NBA: três opções de troca para Ja Morant

Em rota de colisão com direção e comissão técnica, armador pode deixar Memphis

NBA Ja Morant troca Fonte: Reprodução / X

Os times da NBA estão de olho em uma troca por Ja Morant. Em rota de colisão com a direção e a comissão técnica do Memphis Grizzlies, o armador está cada vez mais perto de deixar o time. No entanto, a equipe deve fazer jogo duro para negociar o astro. Isso porque, quando mandou Desmond Bane para o Orlando Magic na agência livre, Memphis recebeu quatro escolhas de Draft, além de um swap. Ou seja, direito de inverter a pick.

Continua após a publicidade

Na útlima semana, Ja Morant reclamou do técnico Tuomas Iisalo e teve performance ruim no jogo contra o Los Angeles Lakers. Então, ele disse que Iisalo não queria que jogasse. Mas mais do que isso, a reclamação pública causou a ele uma suspensão por uma partida. Como resultado, perdeu US$272 mil em salários.

Agora, vários times da NBA já estão de olho em um negócio pelo atleta. Enquanto o Grizzlies avalia que Ja Morant tem um alto valor pertante a liga, as equipes acham que o fato, em si, derrubou o que o mercado “pagaria” por ele.

Continua após a publicidade

Mas quais times na NBA realmente podem fazer uma troca por Ja Morant? Seu salário, de US$39.4 milhões em 2025/26, é até razoável para o padrão de astros da liga. Tem de pensar em equipes que possuem bom espaçamento e necessitam de um jogador assim. Por outro lado, é preciso olhar para o mercado e ver quais franquias estão “cansadas” de seus armadores.

Leia mais

Então, listamos três times da NBA que poderiam fazer a troca por Ja Morant. Entre eles, um time que vem mostrando desgaste com o seu armador.

Continua após a publicidade

Atlanta Hawks

Sim, Trae Young é ídolo no Hawks e tudo mais. Mas existe um desgaste enorme entre a direção e ele. Isso porque o armador não entrou em acordo para uma extensão e começou a nova campanha da liga bem irritado. Para piorar, ele se machucou e Atlanta vai ter de se virar sem ele por cerca de um mês.

Mas Ja Morant faz sentido no Hawks?

Por partes.

Na teoria, sim. Morant não é um grande arremessador, mas todo o resto do quinteto titular do Hawks é. Não estão arremessando bem, pois Atlanta é só o 21° em aproveitamento no quesito em 2025/26.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Grizzlies precisa de alguém que seja a cara da franquia. Ja Morant está deixando de ser com suas atitudes há algum tempo. Aquela suspensão de 2023, por exemplo, não o deixou em situação boa perante a liga. Agora, com isso que está acontecendo com o técnico, só piora.

Ao mesmo tempo, Trae Young foi cobrado em alguns jogos por falta de empenho. Então, aqui é trocar talento por talento, problema por problema. Claro que Trae Young não causa nada parecido com Ja Morant em Memphis, mas se é para falar de arremesso, o jogador de Atlanta tem 19.2% de aproveitamento de três na atual campanha.

Continua após a publicidade

A troca passa um pelo outro, então não seria um problema.

Houston Rockets

Ficou claro que o Rockets deixou de ser um dos grandes candidatos ao título após perder Fred VanVleet pelo resto da temporada, né? Enquanto isso, o time texano vem usando Amen Thompson na função. Por mais que a direção do Rockets tenha a ideia em transformar Thompson em um armador, ele ainda não está pronto.

Continua após a publicidade

Então, com Ja Morant, o Rockets poderia voltar a figurar entre os principais postulantes. Estamos falando de talento, antes de qualquer coisa. Houston não ganharia em espaçamento, mas já não tem mesmo. Ou seja, não faria tanta diferença no quinteto titular.

Para o banco, por outro lado, poderia ser um problema. Afinal, para uma troca acontecer por Morant, Houston teria de enviar Tari Eason, Reed Sheppard, além de VanVleet.

Faz sentido? Talvez, não. Porque você tira de Houston os bons arremessadores que tem do banco de reservas. Aqui, Vince Williams poderia ir para o Rockets na troca ao lado de Morant. Williams já teve 37.8% de três em sua segunda temporada, embora não venha bem no quesito. Com duas escolhas de Draft, o negócio pode acontecer. É saber se a oportunidade de mercado vale para o time texano.

Continua após a publicidade

Minnesota Timberwolves

O Timberwolves sente a falta de algo para dar a Anthony Edwards um impacto maior pelo título. Então, com uma troca por Ja Morant, o time pode, de fato, brigar pelo título da NBA.

Vamos entender isso. Primeiro, Minnesota precisa de um armador, pois Mike Conley está em fim de carreira e não rende mais o mesmo. Depois, o time vem usando Donte DiVincenzo na função. Ou seja, a equipe realmente precisa de alguém para a função.

Mas vai atrás da oportunidade de mercado ou vai deixar para a agência livre?

Continua após a publicidade

Aí é que pode ser um problema, pois o Timberwolves está acima do teto para 2026/27 e não vai conseguir contratar ninguém usando o cap. Então, por que não?

Para a troca acontecer por Morant, Minnesota teria duas opções: primeiro, com Rudy Gobert e Rob Dillingham. O negócio poderia acontecer agora, mas Naz Reid teria de virar o pivô titular.

Continua após a publicidade

Aqui, seria bom para o Timberwolves, pois ganharia um armador de fato e Reid seria um pivô arremessador com mais tempo de quadra. O problema seria ter de minutos para um inexperiente Joan Beringer como reserva.

Por outro lado, poderia enviar Dillingham, Reid e DiVincenzo. O problema? Só depois do dia 15 de janeiro, por conta do contrato do pivô.

Ja Morant na temporada 2025/26 da NBA

Minutos PTS REB AST STL 3p%
29.4 20.4 3.4 7.1 1.0 13.9

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários