Recém-contratado pelo Portland Trail Blazers, o treinador Terry Stotts chegou à franquia com uma ideia bastante consolidada sobre o que quer do seu time. Em sua apresentação oficial, o ex-coordenador ofensivo do Dallas Mavericks revelou que pretende dar liberdade para que os atletas atuem no ataque. A defesa, porém, será o ponto prioritário de seu trabalho.
“Eu quero que a equipe corra, arremesse bolas de três e, se anotarmos 100 pontos por jogo, vai ser ótimo. No entanto, para ser bem sucedido, é preciso jogar nos dois lados da quadra. Sou orgulhoso do que proporcionar no ataque, mas tenho que deixar claro que a defesa é prioridade”, disse o técnico, que substitui o interino Kaleb Canales.
Ofensivamente, Stotts esclarece que sua forma de ver o jogo está muito baseada na confiança na qualidade individual de seus comandados. “Parte da minha filosofia é acreditar que meus atletas possam tomar boas decisões, dar liberdade para que criem dentro de uma estrutura pré-determinada”, explicou.
Stotts tem 54 anos e sua carreira a beira das quadras começou em 1990, em times de ligas menores norte-americanas. Nos últimos dez anos, ele teve a oportunidade de treinar duas franquias da NBA: Atlanta Hawks (entre 2002 e 2004) e Milwaukee Bucks (de 2005 a 2007).