https://www.youtube.com/watch?v=WFrX4opl0z4
O montenegrino Nikola Mirotic pediu desculpas nesta quarta-feira por ter rasgado uma bandeira da Sérvia após um dos confrontos da Espanha, seleção que ele defende, no EuroBasket. O atleta do Chicago Bulls foi filmado enquanto saía de quadra em direção ao vestiário e tomou o objeto das mãos de um torcedor que estava na arquibancada do ginásio em Berlin.
“Peço sinceras desculpas pela minha reação depois do jogo. Eu não percebi que era uma bandeira, quanto mais da Sérvia”, declarou Mirotic em seu perfil no Twitter. “Eu estava olhando para o chão pela tensão do jogo e senti algo no meu rosto. Eu nunca ofenderia qualquer símbolo”.
O ato de Mirotic ganha um contexto ainda mais grave por conta da história política na região dos Balcãs. Seu país de nascimento, a Sérvia e as demais nações que formavam a Iugoslávia se envolveram em uma sangrenta guerra no início da década de 90 e até hoje o conflito gera tensão nessa região da Europa. Sérvia e Montenegro ainda formavam uma única nação entre 2003 e 2006.
A estreia da Espanha no EuroBasket desse ano foi inclusive com derrota para a Sérvia. A seleção de Mirotic ainda perdeu para a Itália e venceu Islândia e Turquia nesta fase de grupos da competição. Nas quatro partidas, o jogador do Bulls tem médias de 13.5 pontos e 6.0 rebotes, além de 66.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, em 21.3 minutos de jogo.