O próximo passo para Doncic e o Mavericks chegarem ao título

Após chegar às finais de conferência na última temporada, o Dallas Mavericks quer dar o próximo passo e ir ainda mais longe

doncic mavericks passo título Fonte: Ron Jenkins/AFP

Com Luka Doncic melhorando constantemente e se tornando uma super estrela, resta à gestão da equipe do Dallas Mavericks melhorar as peças que estão em volta do esloveno em busca de dar o próximo passo rumo ao título. Na última temporada, o Dallas Mavericks chegou às finais de conferência, sua melhor performance desde vencer a NBA, em 2011.

Um ano atrás, o Dallas Mavericks vinha para a temporada com um trio de Luka Doncic, Kristaps Porzings e Jalen Brunson como suas principais peças.

Publicidade

No entanto, Porzingis não estava funcionando muito bem. O letão vinha tendo problemas com seu arremesso de três pontos, o que tornou impossível ele espaçar a quadra para as infiltrações de Doncic. Além disso, Porzingis não é um jogador que brilha no Pick n’ Roll, e sim um que gosta de ter a bola em suas mãos para jogar de costas para a cesta. Isso se torna um problema quando o principal ball handler do seu time é Luka Doncic, já que é melhor que a bola fique nas mãos dele.

Dessa forma, Porzingis foi envolvido em uma troca com o Washington Wizards que trouxe Spencer Dinwiddie e Davis Bertans para Dallas. Dinwiddie chegou para ser o sexto homem e armar o time enquanto Doncic estiver no banco. A ideia funcionou. Dinwiddie teve médias de 16 pontos e quatro assistências na segunda unidade, arremessando mais de 40% da linha de três pontos. Durante os playoffs, ainda foi titular nas três primeiras partidas da série contra o Utah Jazz, em que Doncic não jogou e o Mavericks ainda saiu com uma vantagem de 2 a 1. Já Bertans, no entanto, não foi tão importante assim, jogando pouco mais que 13 minutos por partida e contribuindo com somente 6 pontos.

Publicidade

As adições para a próxima temporada

Na medida do possível e do quão bem trocas no meio da temporada podem ir, essa foi ótima para Dallas, que visivelmente melhorou seu jogo e chegou às finais de conferência. Para a temporada que vem, no entanto, o Mavericks mudou seu elenco, perdendo Jalen Brunson para o New York Knicks, o que foi um grande baque na posição de armador do elenco.

No entanto, a equipe conseguiu melhorar seu frontcourt, com as adições de JaVale McGee, que era free agent, e ainda trocando por Christian Wood.

Wood tem um jogo ofensivo refinado, consegue espaçar a quadra para Luka Doncic e pode tranquilamente jogar no Pick n’ Roll. No entanto, é de se pensar se uma equipe com Christian Wood como seu segundo melhor jogador consegue ser campeã da NBA.

Publicidade

Entretanto, esses movimentos, aliados ao fato de que Tim Hardaway Jr. está pronto para voltar às quadras, colocam o Dallas Mavericks em par de igualdade ao time que começou a temporada passada. Com Luka Doncic já sendo tão bom quanto é, se torna difícil imaginar qual o próximo passo para ele melhorar muito além e carregar o Mavericks em suas costas rumo ao título mais do que já faz. Além disso, a perda de Jalen Brunson justo quando o jogador começou a se destacar será bastante sentida pela organização.

O que pode mudar?

No geral, pode se dizer que o Mavericks sempre será candidato ao título enquanto tiver Luka Doncic em sua equipe. Porém, esse grupo de jogadores sente falta principalmente de alguém que possa armar o time além de Dinwiddie e Doncic (antes era Brunson), e também de um pouco mais de ajuda nas alas. É esperado que Josh Green e Frank Ntilikina possam ajudar nesses aspectos.

Publicidade

Caso o Mavericks não comece bem a temporada, nós sabemos que eles podem fazer trocas para arrumar, como na última temporada. Dessa forma, adições possíveis são Buddy Hield e Bojan Bogdanovic, alas pontuadores, ou ainda Terrence Ross, que adiciona defesa para a equipe. Já para a armação, possíveis opções são Mike Conley ou ainda tentar tirar Goran Dragic do Chicago Bulls.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários