O Chicago Bulls não consegue estender o contrato de Josh Giddey, enquanto existe uma solução para o caso: envolver o agente livre restrito da NBA em uma troca para o Philadelphia 76ers. De acordo com o site Fade Away World, Bulls e Sixers estão “travados” pelo mesmo motivo. Afinal, o time de Philadelphia conta com Quentin Grimes na mesma situação.
Josh Giddey começou mal a última temporada da NBA, a sua primeira pelo Bulls. No entanto, ele evoluiu muito e ganhou mais confiança quando a equipe trocou Zach LaVine para o Sacramento Kings. Como resultado, o australiano liderou a franquia de Chicago em uma classificação para o play-in. Não passou dali, mas o fato de ter uma vaga e sonhar com os playoffs, mesmo com todos os problemas, foi quase uma vitória.
Entretanto, Giddey não recebeu a extensão de contrato que sonhava ainda na campanha passada da NBA e ele virou agente livre restrito. No total, eram cinco jogadores sob a mesma condição. Destes, Isaiah Jackson fechou rápido com o Indiana Pacers, enquanto Cam Thomas, após uma verdadeira “novela” com o Brooklyn Nets, aceitou uma oferta qualificatória.
Então, restaram três: Jonathan Kuminga (Golden State Warriors), Quentin Grimes (Philadelphia 76ers), além de Josh Giddey. Kuminga ainda está longe de um acordo com o Warriors, pois o time não quer dar o que o ala gostaria. Especula-se que seja na casa dos US$30 milhões por ano.
Desse modo, Grimes seria o indicado pelo site para que Giddey saísse do Bulls em troca.
Leia mais
- Boletim de rumores e trocas da NBA (05/09/2025)
- EuroBasket: Lauri Markkanen lidera e Finlândia despacha Sérvia
- EuroBasket: Alperen Sengun dá show e Turquia elimina Suécia
Assim, o Sixers receberia Josh Giddey em troca por Grimes, enquanto o Bulls ainda ficaria com uma escolha de primeira rodada do Draft de 2030 da NBA. Pode não ser perfeito, pois o 76ers já conta com Tyrese Maxey para a armação. No entanto, Maxey e Giddey poderiam coexistir, com o jovem Jared McCain vindo do banco.
Por outro lado, o Bulls deixaria a armação de vez para Tre Jones, que estendeu seu contrato na agência livre da NBA, justamente porque Chicago tinha medo de perder Giddey no período. Além disso, o time possui Ayo Dosunmu e Coby White, que podem ajudar na função.
Não é exatamente o que a direção do Bulls gostaria de ver, pois Josh Giddey mostrou um ótimo basquete na segunda metade da última temporada (21.2 pontos, 10.7 rebotes e 9.3 assistências nos últimos 19 jogos). Mas o fato é que Chicago não gosta de pagar altos salários e foge sempre das multas que a NBA aplica a quem passa do primeiro nível de taxas (apron).
Agentes livres restritos sofreram na offseason
E é fato que Grimes chegou a cogitar receber algo em torno de US$25 milhões no 76ers, mas não vai ganhar. Mesmo sem troca, ele deve ter o mesmo destino de Thomas na NBA: oferta qualificatória. Somente na próxima offseason, eles voltariam a ser agentes livres, mas com uma diferença: seriam irrestritos. Ou seja, vão poder assinar com os times que pagarem mais.
O mercado da NBA ficou sem dinheiro para a atual agência livre, então jogadores como Giddey, Grimes, Kuminga e Thomas não tiveram muito interesse de outros times da liga. O ala do Warriors foi o único que teve uma proposta, do Kings, mas o Golden State não aceitou. O resto, nada.
Especialista em defesa de perímetro e nos arremessos de três, Gimes fez médias de 21.9 pontos, 5.2 rebotes e 4.5 rebotes, além de 37.3% nos arremessos de longa distância pelo 76ers em 2024/25.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA