NBB 5: Tricampeão Brasília vence jovem time de Franca na estreia; Confira a rodada

O Uniceub/BRB/Brasília, atual tricampeão do NBB, começou muito bem na quinta edição do torneio. Jogando fora de casa, o time da capital federal venceu o Vivo/Franca por 76 a 62. O público presente no ginásio Pedrocão foi de 2.035 pessoas. A equipe de Brasília foi soberana no primeiro tempo, quando fez 42 a 25, ao aproveitar […]

Fonte:

O Uniceub/BRB/Brasília, atual tricampeão do NBB, começou muito bem na quinta edição do torneio. Jogando fora de casa, o time da capital federal venceu o Vivo/Franca por 76 a 62. O público presente no ginásio Pedrocão foi de 2.035 pessoas.

A equipe de Brasília foi soberana no primeiro tempo, quando fez 42 a 25, ao aproveitar as falhas da equipe francana tanto no ataque quanto na defesa. Na segunda metade de jogo, Franca voltou mais inspirada, mas não conseguiu se aproximar no marcador.

Enquanto Franca acionou bastante o jovem pivô Lucas Mariano no ataque, Brasília abusou das bolas de três pontos. Foram 14 durante a partida.

Publicidade

O armador Nezinho e o ala Arthur foram os cestinha do time visitante, com 15 pontos cada. Nezinho ainda distribuiu sete assistências. Já pela equipe de Franca, Lucas Mariano foi o destaque. O pivô, de 19 anos, marcou 23 pontos e pegou sete rebotes.

Unitri/Universo 84 x 71 SKY/Basquete

O Unitri/Universo enfrentou o SKY/Basquete Cearense e conseguiu uma boa vitória na estreia da competição, por 84 a 71, em Uberlândia.

Publicidade

Com muitos arremessos de longa distância e a pontaria certeira da dupla de norte-americanos, que marcou 51 dos 84 pontos da equipe, o Unitri conseguiu superar o forte ritmo de jogo imposto pela equipe adversária. O ala Robert Day foi o cestinha da partida, com 28 pontos, seguido por 23 do ala/armador Robby Collum. Juntos, os dois converteram dez arremessos de três pontos em 20 tentativas. A equipe, entretanto, teve problemas com os desperdícios de posse de bola, especialmente no último período de partida.

A equipe do Ceará, que teve o ala/pivô Felipe como principal pontuador (15 pontos), teve seu melhor momento na partida ao final do segundo período, quando comandou o placar. No início do terceiro período, a equipe cometeu muitos erros e permitiu que os anfitriões anotassem dez pontos consecutivos. Apesar de ter conseguido forçar muitos erros do adversário no quarto período, os visitantes não conseguiram converter os arremessos necessários para encostar novamente no marcador. André e Schneider foram os outros dois jogadores da equipe a anotar pelo menos dez pontos no jogo.

Publicidade

Vila Velha/Garoto/UVV 61 x 82 Flamengo

Com um elenco recheado de estrelas, o Flamengo fez sua estreia na quinta edição do Novo Basquete Brasil na noite deste sábado. Contando com o apoio da torcida, que dividiu as arquibancadas do Ginásio Tartarugão com os torcedores do time local, o rubro-negro não encontrou dificuldades contra o Vila Velha/Garoto/UVV, e venceu a partida por 82 a 61.

Publicidade

Liderado pelo ala Marquinhos, que marcou 22 pontos e terminou como cestinha do duelo, o clube carioca mostrou logo no começo do duelo porque é um dos favoritos ao título do NBB. Em pouco menos de três minutos, abriu 13 a 2 sobre os donos da casa, que encontravam dificuldades para pontuar. A partir daí, uma vantagem de pelo menos dez pontos se manteve até o fim do jogo.

Além de Marquinhos, o ala-pivô Olivinha e o pivô Caio Torres também tiveram boas atuações. O primeiro marcou 21 pontos, enquanto o segundo anotou um duplo-duplo, com 11 pontos e dez rebotes.

Com menos de três semanas de preparação, a equipe capixaba esbarrou em suas limitações e sentiu a falta de entrosamento entre seus jogadores. O ala cubano Allen Jemott, autor de 16 pontos no jogo, foi o maior pontuador da equipe.

Publicidade

Mesmo com a vitória fora de casa, o Flamengo ganhou um motivo para preocupação. O ala Marcelinho saiu lesionado de quadra no fim do primeiro quarto e após passar por uma avaliação, desfalcará a equipe que disputa a segunda fase da Liga-Sul Americana a partir da próxima semana.

Pinheiros/Sky 88 x 87 Cia do Terno/Romaço/Joinville

Logo na rodada de abertura do NBB 5, Pinheiros e Joinville protagonizaram a primeira prorrogação da competição. Em meio à disputa das finais do Campeonato Paulista, o clube pinheirense poupou alguns de seus titulares, devido ao cansaço acumulado nos últimos dois dias. Apesar disso, obteve a vitória.

Publicidade

No primeiro tempo, os visitantes conseguiram abrir uma vantagem de oito pontos de diferença, graças as boas atuações do ala Durval e do ala-pivô Ricardo Probst. Na segunda etapa, porém, os donos da casa igualaram o marcador quando restavam apenas seis segundos para o fim do jogo. O ala Márcio Dornelles, que terminou o duelo como cestinha, com 24 pontos, foi o autor do arremesso.

Victor Corrêa, jovem armador do Joinville, brilhou na prorrogação, anotando seis dos sete pontos da equipe. Mesmo assim, a vitória foi do clube paulista, que venceu o tempo extra por 8 a 7.

Além de Márcio, o ala Shamell também teve boa atuação na vitória do Pinheiros, marcando 16 pontos. Do outro lado, Ricardo Probst e Vinicius Teló foram os destaques do time catarinense, com 19 pontos cada um.

Publicidade

Palmeiras 95 x 86 Suzano/Cesumar/Campestre

No duelo de duas das equipes estreantes neste NBB 5, o Palmeiras conquistou sua primeira vitória na maior competição de basquete do país.

Mesmo sem contar com os dois novos jogadores norte-americanos contrados para a temporada, o Palmeiras contou com uma atuação de gala do também americano Caleb Brown, que marcou 21 pontos, 5 rebotes,6 assistências e 5 roubos, e do pivô Tiagão, que anotou um double-double com 22 pontos e 10 rebotes, além de ter fechado o garrafão com quatro tocos.

Publicidade

Pelo lado da equipe do Suzano, um dos candidatos ao rebaixamento deste NBB, os melhores jogadores foram os alas Rafael, com 34 pontos, e Paulo Nery, com 23 tentos.

O jogo começou muito equilibrado, com o primeiro quarto empatado. No segundo período, o time da casa conseguiu abrir uma boa sequencia e ir para o intervalo vencendo por sete pontos, com o placar em 45 a 38.

Na volta do intervalo, o Suzano acertou a marcação e conseguiu ir para o último período perdendo por um ponto. Já no último quarto, os palmeirenses se impuseram no ataque, marcando mais 32 pontos. Do outro lado, a equipe do interior paulista também se manteve eficiente no ataque. Entretanto, cansada e com a defesa fragilizada, permitiu a vitória ao verdão por 95 a 86.

Publicidade

São José/Unimed 62 x 82 Paschoalotto/Bauru

Após um grande tropeço da equipe bauruene nos Jogos Abertos, onde perdeu o título em casa para o Limeira, o Bauru voltou a vencer na noite deste sábado.

Jogando sem o armador Larry Taylor, contra um São José desfalcado de todos os seus principais jogadores, a equipe do interior não teve dificuldades para colocar 20 pontos de vantagem no placar jogando na casa do adversário.

Publicidade

O melhor jogador em quadra foi o ala Pilar, do Bauru. O jogador anotou um double double, com 20 pontos e 11 rebotes. O ala-armador Fernando Fisher, também do Bauru, anotou 18 pontos com um bom aproveitamento nos chutes.

Pelo lado da equipe do vale paulista, que jogou sem Fulvio, Jefferson, Laws e Murilo, poupados para a disputa das finais do paulsta, o grande destaque da noite foi o jovem pivô Erick, que anotou 18 pontos e pegou oito rebotes.

Publicidade

Mesmo jogando desfalcado, o São José conseguiu vencer o primeiro período, por 24 a 21. Entretanto, a partir do segundo quarto, a equipe joseense não aguentou o ataque do Bauru, e acabou cedendo uma larga vitória para os bauruenses, por 82 a 62.

Mogi das Cruzes/Helbor 71 x 59 Liga Sorocabana

Estreante no Novo Basquete Brasil, a equipe de Mogi das Cruzes conseguiu derrotar a Liga Sorocabana. Jogando em casa e liderados por uma atuação inspirada do ala-pivô Thomas Gehrke, os mogianos começaram com o pé direito.

Publicidade

Com o time completo e contando com o apoio da torcida, o Mogi não decepcionou. Com uma defesa consistente, que sofreu apenas 27 pontos no primeiro tempo, a equipe do interior conseguiu ir para o intervalo vencendo por 36 a 27.

Voltando do intervalo, a Liga Sorocabana continuou esbarrando na boa defesa imposta por Mogi, e permaneceu desperdiçando muitos chutes. Uma prova disto é a atuação do armador Neto, que converteu 17% dos arremessos tentados (3 de 17). Único a se salvar na equipe de Sorocaba, o ala-armador Desmond Halloway foi o cestinha da partida com 25 pontos.

Publicidade

Pelo lado dos donos da casa, o ala-pivô Thomas Gehrke comandou o garrafão. Autor de 25 pontos e oito rebotes, o experiente jogador fez a diferença. Também com uma boa atuação, o armador argentino Cortés teve grande importância na primeira vitória da equipe debutante, com 15 pontos e quatro assistências.

Paulistano/Unimed 86 x 82 Winner/Kabum/Limeira

Sob o comando do norte-americano Steven Toyloy, o Paulistano/Unimed venceu a Winner/Kabum/Limeira,  em partida realizada na capital paulista, pelo placar de 86 a 82.

Publicidade

Toyloy, que atuou em Limeira na última temporada, fez 19 pontos contra sua ex-equipe. O Paulistano esteve a frente do placar em grande parte do confronto, e possuía nove pontos de vantagem sobre os visitantes no intervalo.

No segundo tempo, a Winner voltou melhor e deu um susto nos donos da casa nos doze minutos finais. Liderada pelo ala-pivô Fernando Mineiro, que obteve 22 pontos e foi maior pontuador do jogo, a equipe do interior paulista reagiu e virou a partida. Entretanto, logo no ataque seguinte, o Paulistano recuperou a liderança e conseguiu mantê-la até o fim.

Publicidade

Imagem (destaque): Globo.com

Últimas Notícias

Comentários