Nikola Jokic teve um jogo histórico na vitória do Denver Nuggets sobre o Memphis Grizzlies na rodada da NBA dessa quinta-feira (28). Ele fez o seu 116º triplo-duplo da carreira, mas ainda foi além. Afinal, não errou um único arremesso ou lance livre durante o confronto. Os atuais campeões venceram com tranquilidade, por 142 a 105.
O MVP das finais anotou 26 pontos, 14 rebotes e dez assistências no confronto. Além disso, acertou seus 11 arremessos, sua única bola de três e, por fim, todos os seus três lances livres. O desempenho super eficiente igualou duas marcas de Wilt Chamberlain na história da liga.
Uma delas é sobre o número total de triplos-duplos com 100% de aproveitamento nos arremessos gerais. Foi o terceiro da carreira do sérvio, que igualou o astro dos anos 60 da NBA como recordista no quesito. Além disso, eles também dividem agora o maior número de triplos-duplos com pelo menos 25 pontos e 100% de aproveitamento na história da liga, com duas atuações nesse quesito.
Os números demonstram o quão raro é fazer uma atuação tão eficiente assim. Nikola Jokic é o quarto na lista geral de triplos-duplos de todos os tempos. Ele está a 22 do total de Magic Johnson, que tem 138. Mais distantes estão Oscar Robertson, com 181, e o líder geral, Russell Westbrook, com 198. Porém, com o ritmo atual, o camisa 15 é um forte candidato a terminar a carreira como o maior da história nesse quesito.
A atuação levou a elogios. Dois deles dignos de nota, com o companheiro Peyton Watson e o técnico Michael Malone. O jovem ala citou que até jogar com o sérvio, jamais havia presenciado um triplo-duplo e que sua facilidade para isso é espantosa.
Leia mais sobre o Nuggets!
- Aaron Gordon desfalca Nuggets por lesão inusitada
- Murray e Jokic comandam e Nuggets vence Warriors
- “Não curto a vida de astro da NBA”, revela Nikola Jokic
“Ter Nikola Jokic como companheiro é mágico, cada jogo da NBA é uma coisa diferente, mas ele se mantém em um nível incrível. É sério, eu nunca havia visto um triplo-duplo antes de jogar aqui. No meu caso, estou falando da universidade. Entretanto, ele faz parecer fácil. Você os vê todo dia com ele aqui. Então, é apenas uma honra poder jogar com alguém de tanto talento”, ressaltou Watson.
Já Michael Malone falou sobre como o melhor jogador da equipe é altruísta e também citou que a vitória elástica não demonstra a capacidade do Memphis Grizzlies, que atuou sem Ja Morant.
“Ele acertou todos os arremessos essa noite, 11 em 11, mesmo que para um pivô tão bom como ele, é impressionante. Mas o que eu digo a vocês é que ele fica mais feliz pelos companheiros do que por si próprio. Se isso viesse de Jamal Murray, ele estaria sorrindo ainda mais. É um cara de grupo, amigo, altruísta. Ele nos mostra isso todos os dias, então, merece todos os aplausos”, enalteceu o treinador.
“Acho que tivemos uma facilidade maior porque eles não tiveram Morant. Qualquer equipe sente falta de seu melhor jogador, e não é diferente com eles. Tivemos uma folga por isso nessa noite. Mas é uma equipe que vem em ótima fase desde que ele voltou. É importante levar a sério. Nossos caras entraram em quadra e não brincaram. Eles resolveram os seus negócios”, concluiu.
Astro humilde
Em entrevista coletiva, o craque também comentou sobre os feitos. Disse que é muito difícil manter esse nível em todas as noites e ressaltou que cada dia é diferente na liga.
“É muito legal, é claro, sobretudo quando você consegue o mais importante, que é vencer o jogo. Mas cada jogo é um jogo na NBA. Você vai acertar e errar arremessos e hoje tive a oportunidade de converter todos. É ótimo, mas é muito difícil fazer isso. Não me cobrem por isso, não vou fazer em todas as noites”, brincou o camisa 15.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA