A partida que reúne os mais talentosos jovens jogadores do mundo já tem data para acontecer em 2013. A USA Basketball, entidade máxima da modalidade nos EUA, e a empresa de material esportivo Nike anunciaram nesta quarta-feira que a 16ª edição do Nike Hoop Summit vai ser realizada no dia 20 de abril, no ginásio Rose Garden, em Portland. Será a quinta vez consecutiva que a cidade sedia o evento.
O amistoso é disputado entre uma seleção norte-americana composta pelos melhores atletas colegiais do país e um combinado mundial sub-19, com integrantes selecionados “a dedo” por um comitê especial e liberados pela FIBA. Cento e quarenta jogadores draftados nos últimos 15 anos marcaram presença no duelo – acompanhado in loco por representantes de todos os times da NBA.
“Nós estamos muito empolgados em realizar o jogo de 2013 novamente em Portland. A cidade tem sido uma espetacular casa para o Nike Hoop Summit e estamos ansiosos por mais um grande evento”, declarou o diretor executivo da USA Basketball, Jim Tooley, por meio de nota oficial.
O elenco norte-americano vai ser anunciado no fim de janeiro e deverá ter como principal atração o ala Jabari Parker, jogador do estado de Illinois comprometido com a Universidade de Duke. O selecionado mundial só terá os integrantes confirmados em março, mas a convocação do ala canadense Andrew Wiggins – projetado como a primeira escolha do draft de 2014 –, é considerada certa.
“O Nike Hoop Summit é uma grande oportunidade de assistir aos futuros astros do basquete colegial e da NBA. Estamos orgulhosos de continuar com a USA Basketball e a Nike no que tornou-se uma tradição anual para o Rose Garden”, disse o diretor de operações do Portland Trail Blazers, Chris McGowan.
Kevin Garnett, Dirk Nowitzki, Joe Johnson, Tony Parker, Zach Randolph, Nicolas Batum, Kevin Love, Derrick Rose, Kevin Durant, Kyrie Irving e Anthony Davis são apenas alguns dos jogadores que tem em seus currículos passagem pelo Nike Hoop Summit.
Confira os melhores momentos da partida do ano passado, em que o ala-armador Shabazz Muhammad – que hoje atua pela UCLA e está cotado para ser um dos três primeiros selecionados do próximo draft – fez 35 pontos e quebrou o recorde de pontuação do evento. Apesar do esforço, a seleção mundial bateu os EUA por 84 a 75.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=XBv3vi0bNew]