Após o fracasso nas negociações para adquirir o pivô Dwight Howard, o New Jersey Nets já começa a pensar na próxima temporada. Buscando reforços que assegurem a permanência do armador Deron Williams, a franquia está interessada na contratação dos alas-pivôs e futuros agentes livres Kevin Garnett e Ersan Ilyasova.
O Nets pretende ir atrás dos jogadores com o espaço na folha salarial aberto pelo fim do contrato de Kris Humphries, atual titular da posição no time. Ele recebe salário de US$8 milhões (R$14.5 milhões). O valor é menos do que metade do que o veterano Garnett embolsa no Boston Celtics, mas o triplo dos vencimentos de Ilyasova no Milwaukee Bucks.
No entanto, os dirigentes de Nova Jersey vão ter forte concorrência na aquisição dos atletas. O Celtics já manifestou interesse na permanência do ala-pivô 13 vezes selecionado para o Jogo das Estrelas. Já o jogador turco deverá receber propostas de franquias da NBA e clubes europeus.
Garnett tem 35 anos e está em sua 17ª temporada na NBA. Em 46 partidas disputadas neste ano, ele acumula médias de 15.4 pontos, 8.1 rebotes, 2.9 assistências e mais de 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Onze anos mais jovem, Ilyasova tem quatro temporadas de experiência no basquete norte-americano. Nesta campanha, ele esteve presente em 47 jogos e mantém 12.3 pontos, 8.5 rebotes e quase 41% de aproveitamento nos tiros de longa distância.