#21 Michigan State 67 X 64 Kansas #7
Depois de ser surpreendida por Connecticut em sua estreia na temporada, a Universidade de Michigan State foi a surpresa da rodada desta terça-feira. A equipe número 21 do país contou com atuação decisiva do armador Keith Appling para bater a poderosa Kansas, sétimo melhor time do circuito universitário, por 67 a 64.
Como o placar indica, o jogo foi extremamente equilibrado e nenhuma das equipes conseguiu abrir dianteira confortável nos 40 minutos de ação. Kansas ficaria na ponta desde a segunda metade do primeiro tempo até restarem sete minutos para o fim da partida, quando uma bola de longa distância de Appling deu a liderança aos comandados de Tim Izzo.
Com menos de dois minutos para o término da partida, dois lances livres de Elijah Johnson diminuíram a diferença para um ponto em favor de Michigan State. Então, mais do que nunca, brilhou a estrela de Appling. Primeiro, o armador acertou mais uma bola de três pontos para abrir quatro de vantagem. Em seguida, com menos de 20 segundos no cronômetro, converteu uma difícil bandeja para recolocar a vantagem de três pontos e sacramentar o resultado.
O ala-armador Travis Releford ainda teve a chance de empatar o jogo, mas errou o arremesso que levaria a partida para a prorrogação. Appling, como não poderia deixar de ser, foi o destaque do confronto com 19 pontos. O calouro Gary Harris contribuiu com mais 18 para a vitória. Johnson foi o cestinha de Kansas, com 16 pontos anotados.
Destaque
Michigan State
Keith Appling: 19 pontos e três roubos de bola
Gary Harris: 18 pontos
Branden Dawson: 12 pontos e cinco erros de ataque
Kansas
Elijah Johnson: 16 pontos
Ben McLemore: 14 pontos
Jeff Whitey: oito pontos e sete rebotes
#9 Duke 75 X 68 Kentucky #3
No duelo entre a juventude de Kentucky e a experiência de Duke, a rodagem dos jogadores comandados por Mike Krzyzewski fez a diferença. Abrindo diferença no segundo tempo, a equipe de Durham superou o time número três do país – e a torcida rival, visivelmente maior no Georgia Dome – por 75 a 68.
Assim como o jogo anterior, o primeiro tempo da partida de fundo foi marcado pelo extremo equilíbrio. Nenhuma das equipes abriu dianteira maior do que seis pontos e a liderança passou de mãos em mãos nos 20 minutos iniciais. Com duas cestas do reserva Quinn Cook, Duke conseguiu ir para o intervalo com dois pontos de frente (33 a 31).
Liderado por Seth Curry e Rasheed Sulaimon, Duke entrou no segundo tempo bem melhor do que o adversário e deu início à disparada que renderia a vitória. Acertando três bolas de longa distância e contando com a pontaria ruim de Kentucky, a equipe do “Coach K” marcou 23 pontos em dez minutos e limitou o oponente a 13, elevando a diferença para dígitos duplos e assegurando a diferença que seria administrada até o estouro do cronômetro.
Curry, irmão do armador Stephen Curry (Golden State Warriors), saiu de quadra como o cestinha da noite: 23 pontos. O pivô Mason Plumlee fez outros 18 para Duke. Por Kentucky, os três principais freshmen comandados por John Calipari lideraram a equipe em pontuação: Alex Poythress (20), Nerlens Noel (16) e Archie Goodwin (16).
Destaques
Duke
Seth Curry: 23 pontos
Mason Plumlee: 18 pontos e cinco erros de ataque
Rasheed Sulaimon: dez pontos, seis rebotes e cinco assistências
Ryan Kelly: dez pontos, três roubos de bola e três tocos
Kentucky
Alex Poythress: 20 pontos e oito rebotes
Nerlens Noel: 16 pontos, oito rebotes, quatro roubos de bola e três tocos
Archie Goodwin: 16 pontos e seis rebotes
Outros resultados de destaque da rodada:
Cleveland State 47 X 77 Michigan #5
UC Irvine 79 X 80 UCLA #13
Alcorn State 54 X 91 Missouri #14
Vermont 49 X 67 Connecticut #23
Mississippi Valley State 60 X 102 Cincinatti #24
San Diego Christian 57 X 91 San Diego State #25
Butler 47 X 62 Xavier
Wichita State 53 X 51 VCU
Lehigh 53 X 78 Pittsburgh
Atuações individuais dos principais prospectos:
Trey Burke (Michigan): 13 pontos e sete assistências
Kyle Anderson (UCLA): dez pontos, sete rebotes e três roubos de bola
Phil Presley (Missouri): 21 pontos e três roubos de bola
Jamaal Franklin (San Diego State): 28 pontos, 12 rebotes e três tocos
C.J. McCollum (Lehigh): 17 pontos e cinco erros de ataque
Tony Mitchell (North Texas): 18 pontos, dez rebotes e três roubos de bola