Confira o que aconteceu na primeira noite do March Madness do basquete universitário (NCAA), na última quinta-feira, dia 15.
Divisão Oeste
(11) Colorado State 41 x 56 Murray State (6)
Pelo lado Oeste, a equipe de Murray State jogou em Kentucky contra o Colorado State. Com um primeiro tempo equilibrado, ambas as equipes pareciam dispostas a ganhar, mas quando o novato Isaiah Canaan decidiu jogar, fez com que Murray State passasse à próxima rodada. Outro destaque do jogo foi o armador Donte Poole, que jogou grande parte do duelo com o nariz quebrado. Ainda assim, ele contribuiu com 13 pontos. Poole é dúvida para o jogo do próximo sábado contra Marquette.
Destaque do jogo: Isaiah Canaan (15 pontos, sete rebotes, duas assistências)
(3) Marquette 88 x 68 Brigham Young (14)
Parece que a Brigham Young ainda sente falta de seu armador, Jimmer Freddette, hoje no Sacramento Kings. Jogando contra Marquette, o time não viu a cor da bola. O ala-pivô Jae Crowder fez uma das melhores atuações em toda a NCAA. Ele anotou 25 pontos e pegou 16 rebotes. Outro grande pontuador foi Darius-Johnson Odom. O armador marcou 20 pontos.
Destaque do jogo: Jae Crowder (25 pontos, 16 rebotes, quatro roubadas de bola)
(13) Davidson 62 x 69 Louisville (4)
Nem mesma com a ótima atuação de Jake Cohen, que fez 24 pontos, Davidson conseguiu eliminar Louisville. Peyton Siva, que chegou a ser comparado com Steve Nash, demonstrou porque conseguiu essa alcunha. Com uma partida sólida, o armador liderou o time de Louisville.
Destaque do jogo: Peyton Siva (17 pontos, seis assistências)
(12) Long Beach State 68 x 75 New Mexico (5)
Principal jogador durante a primeira fase da NCAA, Kendall Williams não conseguiu demonstrar seu poder defensivo. Mesmo assim, a New Mexico conseguiu passar de fase graças à belíssima partida do ala Drew Gordon.
Destaque do jogo: Drew Gordon (18 pontos, 13 rebotes)
Divisão Sul
(1) Kentucky 81 x 66 West. Kentucky (16)
No jogo em que todos tinham Kentucky como favorita, nada de novo aconteceu. Com grande atuação do favorito ao título de Calouro do Ano, o pivô Anthony Davis, a equipe passou com tranquilidade por Western Kentucky.
Destaque do jogo Anthony Davis (16 pontos, nove rebotes, sete bloqueios)
(9) UConn 64 x 77 Iowa State (8)
Parece que a falta de Kemba Walker é maior do que parecia ser. A Connecticut parecia pensar já em Kentucky, que havia ganhado antes, e se esqueceu totalmente de Iowa. Jogando de uma forma coesa, Iowa State conseguiu uma vitória surpreendente.
Destaque do jogo: Royce Branco (15 pontos, 13 rebotes)
(12) VCU 62 x 59 Wichita State (5)
Jogando em Portland, VCU enfrentou Wichita State e, como grande surpresa da noite, conseguiu uma vitória graças a Bradford Burgess, que acertou uma cesta de três pontos faltando pouco mais de um minuto para o fim da partida.
Destaque do jogo: Bradford Burgess (16 pontos, cinco rebotes, quatro assistências)
(4) Indiana 79 x 66 New Mexico State (13)
A New Mexico State parecia animada após a surpresa que VCU havia feito, mas quando entrou em quadra e defrontou Jordan Hulls, conseguiu notar que não seria tão fácil assim. O armador de Indiana foi o destaque , com 22 pontos anotados.
Destaque do jogo: Jordan Hulls (22 pontos)
(3) Baylor 68 x 60 Dakota State (14)
Baylor iniciou a partida mostrando que entrar como uma das grandes candidatas ao título é complicado. O armador Brady Heslip disse, ao final da partida, que Baylor iniciou o jogo de maneira desleixada, mas quando acordou definiu o resultado do duelo.
Destaque do jogo: Brady Heslip (17 pontos, três rebotes)
(6) UNLV 64 x 68 Colorado (11)
No jogo mais emocionante da noite, a UNLV foi surpreendida pelo Colorado e deu adeus às chances de ganhar o título. Com esse resultado, Colorado tenta mostrar aos americanos que pode ir ao Final Four sem problemas.
Destaque do jogo: Andre Roberson (12 pontos, 16 rebotes, dois bloqueios)
Divisão Leste
(1) Syracuse 72 x 65 NC-Asheville (16)
Uma das grandes favoritas ao título nacional, Syracuse tomou uma ducha de água fria ao ver que um de seus principais jogadores, o pivô brasileiro Fab de Melo, não iria jogar graças a notas ruins em Matemática. O time penou para ganhar de NC-Asheville. O reserva James Southerland foi o nome do jogo.
Destaque do jogo: James Southerland (15 pontos, oito rebotes)
(8) Kansas State 70 x 64 Southern Miss (9)
Em uma grande partida de Rodney McGruder, que contribuiu com 30 pontos, Kansas State passou à próxima rodada, também em Pittsburgh. McGruder entrou para a história por ser apenas o quinto jogador da NCAA, em oito anos, a fazer 30 pontos sem cometer um erro sequer.
Destaque do jogo: Rodney McGruder (30 pontos, quatro rebotes, quatro roubadas, nenhum erro)
(5) Vanderbilt 79 x 70 Harvard (12)
Vanderbilt contou com uma grande partida de John Jenkins para superar Harvard, a universidade que revelou Jeremy Lin (armador do New York Knicks) para o basquete.
Destaque do jogo: John Jenkins (27 pontos, seis rebotes)
(4) Wisconsin 73 x 49 Montana (13)
O time de Wisconsin passou como um rolo compressor sobre Montana. Considerado para muitos “o novo queridinho da América”, o armador Jordan Taylor teve uma atuação inspirada.
Destaque do jogo: Jordan Taylor (17 pontos, oito rebotes, seis assistências)
(7) Gonzaga 77 x 54 West Virginia (10)
Gonzaga parecia estar treinando quando enfrentou West Virginia. Em um jogo fácil, a equipe, que foi liderada pelo armador Kevin Pangos, venceu por 77 a 54.
Destaque do jogo: Kevin Pangos (13 pontos, cinco assistências)
(2) Ohio State 78 x 59 Loyola MD (15)
Em busca da consolidação e vendo que seu principal rival, Syracuse, ganhou, mas não convenceu, Ohio State fez uma partida muito segura e venceu Loyola MD com certa facilidade.
Destaque do jogo: DeShaun Thomas (31 pontos, 12 rebotes)