A África do Sul será o palco do primeiro jogo realizado pela NBA na África em toda a história da liga. A partida será realizada em 1º de agosto, na Ellis Park Arena, em Joanesburgo.
O formato será diferente dos demais que acontecem durante o NBA Global Games. O confronto vai apresentar o Team Africa contra o Team World e será disputado em prol de instituições de caridade: Boys & Girls Clubes of South Africa, SOS Children’s Villages Association on South Africa e Fundação Nelson Mandela. O Team Africa vai reunir jogadores africanos e o Team World será formado por atletas do resto do mundo.
O armador Chris Paul, do Los Angeles Clippers, foi escolhido para ser o capitão do Team World. Já Luol Deng, ala do Miami Heat, será o capitão do Team Africa.
“A NBA trabalhou duro no crescimento do basquete na África e estou muito ansioso por esse próximo passo, o nosso primeiro jogo no continente. Nossos jogadores vem sendo grandes parceiros nesse esforço e estamos ansiosos para dividir essa autêntica experiência NBA e os valores do esporte com os fãs africanos”, disse Adam Silver, o comissário da NBA.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte desse primeiro jogo da NBA na África. Vim do Sudão do Sul e participei de atividades do Basquete Sem Fronteiras em Joanesburgo antes. Estou muito honrado por fazer parte desse evento histórico”, declarou Deng, que também detém nacionalidade britânica.