NBA pode ter nova liga de basquete na Europa

Atualmente, a EuroLiga é a principal competição do continente

nba liga basquete europa Fonte: Reprodução / X

A NBA pode implementar uma nova liga de basquete na Europa. Em entrevista à agência Associated Press, o comissário Adam Silver revelou o desejo e contou que vê uma grande oportunidade no território europeu. Para isso, a liga tem trabalhado com o grupo The Raine Group para explorar o mercado.

“Certamente não tomamos nenhuma decisão definitiva. Mas continuo acreditando que há uma enorme oportunidade aqui”, disse Silver.

Atualmente, os principais nomes da NBA são europeus como Luka Doncic, Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo. Desse modo, o comissário da liga pode explorar a influência de seus atletas com as federações.

Publicidade

Logo, se a liga de basquete na Europa se concretizar, a NBA será a principal concorrente da EuroLeague no território. Atualmente, a competição reúne as 18 melhores equipes do continente. Então, é tido como principal torneio fora dos Estados Unidos. Entre os times participantes, 13 são permanentes. Isso porque são acionistas do campeonato.

Por outro lado, vale destacar que o contrato destas equipes expira na temporada 2025/26. Em junho, aliás, elas iniciaram a discussão para ampliar o acordo até 2024. Mas ainda não houve uma definição. Portanto, a NBA pode acelerar o processo para tentar convencer algumas equipes a participarem da sua nova liga.

Publicidade

Leia mais!

A NBA pode oferecer aos dirigentes propostas comerciais mais interessantes. Afinal, as principais equipes de basquete do continente sequer se aproximam do faturamento das franquias da americanas. Um movimento semelhante, aliás, aconteceu na África. Com a Basketball Africa League, a NBA tomou as principais equipes do continente. Assim, passou a ser a competição mais atrativa. Acima das já existentes. Como torneios continentais e regionais.

“O medo sempre foi que, se a NBA entrar, será o que eles representam nos Estados Unidos. Ou seja, negócio e entretenimento. Depois, vem o esporte”, comentou uma fonte da EuroLiga ao site The Athletic.

Para tentar conter os avanços da NBA no continente, então, a EuroLiga contratou o banco de investimentos Lion Tree como consultor. A empresa será responsável por buscar um acionista para a competição. Desse modo, a expectativa é alcançar aportes financeiros mais interessantes. O objetivo com isso é manter suas principais equipes por mais tempo. Assim, evitar uma ida à liga concorrente.

Publicidade

“Ninguém estava esperando a NBA entrar. Mas, neste ponto, há uma certa necessidade de estruturar os mercados e as competições. Há uma marca que provou que pode fazer isso.”, disse o presidente de uma das equipes.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários