Por meio de nota oficial, divulgada no domingo (9), o Flamengo fez uma reclamação formal sobre a arbitragem do Jogo 3 da Final do NBB. O clube carioca foi derrotado pelo Sesi Franca, no Pedrocão, e está em desvantagem de 2 a 1 na série que vale o título da temporada 2023/24. O duelo ficou marcado por muita reclamação em decisões dos juízes, sobretudo no fim da partida.
“O Clube de Regatas do Flamengo vem, publicamente, manifestar o seu repúdio absoluto em face da atuação da equipe de arbitragem da Liga Nacional de Basquete na partida realizada, ontem, contra a equipe de Franca. A condução da arbitragem foi totalmente ineficiente, descabida e atuou com grave imperícia”, iniciou o comunicado.
No entanto, o Flamengo abaixou o tom da reclamação na sequência, afirmando não acreditar que houve “má-fé” do trio de arbitragem na final do NBB.
“É preocupante se observar que houve grave inversão de faltas, utilização de critérios distintos (da temporada e das outras séries) e conclusões equivocadas, que tiveram influência clara no resultado da partida. Vale destacar que nada tem sido feito para aprimorar o nível da arbitragem. O Flamengo considera que há permissividade de ‘agarra-agarra’, empurrões, bloqueios em movimento, que essa prática tem denegrido a qualidade técnica e tática da final.”, continuou.
O Flamengo ainda fez questão de apontar os possíveis erros que entendeu como claro na partida. No fim do comunicado, o clube elencou 11 lances que teriam prejudicado a equipe que perdeu por 81 a 73.
Leia mais sobre o NBB!
- Boletim de notícias e rumores do NBB (05/06)
- Jumper Brasil vai transmitir todos os jogos das Finais do NBB
- Pare de ser hater, o basquete brasileiro do NBB é legal, sim!
“No que se refere ao jogo de ontem, apenas para exemplificar, nos últimos cinco minutos, destacamos 11 situações claras contrárias ao Flamengo: o dobro de lances livres arremessados na partida: Franca com 22 lances livres; Flamengo com 11 lances livres”, iniciou o apontamento.
Mas, as reclamações não foram apenas sobre os árbitros. Ainda segundo a nota, o clube expôs problemas com torcedores do Franca. O ginásio Pedrocão esteve lotado para o Jogo 3 da decisão. Afinal, além de ser uma partida importante para o título, foi o último encontro do time com a torcida na atual campanha.
“Além desse fator, o Flamengo lamenta e repudia o fato de que a equipe de arbitragem e representantes permitiram que, nessa mesma partida, tenha imperado e sido permitida uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias”, criticou o clube.
Cenário da decisão
Por fim, apesar da grande reclamação, o maior vencedor da história do NBB não fez um bom jogo. Isso porque foi dominado pelo rival ao longo dos 40 minutos de partida. Além disso, teve baixo aproveitamento em arremessos. Ao todo, o rubro-negro converteu apenas 37% dos chutes tentados. O Franca, por sua vez, chegou a quase 65% de aproveitamento no mesmo quesito.
Da mesma forma, o time da casa esteve à frente do placar durante quase toda a partida. Aliás, foi o primeiro time mandante a vencer na série final da competição. Os dois primeiros jogos, afinal, os visitantes levaram a melhor. O Franca venceu o Jogo 1 no Maracanãzinho, enquanto o Flamengo superou o rival no Pedrocão no segundo duelo.
Agora, as equipes fazem o quarto confronto da decisão na próxima quinta-feira (13), novamente no Rio de Janeiro. A partida será às 18h (horário de Brasília). O Jumper Brasil transmite ao vivo, de graça e com imagens, no nosso canal do YouTube. Caso vença, o Franca será tricampeão seguido do NBB. Se a vitória for do Flamengo, a série terá o quinto e decisivo confronto no sábado (15).
Veja os lances questionados pelo Flamengo:
– 4’44: falta no Jaú no rebote
– 4’28: falta de ataque no Loku Cuello
– 3’42: tapa no braço do Cuello
– 2’58: falta no Gabriel Jaú
– 2’30: falta nos três pontos do Scott Machado
– 1’24: falta no rebote do Jaú; árbitros foram revisar a pedido de Franca, que não tinha mais desafio
– 1’06: colocaram 24” em vez de 14”. Retardaram 3 segundos
– 43”: falta apitada do Didi
– 39”: falta apitada do Loku
– 20”: falta no Scott Machado
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA