NBA: Dirigente do Clippers fala sobre futuro de Kawhi Leonard

Astro de 34 anos tem contrato até o final da próxima temporada

NBA Kawhi Leonard Clippers Fonte: Reprodução / X

Quase uma semana após a trade deadline da NBA, há incerteza sobre o futuro de Kawhi Leonard no Los Angeles Clippers. Ele faz parte dos planos para 2026/27? Ou será o próximo grande jogador a ser trocado pela equipe?

Continua após a publicidade

Destaque do time na atual campanha, o astro de 34 anos possui vínculo até o final da próxima temporada. Em 2026/27, Kawhi terá um contrato expirante de US$50,3 milhões. Mas com as recentes trocas de James Harden e Ivica Zubac, o veterano passou a ser a “estrela solitária” do Clippers.

Com uma reconstrução em andamento, o presidente da franquia, Lawrence Frank, falou com a imprensa sobre a situação de Kawhi Leonard. Acima de tudo, o dirigente contou que um dos cenários é a manutenção do craque. Porém, não descartou uma possível saída. Assim, o futuro do astro será discutido na próxima offseason.

Continua após a publicidade

“Podemos imaginar um cenário em que ele fará parte do grupo daqui em diante. Veja bem, Kawhi, quando está saudável, é um dos cinco melhores jogadores da NBA. Nas últimas sete semanas, aliás, ninguém jogou melhor do que ele”.

“Nas últimas offseasons, sempre nos reunimos com Kawhi e seus agentes para definir o plano. A prioridade dele é a mesma do Clippers: ser campeão. Como podemos fazer isso juntos? Veremos como será”, disse o presidente do Clippers.

Leia mais!

Além disso, Frank disse que a franquia espera ter espaço na folha salarial na offseason de 2027. Afinal, no ano que vem, a NBA deverá ter grandes astros livres no mercado, como o próprio Kawhi Leonard, e o Clippers estará atento. Outros potenciais agentes livres são Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry e Jimmy Butler.

Continua após a publicidade

“Temos sido muito transparentes sobre como estamos gerenciando a nossa folha para 2027/28. É só ver o último contrato (curto) de James Harden. Mas essa flexibilidade não se limita à agência livre. Darius Garland é um ótimo exemplo. Você prefere ter alguma margem de manobra ou ter Darius no elenco? Nós preferimos Darius”.

“É o mesmo com o Kawhi. Podemos construir um time com ele, reconhecendo que precisaremos de mais peças. Vamos revisar todas as etapas. E isso deverá ser feito via agência livre, trocas e Draft. Mas Kawhi tem sido um excelente parceiro, e espero que continue sendo no futuro”, concluiu Frank.

Continua após a publicidade

Hoje, o Clippers tem apenas um jogador (Garland) com contrato garantido em 2027/28. Portanto, a tendência é de muitas mudanças no elenco a partir da próxima campanha.

John Collins, por exemplo, tem o seu contrato expirando ao final desta temporada. Além deles, o time pode encerrar os vínculos (team option) com os veteranos Bogdan Bogdanovic e Nicolas Batum. Com a saída do trio, o Clippers abriria cerca de US$48 milhões em espaço na folha.

Continua após a publicidade

Kawhi Leonard

Em 2025/26, Kawhi Leonard brilha pelo Clippers e faz a sua melhor temporada na NBA em média de pontos (28). Além disso, ele está perto de entrar no grupo dos 50-40-90: 49,5% nos arremessos de quadra, 39% nas bolas de três e 91,4% nos lances livres.

Vale lembrar que o astro do Clippers está em outro seleto grupo na NBA. Afinal, apenas ele e o lendário Hakeem Olajuwon têm dois prêmios de melhor defensor e MVP das finais. Kawhi ainda possui dois títulos por times diferentes: 2014 (San Antonio Spurs) e 2019 (Toronto Raptors).

Continua após a publicidade

Apesar do talento, Kawhi poderia ter ganhado mais prêmios e títulos na NBA. No entanto, o ala sofreu com várias lesões nos últimos anos. Desde que chegou a Los Angeles, em 2019, ele disputou 305 de 524 jogos possíveis. Ou seja, desfalcou o time em 42% dos duelos.

Com o craque no elenco, o melhor resultado do Clippers foi em 2021, quando chegou às finais do Oeste. Mas para variar, Kawhi estava lesionado e não jogou os duelos contra o Phoenix Suns. Assim, o time de Los Angeles perdeu a decisão da conferência em seis jogos.

Continua após a publicidade

Por fim, o Clippers caiu na primeira rodada dos playoffs nos últimos três anos. Em 2025/26, o cenário não é animador. Hoje, o time ocupa o décimo lugar do Oeste. Portanto, está na zona de play-in.

Siga nossas redes sociais

Todas as informaçs da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários