Nicolas Batum não foi o jogador mais ativo na temporada do Philadelphia 76ers, mas teve uma atuação decisiva no play-in. O veterano saiu do banco de reservas e marcou 20 pontos na vitória contra o Miami Heat, que garantiu a sétima colocação do Leste. Dezessete deles aconteceram no segundo tempo, quando o time da casa conseguiu a virada sobre os visitantes.
“Eu acho que forcei as ações demais no segundo quarto. Sinto que, para resumir, fiz o que Miami queria. Hesitei. Por isso, as coisas precisavam mudar. Eu estava aberto em todas as posses, então deveria tomar a decisão mais simples. Entendi que a resposta era arremessar e passei a fazer isso”, explicou o ala francês. Ele converteu cinco arremessos de três pontos no segundo tempo.
Batum chegou ao Sixers em novembro e, a princípio, projetava ser uma peça crucial do elenco. No entanto, depois de amplo espaço nos primeiros jogos, ele perdeu espaço na rotação durante a campanha. Tanto que os 20 pontos anotados no play-in foram a sua maior pontuação na temporada. Aliás, o europeu só marcou mais de dez pontos pelo time em três de suas 57 partidas disputadas.
“Eu sei que não se pode esperar esse tipo de atuação todas as noites de mim. Há noites em que vou arremessar mais, como fiz hoje, mas não vou marcar 20 pontos sempre. Já aviso que não esperem isso no próximo jogo. Isso foi uma partida, uma situação. Então, é possível que só chute umas duas ou três bolas por partida. Mas sempre vou achar alguma forma de ajudar o time”, garantiu o jogador de 35 anos.
Leia mais sobre o Philadelphia 76ers
- “Não coloco fé em Joel Embiid e 76ers nos playoffs”, dispara analista
- 76ers define Paul George como “alvo” na próxima offseason
- Tamanho de estátua de Allen Iverson surpreende no 76ers
Na defensiva
Mas Batum não teve uma participação decisiva para o Sixers só no ataque. Ele também apareceu no momento mais importante da noite no outro lado da quadra. O veterano bloqueou um arremesso de Tyler Herro que poderia ter empatado o duelo com só 26 segundos no relógio. Depois, na linha dos lances livres, a equipe da casa garantiria a vitória mais importante da temporada.
“Sempre vou tentar ter impacto nos jogos do meu jeito. Ou seja, isso vai muito além de arremessar e pontuar. Não espero que marcar 20 pontos seja o meu padrão, pois cada jogo é diferente. A depender da partida, nós utilizamos certas jogadas e traçamos um plano diferente. Mas o que posso garantir é que sempre vou trazer alguma qualidade importante para a equipe”, cravou o experiente atleta.
Batum, no entanto, admite que não merece crédito solo pela defesa na posse decisiva. “Em primeiro lugar, nós já esperávamos aquela movimentação. Os técnicos mostraram-me aquela mesma jogada um minuto antes. A nossa aposta desde o começo era que o Tyler contornaria a ação para receber a bola e, em seguida, tentar o arremesso. Então, todos já estávamos prontos. Foi um ótimo trabalho coletivo”, reconheceu.
Destaque
Antes do play-in, todos os jogadores do Philadelphia 76ers exaltavam a importância da presença de Nicolas Batum no vestiário. Ele era um exemplo de profissional, acima de tudo, diante dos altos e baixos do seu papel na campanha. Mas é claro que esperavam um impacto maior dentro de quadra. Por isso, Tyrese Maxey ficou especialmente contente com a atuação do colega.
“Nós precisávamos que alguém saísse do banco de reservas e acertasse os arremessos que estavam cedendo. Com isso, o jogo se abriria para todos. E Nicolas, em particular, converteu alguns chutes bem importantes hoje. Além disso, ele marcou quase todos os jogadores possíveis durante a partida. Foi o astro da noite, certamente, para o nosso time”, reverenciou o jovem astro.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA