NBA, ninguém passou ileso. Todos os jogadores tiveram lesões muito graves. Deles, apenas Paul George segue como um astro, agora no Philadelphia 76ers. Wall perdeu dois anos inteiros (2019/20 e 2021/22), mas o segundo foi por decisão da equipe.
Evan Turner
Embora tivesse grandes qualidades com a bola nas mãos, Evan Turner nunca tornou-se um bom arremessador. Até houve um tempo em que ele parecia que faria a transição para ser um astro, mas não aconteceu. Turner deixou o basquete em 2020 e foi assistente do Boston Celtics em 2020/21. No entanto, foi apenas por um ano. Depois, criou um podcast (Point Forward) ao lado de seu antigo colega de Philadelphia 76ers, Andre Iguodala.
Derrick Favors
Aos 33 anos, Derrick Favors ainda tenta uma vaga na NBA. Fora da liga desde 2021/22, chegou a ganhar uma chance no Chicago Bulls para treinamentos em novembro de 2023. No entanto, não funcionou. Ele fez treinos para diversas equipes nos últimos meses, mas está cada vez mais difícil. Vale lembrar que Favors foi uma das escolhas do Draft da NBA de 2010 que mais jogaram: 790 partidas. Perde apenas para Paul George e Gordon Hayward.
All-Stars: DeMarcus Cousins (pick 5), Paul George (10), Gordon Hayward (9), John Wall (1)
2011
Kyrie Irving
O armador Kyrie Irving acabou de disputar mais uma final em sua carreira, agora pelo Dallas Mavericks. Apesar de não conquistar seu segundo título na NBA, Irving foi um dos grandes nomes do Mavs. Ele segue na equipe para a próxima temporada.
Derrick Williams
Após passar por cinco times em seis anos na NBA, Williams foi jogar na China. Ele ainda retornou para fazer dois jogos pelo Los Angeles Lakers, mas não voltou mais. Desde então, jogou em cinco países diferentes. O ala-pivô, aos 33 anos, está sem equipe desde 2022/23.
Enes Freedom
Enes começou como Kanter, mas mudou seu sobrenome no fim de sua passagem pela NBA para Freedom. Apesar de não haver uma confirmação, ele foi dispensado pelo Houston Rockets após críticas ao governo chinês. Aliás, precisou que o comissário Adam Silver viesse a público para desmentir a versão. Mas mesmo assim, o pivô tentou voltar. Não conseguiu. Em 2022, ele foi nomeado ao Prêmio Nobel da Paz.
All-Stars: Kyrie Irving (1), Kemba Walker (9), Klay Thompson (11), Kawhi Leonard (15), Nikola Vucevic (16), Jimmy Butler (30), Isaiah Thomas (60)
2012
Anthony Davis
Um dos destaques da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, Anthony Davis segue no Los Angeles Lakers. Enquanto nem pensa em parar, Davis atingiu 76 partidas, a melhor marca da carreira. Então, para quem vinha com problemas de lesões a cada ano, foi ótimo.
Michael Kidd-Gilchrist
Ótimo defensor, mas sem arremesso, Michael Kidd-Gilchrist até que durou muito tempo na NBA. Passou por Charlotte Hornets e Dallas Mavericks, mas foi dispensado pelo primeiro em 2020. No Mavs, ele assinou até o fim daquela temporada, então a equipe texana não estendeu. Por fim, fez treinos com o New York Knicks. Sem sucesso, entretanto.
Mas fora das quadras, ele criou a Change & Impact, uma organização em busca de recursos para pessoas com gaguez.
Bradley Beal
Após passar 11 anos no Washington Wizards, Bradley Beal foi para o Phoenix Suns. Apesar de não obter sucesso em sua primeira temporada no Arizona, o atleta faz parte de um plano para conquistar o primeiro título para o Suns. Por enquanto, em andamento.
All-Stars: Anthony Davis (1), Bradley Beal (3), Damian Lillard (6), Andre Drummond (9), Draymond Green (35), Khris Middleton (39)
2013
Anthony Bennett
Definitivamente, o maior bust de todos os tempos. Entre todas as escolhas de Draft da NBA, Anthony Bennett era promissor entre 2010 e 2012. No entanto, em seu único ano no basquete universitário, mostrou que poderia ser ainda melhor. Não para ser primeira pick, claro. Mas o Cleveland Cavaliers apostou mesmo assim. Embora tenha tentado jogar em outras equipes (sem sucesso algum, aliás), ele vem atuando em Taiwan desde 2022. Lá, por enquanto, faz alguns números.
Victor Oladipo
Apesar de tentar jogar nos últimos anos, Victor Oladipo vem sofrendo com graves lesões. Ele até começou a última temporada no Houston Rockets, mas sem jogar. Ainda recuperando de contusão, Oladipo foi para o Memphis Grizzlies em troca. No entando, o time o dispensou e ele segue em busca de uma útlima chance.
Otto Porter
Após 11 temporadas na NBA, o campeão de 2022 com o Golden State Warriors Otto Porter encerrou a carreira. Sem condições físicas, ele ainda fez 15 partidas pelo Toronto Raptors na última campanha até ir ao Utah Jazz em troca. Na sequência, o Jazz o dispensou e ele anunciou a aposentadoria recentemente.
All-Stars: Victor Oladipo (2), Giannis Antetokounnmpo (15), Rudy Gobert (27)
2014
Andrew Wiggins
Campeão em 2022 com o Golden State Warriors, Andrew Wiggins segue por lá. No entanto, ninguém sabe até quando. O ala recebeu muitas críticas na última temporada, então é possível que seus dias na equipe californiana estejam contados.
Jabari Parker
Segunda escolha do Draft de 2014 da NBA, Jabari Parker está no Barcelona, da Espanha. Fora da NBA desde janeiro de 2022, Parker reencontrou seu melhor basquete na Europa. Fez 80 jogos em 2023/24, produzindo sólidos 11.5 pontos, 3.7 rebotes, além de um aproveitamento de 39.7% no perímetro em cerca de 22 minutos.
Joel Embiid
MVP de 2022/23, Joel Embiid conquistou medalhe de ouro nas Olimpíadas com os EUA. Segue como o principal nome do Philadelphia 76ers.
All-Stars: Andrew Wiggins (1), Joel Embiid (3), Julius Randle (7), Zach LaVine (13), Nikola Jokic (41)
2015
Karl-Anthony Towns
Assim como no Draft de 2010 da NBA, quatro escolhas foram ao All-Star Game. Karl-Anthony Towns é um deles. Em 2023/24, Towns teve grande temporada com o Minnesota Timberwolves e a equipe impressionou.
D’Angelo Russell
O armador D’Angelo Russell segue no Los Angeles Lakers. No entanto, ninguém sabe exatamente até quando.
Jahlil Okafor
Lembra que Jahlil Okafor era parte do processo do Philadelphia 76ers? Bem, sobrou apenas Joel Embiid. Mas Okafor não funcionou bem após o primeiro ano na NBA. Depois, passou por Brooklyn Nets, New Orleans Pelicans e Detroit Pistons. Sem sucesso, entretanto. Recentemente, assinou com o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico.
All-Stars: Karl-Anthony Towns (1), D’Angelo Russell (2), Kristaps Porzingis (4), Devin Booker (13)
Leia mais sobre Draft da NBA
- Jason Kidd: “Kyrie Irving foi essencial na contratação de Klay Thompson”
- ESPN projeta Victor Wembanyama como Defensor do Ano na NBA
- Jayson Tatum: o que acontece com o astro do Celtics?
2016
Ben Simmons
Que lástima, né? Ben Simmons tinha uma grande carreira até aquele episódio contra o Atlanta Hawks em playoffs. Desde então, nunca mais foi o mesmo. Está em seu último ano de contrato com o Brooklyn Nets, enquanto a gente torce para que ele retome seu melhor.
Brandon Ingram
Sem troca, é provável que Brandon Ingram estenda seu contrato com o New Orleans Pelicans. Segue na NBA, enquanto precisa livrar-se de lesões.
Jaylen Brown
MVP das finais, Jaylen Brown conquistou o seu primeiro título da NBA em 2023/24. No entanto, ficou fora da seleção dos EUA nas Olimpíadas, o que o irritou (muito).
Agora, um detalhe: desde o Draft da NBA de 2010, o de 2016 foi o único que enviou as três primeiras escolhas ao All-Star Game.
All-Stars: Ben Simmons (1), Brandon Ingram (2), Brown (3), Domantas Sabonis (11), Pascal Siakam (27), Dejounte Murray (29)
2017
Markelle Fultz
Sem contrato com o Orlando Magic, Markelle Fultz segue na agência livre. Vale ressaltar que ele evoluiu após a grave lesão que teve no ombro, mas o arremesso nunca mais foi o mesmo dos tempos de faculdade.
Lonzo Ball
Após duas temporadas e meia fora da NBA por lesão, Lonzo Ball parece estar quase pronto para retomar sua carreira no Chicago Bulls. Finalmente! No entanto, ele não era o melhor armador da NBA como afirmou.
Jayson Tatum
Campeão da NBA, medalha de ouro nas Olimpíadas, Jayson Tatum vem aparecendo nos rankings para o MVP nas últimas temporadas. Então, é provável que siga assim pelos próximos anos. Especialmente após tirar o peso do título das costas.
All-Stars: Jayson Tatum (3), De’Aaron Fox (5), Lauri Markkanen (7), Donovan Mitchell (13), Bam Adebayo (14), Jarrett Allen (22)
2018
Deandre Ayton
Bem… Deandre Ayton ainda não provou o motivo de ser primeira escolha, mas passa longe de ser uma vergonha. Quando quer, Ayton parece um astro. Mas quando não, já sabe, né? Está no Portland Trail Blazers.
Marvin Bagley
O torcedor do Sacramento Kings nunca vai perdoar Vlade Divac por não escolher Luka Doncic. E nem devia mesmo. Marvin Bagley até não é ruim, mas passa longe de ser uma escolha número dois de um Draft da NBA que teve vários astros.
Luka Doncic
Um dos melhores jogadores da NBA na atualidade, o esloveno Luka Doncic conduziu o Dallas Mavericks às finais de 2023/24. Não venceu, mas deixou a impressão que volta outras vezes ali.
All-Stars: Luka Doncic (3), Jaren Jackson Jr (4), Trae Young (5), Shai Gilgeous-Alexander (11), Jalen Brunson (33)
2019
Zion Williamson
As lesões atrapalharam muito, mas por total culpa do próprio jogador. Zion Williamson não vinha cuidando do corpo, causando inúmeras contusões. Agora, parece que está tomando juízo no New Orleans Pelicans.
Ja Morant
Falando em tomar juízo, Ja Morant pediu desculpas por seus atos e tem foco total na NBA. O Memphis Grizzlies agradece (e o basquete, também).
RJ Barrett
Agora, RJ Barrett está no Toronto Raptors. Sem toda a pressão de jogar no New York Knicks, o ala foi muito bem desde a troca. Produziu 21.8 pontos, 6.4 rebotes, 4.1 assistências e converteu 39.2% do perímetro no Canadá.
All-Stars: Zion Williamson (1), Ja Morant (2), Darius Garland (5)
2020
Anthony Edwards
Em franca evolução para dar o salto na carreira, Anthony Edwards é o próximo superastro da NBA. Campeão em Paris, Edwards deve fazer o mesmo da última temporada e levar o Minnesota Timberwolves para brigar no topo do Oeste.
James Wiseman
E quem disse que o Golden State Warriors não erra em Draft da NBA, né? James Wiseman não deixa a gente mentir. Não evoluiu, não melhorou. Será reserva no Indiana Pacers em 2024/25.
LaMelo Ball
As lesões atrapalharam na última temporada, mas LaMelo Ball tem talento. O Charlotte Hornets precisa que ele esteja saudável para realmente contribuir para o time.
All-Stars: Anthony Edwards (1), LaMelo Ball (3), Tyrese Haliburton (12), Tyrese Maxey (21)
2021
Cade Cunningham
O Detroit Pistons só perde, então parece que Cade Cunningham não é tão bom jogador. Mas ele é muito talentoso, com capacidade para ser um astro. Por enquanto, está preso no tank do Pistons. Se e quando o time começar a vencer, o papo será outro.
Jalen Green
Evolução é a palavra para Jalen Green. O ala-armador melhorou muito na última temporada e já fala em disputar o All-Star Game. Vai depender, também, da evolução do próprio Houston Rockets.
Evan Mobley
Sem fazer tanta força, Evan Mobley já é um dos melhores defensores da NBA. Isso, porque joga em um garrafão com Jarrett Allen. Mas quando está sozinho, o Cleveland Cavaliers até pareceu mais forte. Então, é algo a se observar na próxima temporada.
All-Star: Scottie Barnes (4)
2022
Paolo Banchero
E o Orlando Magic já está brigando em playoffs. Bastou Paolo Banchero, Jalen Suggs e Franz Wagner evoluírem um pouco e funcionou. Então, é claro que o time deverá seguir assim na próxima temporada.
Chet Holmgren
O pivô Chet Holmgren fez apenas uma temporada (perdeu a primeira, por lesão), mas já mostrou serviço. Não aguentou segurar os rebotes sozinho, então a diretoria do Oklahoma City Thunder fechou com Isaiah Hartenstein para o ajudar no garrafão.
Jabari Smith Jr
Assim como Jalen Green, Jabari Smith Jr mostrou evolução no Houston Rockets. Tem talento para ser um astro em breve.
All-Star: Paolo Banchero (1)
2023
Victor Wembanyama
Futuro dono de múltiplos prêmios de MVP da NBA, Victor Wembanyama foi fantástico em seu primeiro ano. Especialmente após a segunda metade, o francês dominou diversos pivôs experientes. Então, o negócio é acompanhar sua evolução.
Brandon Miller
Como o Charlotte Hornets foi muito mal, então Brandon Miller pouco apareceu. Mas no pouco que ele teve a bola nas mãos, ele não decepcionou. Por enquanto, depende de seus colegas (LaMelo Ball e Mark Williams) estarem saudáveis para fazer o Hornets ter alguma chance de vitória.
Scoot Henderson
Seu primeiro ano no Portland Trail Blazers não foi ótimo, mas também não foi horrível. Tem muito a evoluir, claro. Sem Malcolm Brogdon, é provável que a bola fique mais em suas mãos. Então, é tratar de produzir.
All-Star: carregando…
2024
Zaccharie Risacher
Embora não seja material de primeira escolha em qualquer outro Draft da NBA (exceto o de Anthony Bennett), o francês passa longe de ser ruim. Vamos ver o que acontece em seu primeiro ano com o Atlanta Hawks.
Alex Sarr
Suas apresentações na Summer League assustaram, mas o Washington Wizards quer que ele tenha mais a bola nas mãos. A ver.
Reed Sheppard
Ótimo arremessador, Reed Sheppard tem tudo para ser um grande jogador na NBA, especialmente por conta de seu arremesso.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA