Novato do Spurs cai nas graças de Gregg Popovich: “Lembra Ginobili”

Para o veterano treinador, Jeremy Sochan possui um fator de imprevisibilidade em quadra que provoca entusiasmo

novato spurs popovich ginobili Fonte: Michael Gonzales / AFP

Não é muito comum que calouros tenham muito espaço nos times comandados por Gregg Popovich. Aliás, essa é uma crítica dos torcedores do San Antonio Spurs ao trabalho do ídolo. Na atual temporada, no entanto, um ponto fora da curva surgiu caindo nas graças do experiente técnico. O novato Jeremy Sochan conquistou o coração de Popovich no Spurs a ponto de ser comparado com Manu Ginobili.

“Jeremy, em síntese, é um jogador selvagem. Ele entra em quadra e pode fazer o que quiser. Eu amo assistir a isso. Aliás, ele lembra-me Manu quando era calouro nessa liga. Cada jogo era uma surpresa para mim, pois não fazia ideia do que ele iria fazer. Esse menino defende pivôs e, em seguida, traz a bola para o outro lado da quadra para iniciar o ataque. Faz um pouco de tudo”, exaltou o veterano.

Publicidade

Sochan foi titular em 41 dos 44 jogos do Spurs em sua temporada de estreia até agora. Ele anota médias de 10,1 pontos e 4,9 rebotes por jogo, enquanto acerta 46,2% dos seus arremessos de quadra. Está, além disso, em uma série de sete partidas consecutivas com dígitos duplos de pontuação. As estatísticas são bem animadoras, mas a postura do calouro é o que mais empolga Popovich.

“Esse garoto é realmente competitivo. Estamos falando de um jovem com enorme habilidade, mas que ainda não está tecnicamente polido. A boa notícia, acima de tudo, é que ele tem ‘fome’ e quer ser melhor. Comete alguns erros bizarros, mas quer saber? Até veteranos cometem alguns desses. Então, estou animado com a sua evolução”, celebrou o experiente treinador.

Publicidade

Leia mais

Lances livres

Mas Sochan notabilizou-se por mais do que as ótimas atuações recentes. A partir de dezembro, ele passou a arremessar lances livres com uma mão e virou uma atração em jogos. Afinal, quase nenhum atletas sequer tenta algo assim. Alguns preferem índices de conversão pífios a passarem por essa experiência incomum. Para Popovich, isso é só mais um sinal da personalidade do jovem.

“Jeremy tem muita coragem, pois quem mais aceitaria algo assim? Imagino que nove em dez atletas diriam que sou louco em sugerir que arremessem com uma mão. A simples sugestão. O ego não permite, antes de tudo. ‘Pô, Pop, você quer que arremesse um lance livre só com uma mão diante de 18 mil pessoas?’. Não aceitariam”, afirmou o treinador cinco vezes campeão da NBA.

Publicidade

A “ousadia”, certamente, deu resultados. Ele acertava só 46% na linha dos lances livres antes de começar a usar o recurso. Desde então, esse aproveitamento subiu para 80%. “Para mim, esse garoto é corajoso demais por fazer algo assim em uma liga como a NBA. E, por isso, fico bastante feliz que os reflexos positivos sejam tão visíveis”, celebrou o técnico.

Cidadão do mundo

Sochan encanta o seu treinador, no entanto, por mais do que só o que oferece no basquete. Ele define-se como um “cidadão do mundo”, pois teve uma vivência diferenciada. Nasceu nos EUA, mas tem nacionalidade polonesa e passou boa parte da infância na Inglaterra. O novato do Spurs carrega uma bagagem cultural, então, que também faz jus à comparação com Ginobili sugerida por Popovich.

Publicidade

“Eu espero que as torcidas da NBA aprendam que, acima de tudo, sou um espírito livre. Tenho uma energia bem positiva e quero evoluir não só dentro, mas fora de quadra. Ver vários lugares do mundo abri os meus olhos para diferentes pessoas, culturas. Tornou-me criativo e, ao mesmo tempo, amadureci. Não sou um garoto normal de 19 anos”, avisou o calouro, em entrevista ao site AndScape em novembro.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários