Nem tudo são rosas

A tão esperada volta do astro Derrick Rose parece ainda não ter acontecido. Não sei exatamente o que se passa com ele. Pode ser um misto de preocupação com a contusão que o tirou de toda a última temporada com uma ansiedade pouco vista no MVP de 2010-11. O certo é que, depois de três […]

Fonte:

A tão esperada volta do astro Derrick Rose parece ainda não ter acontecido. Não sei exatamente o que se passa com ele. Pode ser um misto de preocupação com a contusão que o tirou de toda a última temporada com uma ansiedade pouco vista no MVP de 2010-11. O certo é que, depois de três jogos, o jogador do Chicago Bulls está longe de seu melhor nível e jogando de forma até certo ponto inesperada.

Ter ficado um ano inteiro parado poderia fazer com que seu impacto no jogo fosse imediato. Ao menos, foi o que muita gente acreditou.

Rose nunca foi um organizador, de fato. Todo mundo sabe disso. Seu estilo de jogo é de partir para cima ou tentar um arremesso de média distância. Nenhum dos dois está acontecendo, nem mesmo quando deu a vitória ao Bulls diante do New York Knicks, na última quinta-feira. Ele jogou mal, desperdiçou bolas importantes, falhou em diversos momentos, mas foi decisivo. Do contrário, o time de Chicago estaria começando 2013-14 com três derrotas seguidas.

Publicidade

Vendo-o em quadra, é possível notar uma falta de ritmo até certo ponto compreensível. Mas quando partimos para o lado dos números, o susto é ainda maior. Em três embates, ele soma 43 pontos, 13 assistências, nenhuma roubada, 17 turnovers, e um aproveitamento de 28.8%. Um show de horrores.

Um ano inteiro longe das quadras faz diferença. Mas também, até o momento o Bulls só teve pedreira pela frente: Miami Heat na estreia, New York Knicks no jogo seguinte, e o surpreendente Philadelphia 76ers na noite de sábado. A minha aposta é que em mais algumas semanas ele estará jogando melhor.

Publicidade

Existe ainda uma contusão no pescoço, é verdade. Porém isso não parece ser determinante para as suas performances atuais. Nem mesmo enferrujado por ter ficado tanto tempo sem jogar.

Por mais que eu não seja fã de seu jogo e que siga achando que LeBron James merecia aquele prêmio de MVP mais que ele (prefiro armadores com maior capacidade de organização e que saibam defender bem, características que Rose não possui), acredito que ele esteja passando por problemas mais psicológicos do que físicos. 

Publicidade

Não, não estou dizendo que Rose pirou ou algo assim. Rose está sem confiança e isso é muito comum em jogadores que passaram por algo parecido com o que ele teve. A lesão no joelho deixou uma cicatriz gigantesca, mas neste momento nada é maior que a cicatriz que ele tem no cérebro. Seu joelho está clinicamente curado há meses. Sua impaciência, talvez não.

[polldaddy poll=7529974]

Últimas Notícias

Comentários