James Harden é o grande nome do Los Angeles Clippers nos últimos anos da NBA. Em 2024/25, o armador liderou o time a uma grande campanha rumo aos playoffs e elevou as expectativas para a atual temporada. No entanto, um início decepcionante mudou o cenário e os rumores começaram a tomar o elenco.
Nem James Harden, desse modo, escapou das especulações de mercado. O Clippers, porém, já definiu qual rumo pretende tomar em relação ao futuro do camisa 1. De acordo com Jake Fischer, no Substack, não há qualquer desejo do time em trocá-lo até a trade deadline da NBA.
“O Clippers continua sinalizando aos outros times que não está disposto a discutir a troca envolvendo James Harden”, informou Fischer.
A decisão do Clippers se baseia na esperança de classificação aos playoffs da NBA. Apesar de figurar apenas no 13° lugar do Oeste, com nove vitórias em 30 jogos, a equipe descarta forçar derrotas em 2025/26. Isso porque o time não tem a própria escolha no Draft de 2026. Então, segundo Ashish Mathur, do site Dallas Hoops Journal, não há qualquer plano de reconstruir o elenco.
“A franquia só venceu seis partidas e, com isso, está em penúltimo lugar no Oeste. Mas, como a sua escolha no próximo Draft é do Oklahoma City Thunder, a direção não tem planos de reconstrução. Ninguém quer desmanchar o elenco, pois ainda creem em uma vaga nos playoffs. A equipe confia que, assim que Derrick Jones voltar de lesão, pode chegar ao play-in”, contou o jornalista.
Leia mais!
- Boletim de trocas e rumores da NBA (24/12)
- Hawks e Warriors negociam troca por Anthony Davis
- Austin Reaves deixa jogo e preocupa Lakers
A decisão de manter James Harden, porém, não depende apenas do Clippers na temporada 2025/26 da NBA. No último ano sob contrato garantido, o astro pode rejeitar a opção que tem para 2026/27. Neste caso, Los Angeles poderia perdê-lo de graça na agência livre, se não conseguir mudar a situação na atual campanha.
Harden, aliás, já vem mostrando insatisfação com a má fase do Clippers na atual campanha da NBA.
“Eu estou bem decepcionado com a nossa campanha, certamente. Nunca estive em uma situação tão ruim na NBA antes, com tantas derrotas. Mas também creio em uma volta por cima. Trabalho duro todos os dias não só por mim, mas pelos meus companheiros. Então, tenho confiança. Tenho muita fé de que todos vamos conseguir a recuperação”, o astro.
Portanto, se Harden não quiser ativar o último ano de contrato, pode ser que o Clippers mude em relação ao plano de não trocá-lo. Ainda assim, o camisa 1 teria que aprovar qualquer negócio, uma vez que tem uma cláusula de não-troca no atual acordo.
Para aprovar uma eventual negociação, é provável que Harden gostaria de saber se o time interessado em adquiri-lo pretende mantê-lo após a data de garantia salarial, em 11 de julho ou se estaria aberto a renová-lo com um novo contrato”, finalizou Fischer.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

