Negociado pelo Portland Trail Blazers após sete temporadas na equipe de Oregon, o ala Nicolas Batum chega ao Charlotte Hornets como maior contratação para a temporada 2015-16, e terá grandes responsabilidades ofensivas em sua nova equipe.
Conhecido pelas suas habilidades defensivas, Batum vem de sua pior temporada ofensiva na NBA. O jogador de 26 anos teve suas menores médias na carreira em porcentagem de acertos nos arremessos de quadra (40%) e nos tiros para três pontos (32%). Além disso, seu número total de arremessos tentados foi o menor desde suas duas primeiras temporadas na liga. Ainda assim, o técnico Steve Clifford garantiu nesta terça-feira que o francês terá muitas oportunidades em seu novo esquema ofensivo.
“Ele está em um lugar similar ao do Hedo Turkoglu em Orlando. Se ele estivar sozinho, ele arremessará. Se ele não estiver, ele driblará em direção à cesta. Ele é muito instintivo, e isso não se pode treinar”.
Entre 2007 e 2012, Clifford foi assistente técnico do Orlando Magic, e nas duas temporadas completas em que trabalhou com Turkoglu, viu o turco ter seus dois melhores anos na NBA. Com média de 36.7 minutos em quadra, Hedo teve 14 tentativas de arremessos na soma das campanhas do Magic em 2007-08 e 2008-09, com 18.2 pontos e aproveitamento de 43%, números que renderam o prêmio de maior evolução na liga em 2008.
Após ter o terceiro pior ataque na temporada 2014-15 à frente apenas de New York Knicks e Philadelphia 76ers, Clifford resolveu alterar a estratégia ofensiva do Hornets, e não quer o pivô Al Jefferson como o centro das atenções no ataque.
“Espero ver movimentação dos cinco jogadores e decisões rápidas. Se conseguirmos conciliar isso com o jogo no garrafão, Jefferson é de longe o nosso melhor atleta ofensivo. Ele tem dez anos na liga com 19 pontos e 10 rebotes, mas não podemos jogar como se toda jogada fosse para ele decidir”.
Com 93 posses de bola por partida na última temporada, o ataque do Hornets teve Jefferson e Kemba Walker com mais de 15 tentativas de arremesso por jogo. Com as saídas de Mo Williams e Gerald Henderson – que ficaram acima de 10 tentativas por noite – Batum emergirá como a primeira opção ofensiva nas laterais do ataque.