Nikola Jokic e jogador do Warriors recebem multas da NBA

Jogadores vão desembolsar US$2 mil depois de revisão de vídeo e decisão dos escritórios da liga

nikola jokic warriors nba Fonte: Rocky Widner / AFP

A cruzada da liga contra as constantes simulações de faltas na temporada chegou a um dos maiores astros e times mais populares. A NBA, afinal, confirmou multas pela regra antiflopping para Nikola Jokic (Denver Nuggets) e o ala Moses Moody (Golden State Warriors). Ambos vão pagar US$2 mil como punição à Associação.

Os dois lances não foram assinalados durante as respectivas partidas. Por isso, a multa aconteceu depois de uma revisão de vídeo posterior da liga. Vale lembrar que, se fosse marcado em quadra, o lance renderia uma falta técnica por conduta antidesportiva. O outro time, como resultado, receberia um lance livre.

Publicidade

A NBA identificou a infração de Jokic, a princípio, no último período da derrota sobre o Sacramento Kings. A arbitragem, na verdade, assinalou uma falta contra o defensor do sérvio na jogada e a liga julgou a marcação como correta. No entanto, a queda no chão após o contato foi caracterizada como algo desnecessário e/ou exagerado.

A punição a Moody, por sua vez, também ocorreu na rodada desse sábado. Durante o último quarto do revés contra o Los Angeles Clippers, para ser mais preciso. Os revisores da liga identificaram que o ala esticou as pernas para forçar contato em um arremesso de três pontos. Em seguida, caiu no chão de forma teatral.

Publicidade

Leia mais sobre Nikola Jokic

Infratores

Nikola Jokic e Moody, que tem sido titular do Warriors, passam a integrar uma lista de jogadores multados pela NBA por flop. Jalen Brunson e Franz Wagner, por exemplo, são grandes nomes que já receberam punições pela nova regra. Collin Sexton, Donte DiVincenzo e Jevon Carter foram outros atletas a receberam multas até agora.

Por ser uma regra nova, existem várias dúvidas envolvidas. E, por enquanto, as multas só se aplicam a lances não assinalados em quadra. Vale notar que dois jogadores citados atuam pelo New York Knicks. Para o colega de time de ambos, Josh Hart, o uso da nova regra é frequente no momento por causa de uma questão disciplinar.

Publicidade

“Sempre que uma nova regra é estabelecida, você vai ver várias marcações no início do ano. Isso é normal, pois a liga tenta enviar uma mensagem para todos. É preciso sentir que a punição existe, afinal. Então, é um processo natural. Assim como é uma novidade para os atletas, também é para os árbitros”, explicou o ala-armador.

Sem simulação

O comitê competitivo da NBA aprovou a nova regra durante a offseason. Mas a própria direção da liga fez questão de pontuar que não era uma resposta a um problema sério. O vice-presidente de arbitragem, Monty McCutchen, afirmou que os juízes já faziam um bom trabalho contra as simulações. A nova ferramenta, então, veio para inibi-la de vez.

Publicidade

“A nossa política contra simulações segue a mesma. Aliás, acho que as arbitragens vêm realizando um bom trabalho em não ‘premiar’ essas jogadas. O que mudou é que uma pequena parcela desses lances mais exagerados virou alvo de penalização. Então, tudo o que vamos fazer é adicionar um novo artifício para acabarmos com esse tipo de ações”, explicou o executivo da arbitragem.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários