(1) Cleveland Cavaliers 113 X 112 Toronto Raptors (0)
https://www.youtube.com/watch?v=89MA-LdPuQ8
Abrindo a rodada de terça-feira, o Toronto Raptors recebeu o Cleveland Cavaliers, em partida válida pela segunda rodada dos playoffs. De um lado, a equipe com a melhor campanha da conferência Leste e, do outro, um time liderado pelo astro LeBron James, que detém aproveitamento excepcional nas partidas contra o Raptors em pós-temporada. Na prorrogação, melhor para o camisa 23, que anotou um triplo duplo.
Logo no início do jogo, a dupla DeMar DeRozan e Kyle Lowry deu o seu cartão de visitas. Os armadores da equipe canadense fizeram, juntos, 19 pontos no primeiro período, a mesma pontuação que todo o time de Cleveland, garantindo uma vantagem parcial de 11 pontos para os donos da casa.
O técnico do time de Toronto, Dwane Casey, determinou marcação individual em LeBron James (à quadra toda), atribuindo esta tarefa aos alas O.G. Anunoby e Pascal Siakam. Em que pese a impossibilidade de anular todas as ações do astro, a estratégia se revelou como uma medida inteligente. Isso porque a defesa sob pressão exigiria muito mais fisicamente de James, que vem de um desgaste enorme provocado pelo excesso de minutos nos últimos jogos.
Ainda no final do primeiro tempo, o Cleveland Cavaliers, conduzido pelos alas J.R. Smith, cestinha da equipe no primeiro tempo com 14 pontos, e Kyle Korver, com duas bolas de três convertidas, conseguiu se reestabelecer no confronto, trazendo a diferença para apenas três pontos.
Na volta do intervalo, o Raptors usou e abusou das jogadas no low post com o pivô Jonas Valanciunas. que levou vantagem em todas as jogadas que tentou em cima de Kevin Love. Demorou meio período para que o técnico Tyronn Lue percebesse que o time precisava de um jogador de defesa no garrafão. Ofensivamente, a equipe de Ohio, que já não conseguia se organizar taticamente, não tinha resposta para as dobras de marcação oferecidas pelo time de Toronto em James.
Os últimos instantes do tempo regulamentar foram emocionantes. A menos de dois minutos para o final do jogo, a arbitragem marcou falta polêmica de LeBron em Serge Ibaka no perímetro, concedendo a oportunidade de três pontos na linha de três lances livres. Mesmo assim o camisa 23 se recuperou e colocou o Cleveland em igualdade no placar pela primeira vez desde o início do jogo, levando a partida para a prorrogação.
No tempo-extra, os coadjuvantes do Cavs brilharam – J.R. Smith, Tristan Thompson e Kyle Korver foram decisivos. Contribuindo dos dois lados da quadra, o trio garantiu a vitória e deu números finais ao jogo. DeMar DeRozan ainda teve a oportunidade de fazer o arremesso da partida, mas como a defesa fechou em sua jogada de infiltração, o camisa 10 optou por passar a bola para Fred VanVleet arriscar o tiro de três pontos, sem sucesso.
Na sequência desta semifinal, o jogo 2 será na próxima quinta-feira (03), às 19h, novamente no Air Canada Centre, em Toronto.
Destaques
Cleveland
LeBron James: 26 pontos, 13 assistências, 11 rebotes, 12-30 nos arremessos de quadra, em 47 minutos
J.R. Smith: 20 pontos e 5-6 nos arremessos de longa distância
Kyle Korver: 19 pontos e 5-12 nos arremessos de longa distância
Jeff Green: 16 pontos e 4-4 nos arremessos de quadra
Tristan Thompson: 14 pontos e 12 rebotes
Toronto
DeMar DeRozan: 22 pontos, sete rebotes, cinco assistências e três tocos
Jonas Valanciunas: 21 pontos e 21 rebotes
KyleLowry: 18 pontos e dez assistências
Pascal Siakam: 11 pontos e 4-5 nos arremessos de quadra
(0) New Orleans Pelicans 116 X 121 Golden State Warriors (2)
https://www.youtube.com/watch?v=-y6GTphA2ZQ
A segunda partida da noite foi entre New Orleans Pelicans e Golden State Warriors, em Oakland. O jogo marcou o retorno do astro Stephen Curry às quadras e ele não decepcionou, anotando 28 pontos, apanhando sete rebotes e roubando duas bolas, em apenas 27 minutos de ação. No final, melhor para o Warriors, que abriu 2 a 0 na série.
O jogo todo foi bastante equilibrado e com várias alternâncias na liderança no marcador, sendo que nenhuma das equipes conseguiu disparar na diferença no placar. Apenas a cinco minutos do final da partida, Kevin Durant foi decisivo e, ao conseguir anotar seis pontos seguidos, colocou o Warriors em vantagem por dois dígitos. A partir daí todas as tentativas de reação dos visitantes foram frustradas e o jogo teve números finais em 121 a 116 para os donos da casa.
Agora, a série muda de lado e é a vez do Pelicans fazer dois jogos em casa. O primeiro, na próxima sexta-feira (04), às 20h, e o segundo, no domingo (06), às 15h30.
Destaques
New Orleans
Anthony Davis: 25 pontos, 15 rebotes, cinco assistências e três tocos, em 43 minutos
Jrue Holiday: 24 pontos, oito rebotes e oito assistências, em 47 minutos
Rajon Rondo: 22 pontos, 12 assistências, cinco rebote e sete desperdícios de bola
Nikola Mirotic: 18 pontos e nove rebotes
E’Twaun Moore: 14 pontos
Golden State
Kevin Durant: 29 pontos, seis rebotes sete assistências e três tocos, em 41 minutos
Stephen Curry: 28 pontos, sete rebotes e três roubadas de bola, em 27 minutos
Draymond Green: 20 pontos, 12 assistências e nove rebotes, em 41 minutos
Andre Iguodala: 15 pontos, oito rebotes e três roubadas de bola