O Golden State Warriors superou o Portland Trail Blazers na noite dessa terça-feira (13) por 119 a 97 em mais um bom jogo de Gui Santos na NBA. Ele somou seis pontos, quatro rebotes, seis assistências e quatro roubos de bola. Como resultado, ele igualou seu recorde de passes decisivos e superou a marca pessoal em roubadas.
Gui Santos entrou de vez na rotação do Warriors. Ele, que chegou a ficar alguns jogos de fora por opção do técnico Steve Kerr, só teve uma partida em janeiro com menos de dez minutos. Contra o Blazers, por exemplo, o brasileiro ficou em quadra por 21.
Como resultado, ele possui médias de 4.6 pontos, 3.1 rebotes, 2.0 assistências e 0.9 roubo de bola em cerca de 17 minutos no mês de janeiro (sete jogos). Apesar de ter funções específicas no time de San Francisco (defender e sair do banco com energia), Santos vem sendo muito elogiado por Kerr e a comissão técnica do Warriors.
Além disso, os números avançados na NBA mostram que Gui Santos faz toda a diferença no Warriors. Desde dezembro, ele é apenas o 14° em minutos no time. No entanto, ele lidera o plus/minus com larga vantagem para alguns de seus colegas. Enquanto o ala tem um saldo de +98 no período, Jimmy Butler, o terceiro da lista, tem +47. O único próximo do antigo jogador do Minas no NBB é De’Anthony Melton, com +95.
Leia mais
- Shai Gilgeous-Alexander domina e Thunder vence Spurs
- NBA: Lakers fecha contrato com antigo jogador do Hawks
- Mercado da NBA: Celtics sonha em contar com Jaren Jackson
Ou seja, Gui Santos só não vinha tendo tempo de quadra consistente. Agora, com minutos, ele consegue manter um ritmo bem melhor. Desde o dia 31 de dezembro, ele acertou oito das 18 tentativas de três (44.4%).
De acordo com o jornalista Peter O’Keefe, do site Blue Man Hoop, toda a torcida já entendeu o que Kerr segue sem saber: Gui Santos precisa ter muito mais minutos. Afinal, sem Jonathan Kuminga, por opção do técnico, sobra espaço para o brasileiro jogar.
E na ausência de intensidade de boa parte do elenco, Santos faz a diferença no quesito.
“Os minutos de Santos seguem muito impactantes, apesar de que inconsistentes. Talvez, porque Kerr dê mais espaço para veteranos que já o ajudaram, mas Gui precisa ter mais espaço. Contra o Los Angeles Clippers, por exemplo, ele jogou quase todo o último quarto, exceto por 19 segundos. E ele não havia pisado em quadra até então. Ele fez a diferença com a sua garra e nas várias vezes que deu posses extras ao Warriors. Os fãs querem ver mais o brasileiro em quadra porque sabem o quanto ele é importante”, escreveu O’Keefe.
Gui Santos está em seu terceiro ano na NBA e seu contrato é expirante, no valor de US$2.2 milhões.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

