“O anúncio”

Há 25 anos, Magic Johnson dizia ao mundo que tinha o vírus HIV

Fonte: Há 25 anos, Magic Johnson dizia ao mundo que tinha o vírus HIV

Continua após a publicidade

Há exatos 25 anos, Magic Johnson declarava o fim de sua carreira. Um dos melhores jogadores de todos os tempos, Magic convocava coletiva de imprensa para anunciar sua despedida das quadras.

Johnson, então com 31, chocou o mundo que era portador do vírus HIV.

O ídolo, não só do Los Angeles Lakers, mas de toda a NBA, deixou a liga antes do início da temporada 1991-92 depois de cinco títulos, três prêmios de MVP, nove seleções para o time ideal da liga e 12 convocações para o Jogo das Estrelas.

Continua após a publicidade

Naquele ano, no entanto, ainda foi votado pelos fãs para participar mais uma vez do All Star Game e foi eleito o MVP de um dos jogos mais memoráveis, que sequer chegou ao seu término no tempo regulamentar.

Continua após a publicidade

Magic ainda participou do time mais aclamado de todos os tempos no basquete, nas Olimpíadas de 1992, com o Dream Team. Para entrar na equipe, porém, passou por momentos desagradáveis com colegas, que não se sentiam confortáveis com sua presença por conta da doença.

Em 1995-96, Johnson retomou a carreira por um breve momento e atuou 32 jogos como ala-pivô, encerrando definitivamente a sua passagem marcante pela liga após os playoffs.

Continua após a publicidade

Não há dúvida que Magic foi um dos melhores. Líder em média de assistências em todos os tempos na NBA, com 11.2 por jogo e quinto em números totais (10.141 passes decisivos), Johnson comandou o Showtime, apelido dado ao Lakers dos anos 80 pela forma espetacular de jogar.

O eterno camisa 32 deu diversas lições de como encarar a vida, mesmo com uma doença grave. A NBA segue, é claro, mas jamais vai se esquecer de seu legado.

Últimas Notícias

Comentários