Novato do Pistons, Ausar Thompson trata um coágulo sanguíneo

Diagnóstico precoce e tratamento imediato fazem com que especialista defensivo não corra perigo

ausar thompson novato pistons Fonte: Chris Schwegler / AFP

O Detroit Pistons confirmou que o novato Ausar Thompson não vai disputar os últimos 14 jogos do time nessa temporada. Mas, diferente dos anúncios comuns ao fim de uma campanha, o motivo da ausência é preocupante. O defensor foi diagnosticado com um coágulo sanguíneo e, com isso, precisou ser afastado de imediato das quadras. Por enquanto, não há informação sobre a parte do corpo em que o problema surgiu.

O ala não atuava desde o último dia 09, quando saiu do jogo contra o Dallas Mavericks com um mal-estar. Por sinal, depois da partida, não houve comentários sobre a suposta doença. Ele foi desfalque nas cinco partidas seguintes, na versão oficial, por causa de um quadro de asma. A explicação, no entanto, foi atualizada agora.

Publicidade

Apesar da gravidade, o técnico Monty Williams tratou de tranquilizar os torcedores e jornalistas antes da derrota contra o Indiana Pacers. “Eu estou simplesmente aliviado, antes de tudo, que os médicos descobriram o problema rápido. Sei que é uma questão médica e o tratamento está em andamento, então, por ora, tudo sob controle. Mas fico feliz pelo diagnóstico precoce, pois é uma situação de saúde perigosa”, explicou.

As palavras de Williams resumem uma postura de otimismo dentro da equipe. Segundo Omar Sanfoka, do jornal Detroit Free Press, a confiança interna é que o jogador vai ter uma recuperação plena. A franquia anunciou que os seus médicos, por exemplo, já liberaram Thompson para voltar às atividades de condicionamento físico. A tendência é que retorne aos treinos em quadra depois do fim da temporada.

Publicidade

Leia mais sobre novatos da NBA

Quadro clínico

O diagnóstico de coágulo sanguíneo de Ausar Thompson preocupa porque, em potencial, coloca em risco a carreira do novato do Pistons. Afinal, há casos recentes que suscitam cuidado com o presente e futuro do jovem marcador na NBA. Cada jogador, ao mesmo tempo, apresenta um quadro particular. Existem episódios que justificam a confiança interna na plena recuperação.

O astro Chris Bosh é um dos exemplos mais pessimistas. Ele recuperou-se de um primeiro diagnóstico, mas outros coágulos vieram em seguida para limitar a sua carreira. Ele foi obrigado a aposentar-se em 2016, após o Miami Heat julgar que era um risco alto demais colocá-lo em quadra.

Publicidade

Por outro lado, há quadros como Brandon Ingram. Os exames identificaram um coágulo no braço do ala em 2019 e, por isso, ele teve a temporada “abortada”. No entanto, recuperou-se e nunca mais teve problemas do tipo. Hoje, ele está consolidado como um dos líderes do New Orleans Pelicans.

Mais baixas

Mas Thompson não é o único jogador que o Pistons perdeu para o resto da temporada nessa semana. A franquia anunciou que o pivô Isaiah Stewart também não disputa os últimos jogos da campanha. Ele sofreu um estiramento na coxa direita e, com isso, vai ser poupado ainda que se recupere dentro do calendário da temporada. Detroit já não tem pretensões competitivas, mas Williams vê as ausências como prejudiciais.

Publicidade

“Isaiah e Ausar são duas baixas importantes para o time. Eles foram titulares ao longo da campanha e ajudaram-nos várias vezes. Foram importantes não só na defesa, mas em cada aspecto do jogo. Ambos estão se tornando jogadores de alto impacto, então são desfalques sentidos nessa reta final”, disse o veterano treinador.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários