A Associação dos Jogadores da NBA (NBPA) está próxima de assegurar novos benefícios para os ex-atletas da liga. Diante da preocupação levantada pelos recentes falecimentos de Darryl Dawkins e Moses Malone, o sindicato planeja criar um fundo para financiar planos de saúde suplementares e exames cardíacos para os jogadores aposentados.
De acordo com a diretora executiva do órgão, Michele Roberts, um acordo para proporcionar as avaliações cardíacas seria “iminente”. Ainda não é possível, porém, estabelecer um prazo para que os benefícios sejam colocados em prática. A medida busca minimizar os problemas de saúde enfrentados pelos atletas depois que deixam as quadras.
“Gostaria de dar uma data limite exata para um acerto final, mas temos certeza de que todos os componentes estão no lugar”, afirmou Roberts, que conta com o apoio do comissário da liga, Adam Silver, nas negociações. “Sentimos a urgência disso. Nós não queremos perder outro ex-jogador antes de tomar uma atitude”.
A NBPA apresentou a ideia aos atletas em atividade no encontro anual da entidade, em julho, mas eles ainda pedem mais garantias de que os benefícios sejam sustentáveis. Silver já sinalizou que a NBA pode contribuir com o novo programa oferecendo apoio financeiro, além de recursos médicos aos seus aposentados.
Um dos ex-atletas mais participativos das atividades da liga, Dawkins morreu de um ataque cardíaco fulminante em agosto. Ele só tinha 58 anos de idade. Dezessete dias depois, Malone, de 60 anos, foi encontrado morto no quarto de um hotel por complicações de uma doença na artéria coronária.