O que está em jogo no último dia de segunda fase da Copa do Mundo de Basquete?

Confira tudo o que está em disputa neste domingo (03), encerramento da segunda fase do Mundial

jogo copa mundo basquete Fonte: Yasuyoshi Chiba / AFP

Afinal, o que ainda estará em jogo neste domingo (03) nos duelos restantes da segunda fase da Copa do Mundo de Basquete FIBA em 2023? Ainda existem definições, tanto para o mata-mata, quanto para as Olimpíadas de Paris, que ocorrem em 2024. Então, o Jumper Brasil explica o que ainda vai se decidir na última rodada antes das quartas de final do Mundial.

Todos os horários listados abaixo, são de Brasília. Além disso, também vale destacar que todos os jogos estarão disponíveis na ESPN e Star+.

Grupo I

1. Sérvia: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +89
2. República Dominicana: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +14
3. Itália: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +18
4. Porto Rico: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +11

Publicidade

Jogos finais: Itália x Porto Rico às 05h, e República Dominicana x Sérvia, às 09h

O grupo I está em situação semelhante a chave do Brasil. Ou seja, a situação poderia ter se decidida já na sexta-feira (01). Mas as surpreendentes vitórias de italianos e porto-riquenhos sobre sérvios e dominicanos deixam a situação aberta.

Publicidade

Em termos básicos, a fase “vida ou morte” começa mais cedo para os quatro. Os vencedores deste domingo se classificam. Quem perder volta pra casa.

A liderança da chave será decidida sobretudo, pela combinação de resultados. Quem tiver vencido o confronto direto entre os classificados vai como líder da chave para as quartas.

Este grupo se cruza na próxima fase com EUA e Lituânia. Portanto, passar em primeiro pode ser bem importante para ter uma chance de ir ainda mais longe.

Publicidade

Leia mais!

Grupo J

1. EUA: Quatro vitórias, saldo de pontos: +115
2. Lituânia: Quatro vitórias, saldo de pontos: +101
3. Montenegro: Duas vitórias e duas derrotas, saldo de pontos: +3
4. Grécia: Duas vitórias e duas derrotas, saldo de pontos: -23

Jogos finais: Grécia x Montenegro às 05h40, e EUA x Lituânia às 09h40

Se tem drama nos adversários de EUA e Lituânia nas quartas de final, por outro lado, o Grupo J está com quase tudo assegurado. Gregos e montenegrinos sequer podem se classificar às Olímpiadas via Mundial, o que basicamente torna o duelo de amanhã uma despedida. Mas o saldo, no geral, é positivo para ambos. Enquanto a Grécia não contou com Giannis Antetokounmpo, Montenegro não esperava ir tão longe.

Publicidade

Apesar de já classificados, há coisas em jogo no duelo entre americanos e lituanos pela Copa do Mundo de Basquete. A liderança da chave estará em disputa. Ambos são dois dos quatro times ainda invictos no campeonato.

A seleção dos EUA tem tido duelos mais complicados contra equipes mais altas, principalmente na questão dos rebotes. O time europeu, liderado pelo pivô do New Orleans Pelicans Jonas Valanciunas, é quem lidera o quesito até aqui no torneio. O encaixe do jogo é super interessante neste sentido.

Publicidade

Grupo K

1. Alemanha: Quatro vitórias, saldo de pontos: +74
2. Eslovênia: Quatro vitórias, saldo de pontos: +62
3. Austrália: Duas vitórias e duas derrotas, saldo de pontos: +32
4. Geórgia: Duas vitórias e duas derrotas, saldo de pontos: -12

Jogos finais: Austrália x Geórgia às 04h30, e Alemanha x Eslovênia às 08h10

Outra chave que também já tem os dois representantes definidos rumo a fase eliminatória é a K. Entretanto, de maneira inesperada. Para muitos, este era o grupo da morte desta segunda fase. Afinal, Luka Doncic e a Eslovênia, a sensação no basquete FIBA, Alemanha e a equipe com mais jogadores de NBA do torneio, a Austrália, todos no mesmo grupo. Três times para duas vagas.

Publicidade

Mas o drama não existiu. Como resultado, a vitória dos eslovenos sobre os australianos na sexta-feira resolveu quase tudo. Os alemães não deixaram de confirmar seu favoritismo contra a Geórgia e, por fim, garantiram presença no mata-mata ao lado de Doncic e companhia.

Publicidade

Ou seja, se o Brasil passar de fase, o adversário será uma das duas seleções nas quartas de final. Mas ainda não há uma ordem de classificação entre os dois, que se enfrentam para resolver quem ficará em primeiro neste domingo.

Grupo L

1. Canadá: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +107
2. Espanha: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +63
3. Brasil: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +39
4. Letônia: Três vitórias e uma derrota, saldo de pontos: +20

Publicidade

Jogos finais: Brasil x Letônia às 06h45, e Espanha x Canadá às 10h30

O drama da nossa seleção segue para o último jogo da segunda fase. No entanto, depende apenas do próprio esforço para avançar. Basta um triunfo contra os letões e, então, o Beasil está nas quartas. Mas você não deve esperar moleza nesse sentido, já que os europeus já venceram França e Espanha neste Mundial.

Publicidade

Inclusive, este grupo estava praticamente fadado a se resolver na sexta-feira, mas Letônia e Brasil conseguiram vitórias enormes. O confronto direto coloca um deles no mata-mata.

O outro duelo na última rodada também é incrível. Campeã mundial e atualmente líder do Ranking da FIBA, a Espanha não pode perder se quiser defender o título em 2023. Contra os canadenses, que apesar da derrota para os brasileiros eram os favoritos de muitos para uma eventual final contra os EUA. Um grande jogo que encerra o domingo da Copa do Mundo de Basquete.

Publicidade

Inclusive, é difícil ler qual o melhor cenário para a Seleção Brasileira. Afinal, se vencer e o Canadá derrubar os Espanhóis, passa em primeiro lugar no Grupo L. Isso, como resultado do confronto direto que foi vencido pelo Brasil. Entretanto, este cenário mantém vivo contra um dos concorrentes pelas vagas Olímpicas das Américas.

Por outro lado, em caso de vitória espanhola, o Brasil passa em segundo. Mas um forte adversário estará fora da disputa por vaga na competição futura. Para que tudo isso possa estar em pauta, é necessário vencer a Letônia.

Olimpíadas

Quatro seleções já garantiram presença no torneio de basquete dos Jogos Olímpicos de 2024. França (país-sede), Austrália (Oceania), Sudão do Sul (África) e Japão (Ásia).

Publicidade

Mas ainda restam quatro vagas a serem determinadas nesta competição. Duas na Europa e as duas das Américas.

Entre os europeus, os seguintes países ainda seguem em busca de garantir seu lugar através do Mundial: Alemanha, Eslovênia, Lituânia, Sérvia, Itália, Espanha e Letônia.

Entre os países das Américas temos: EUA, República Dominicana, Porto Rico, Brasil e Canadá.

Publicidade

Portanto, os dois times que tiverem melhor campanha nos dois “continentes”, garantem seu lugar no maior torneio da FIBA. Entretanto, esta não é a única forma de se garantir na competição. Além disso, torneios pré-olímpicos serão disputados para determinar os últimos quatro times que vão buscar a medalha de Ouro em 2024.

Existe um cenário que classifica o Brasil já neste domingo. Vencendo a Letônia, e contando com derrotas de Porto Rico, República Dominicana e Canadá, a vaga é da seleção. Então, a torcida vai para Itália, Sérvia e Espanha. Muita coisa está em jogo na Copa do Mundo de Basquete amanhã.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários