Aos 37 anos, o ala-pivô Dirk Nowitzki ainda não cogita sair das quadras de basquete. No segundo ano de seu contrato de três temporadas com o Dallas Mavericks, o ídolo da franquia do Texas continua como principal peça da equipe apesar de sua condição física não ser a mesma das campanhas em que concorreu ao prêmio de MVP.
“Sempre disse que quando o seu corpo está dolorido o dia todo e você faz todo aquele trabalho extra apenas para jogar, é a hora de parar. Mas eu me sinto bem agora e também me senti bem nas férias. Joguei cinco partidas em seis dias pela seleção alemã no Eurobasket, e foi tranquilo”, disse Nowitzki em entrevista ao jornalista Sam Amick, do site USA Today. Eu não preciso tomar milhares de comprimidos para estar em quadra. Com certeza, vou terminar este contrato e ver o que acontece depois.
Durante a competição de seleções, Nowitzki teve média de 28 minutos por partida, e o esforço extra dos treinamentos e jogos nas férias preocupou o Mavericks para o início da temporada 2015-16.
Leia mais
Nowitzki planeja jogar mais duas temporadas antes de pensar em aposentadoria
“Não posso ser a primeira opção de um time campeão”, admite Nowitzki
Nowitzki quer cumprir contrato antes da aposentar
Porém, o alemão voltou com a mesma condição física do começa da última campanha, atuando em todas as primeiras oito partidas do Mavericks e permanecendo em quadra por mais de 27 minutos. Para Nowitzki, o fator competitivo ainda é o principal motivo para a permanência na liga.
“No momento em que você começa a jogar, e existe competição, sempre será divertido”, afimou o único jogador do Mavericks convocado para o Jogo das Estrelas na temporada passada. “As férias são duras de vez em quando. Se eu ficasse na Alemanha treinando com mais pessoas, tudo bem, mas eu sempre passo o tempo sozinho, tentando me motivar para os treinos. É difícil, mas jogar sempre será divertido.”
Na NBA desde 1998, Nowiztki está em sua 18 temporada na liga, todas com o Dallas Mavericks. Nesse período, o alemão já disputou 1.273 partidas, número inferior apenas aos de Kevin Garnett (1.431), Tim Duncan (1.339) e Kobe Bryant (1.286). Futuros nomes do Hall da Fama, todos estão perto das aposentadorias, e o assunto não passa batido quando os atletas se enfrentam.
“Eu falei com Paul Pierce [1.259 jogos na NBA] e ele me perguntou por quanto tempo eu ainda jogaria”, revelou o ala-pivô de 2,13 de altura. “Ainda não conversei com Kobe Bryant sobre o assunto, Garnett continua na liga e Tim Duncan acabou de renovar seu contrato. É engraçado ver esses veteranos jogando e tentando ajudar seus times. É muito legal.”
Até aqui, Nowitzki lidera a equipe do Dallas Mavericks em pontos (18.9), rebotes (7.5) e em aproveitamento de quadra, com 55% de acerto nos arremessos tentados na temporada 2015-16.