Nikola Jokic tem só 29 anos de idade, mas já está na história da NBA. O craque sérvio foi duas vezes MVP da liga e campeão da NBA como jogador mais valioso das finais. Com isso, para muitos, já se tornou o maior atleta do Denver Nuggets em todos os tempos. É uma carreira ainda na metade, mas que conquistou o reconhecimento de lendas do basquete. Bill Walton, por exemplo, não esconde ser um fã do pivô.
“Nikola celebra a vida por meio do basquete e está sempre focado no sucesso coletivo. Eu vejo várias partidas de Denver porque sempre fico com um sorriso no rosto com o seu estilo de jogo. É um jogador fantástico, em síntese. Para mim, ele é mais do que perfeito. Certamente, é o melhor do mundo hoje”, exaltou o ídolo do Portland Trail Blazers e integrante do Hall da Fama.
Walton, aliás, já teve a oportunidade de reverenciar Jokic pessoalmente algumas vezes. E a última chance ocorreu na semana passada. O europeu queria encerrar a entrevista coletiva pós-All-Star Game rápido para partir em suas miniférias. No entanto, segundo jornalistas, fez questão de parar ao encontrar o veterano nos bastidores. Foi uma interação curta, de passagem, mas bem simbólica.
“As nossas conversas são uma troca de pivô para pivô, antes de tudo. Bill disse-me que é um admirador do meu jogo mais uma vez. Só coisas boas, para resumir. E realmente sou bastante agradecido por suas palavras. Afinal, obviamente, é sempre bom quando uma lenda do esporte fala tantas coisas legais para você. Eu acho que é simplesmente espetacular”, contou a referência do Nuggets.
Leia mais sobre Nikola Jokic
- Com triplo-duplo, Nikola Jokic atinge mais uma marca histórica na NBA
- Joel Embiid não enfrenta Nikola Jokic em Denver desde 2019
- Mentor de Nikola Jokic, auxiliar do Warriors morre aos 46 anos
Passadores
A ligação entre Walton e Jokic vai além da relação amistosa que desenvolveram ao longo do tempo. Ambos sempre são citados, lado a lado, entre os melhores pivôs passadores que a NBA já viu. Por isso, é provável que os dois consigam se enxergar um pouco um no outro. O craque do passado, no entanto, só faz uma ressalva: não existe nada mais equivocado do que rotular o “Joker” como um passador.
“Eu acho que é um desserviço limitar Nikola. Ele é um dos grandes passadores que já vimos, mas não só isso. É um pontuador incrível, fantástico reboteiro e, mais do que tudo, um ótimo companheiro de time. É o ‘pacote completo’. Não tente limitá-lo, pois não existe limite para esse rapaz. Nikola já é um dos melhores jogadores da história”, apontou o duas vezes campeão da NBA.
O “conteúdo” do basquete de Jokic é indiscutível. Walton, no entanto, também enaltece a forma e impacto do jogo do sérvio. “Eu vejo alegria, esperança, otimismo e, acima de tudo, propósito em seu jogo. Ele joga com propósito em quadra porque deseja vencer. Mas faz isso de forma graciosa, bonita e digna. Nikola representa o triunfo da substância sobre o hype”, filosofou o veterano.
Legado
O legado de Nikola Jokic ainda se constrói, mas ele é inegável quando Walton diz já ser um dos melhores da história da NBA. A sua qualidade como jogador é indiscutível, para começar. O seu estilo de jogo, além disso, deve virar um símbolo de vanguardismo na posição. Mas, para o lendário ex-jogador, o maior impacto que vai causar é dentro da cultura de basquete da cidade em que virou ídolo.
“Denver está em uma ótima situação, pois tem tudo a seu favor. E, enquanto isso, nós temos o privilégio de ver o que Nikola e essa equipe representam para o esporte. Esse time vai inspirar várias gerações de torcedores e atletas no Colorado. Vai impulsionar chances de negócio para a franquia e o basquete da região. Eles estão elevando essa organização a outro patamar”, finalizou o pivô aposentado.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA