Como esperado, o Miami Heat anunciou que vai aposentar a camisa 40, que pertenceu a Udonis Haslem em sua longa carreira na NBA. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (22), com a equipe informando que fará uma cerimônia em 19 de janeiro, durante cofronto contra o Atlanta Hawks. O ala-pivô passou toda a sua carreira em Miami.
O veterano teve uma grande participação, sobretudo, no começo de sua trajetória na franquia, quando foi contratado depois de não ser escolhido no Draft de 2002. Ele foi titular, por exemplo, em 80 dos 81 jogos da campanha de 2005/06, o primeiro título da franquia na liga, ao lado de Dwyane Wade e Shaquille O’Neal.
No entanto, Haslem perdeu a posição na equipe após alguns anos, mas ainda teve seu papel nos títulos conquistados em 2012 e 2013, com LeBron James, Chris Bosh e o próprio Wade. Começou 30 dos 44 jogos de playoffs nesses dois anos. Mas já com menos espaço, registrando pouco mais de 18 minutos por jogo.
Assim, seu papel diminuiu com o passar dos anos. Ele atuou em apenas 102 jogos da temporada 2015/16 até 2022/23. Sua média de minutos foi de apenas 7.2 minutos no período. Entretanto, foi um nome de liderança importante dentro dos vestiários, o que lhe rendeu o atual cargo de vice-presidente de desenvolvimento de basquete do time.
Presente em todos os títulos de NBA da franquia e também em todos os títulos de conferência, Udonis Haslem é um dos maiores ídolos do Miami Heat em todos os tempos. Outra marca que o ex-jogador de 43 anos ostenta é a de ser um dos três atletas em todos os tempos a atuar por mais de 20 anos por uma franquia. Os outros são Kobe Bryant no Los Angeles Lakers e Dirk Nowitzki no Dallas Mavericks.
Leia mais sobre o Heat!
- Heat teria interesse em troca por Donovan Mitchell
- Dupla do Toronto Raptors entra no radar do Miami Heat
- DeMar DeRozan teria preferência de troca para Heat e Knicks
Além disso, ele é o líder histórico da franquia em rebotes. O camisa 40 também foi o segundo com mais jogos disputados e minutos pela equipe.
Um dos que falou sobre o assunto foi Pat Riley, presidente da franquia. O histórico executivo ressaltou a trajetória do veterano na equipe.
“É um jogador e homem de grande legado, acima de tudo. Um momento de agradecimento que foi conquistado ao longo de 20 anos. Um respeito mútuo por sua trajetória, seja como atleta ou como líder para todos nós. Portanto, é mais do que justo que ele tenha o seu dia. Por fim, mal posso esperar para ver sua camisa ser pendurada em nossa arena”, concluiu Riley.
Ele será o sexto jogador na história da franquia a ter sua camisa aposentada. Ele se iguala a nomes como por exemplo, Alonzo Mourning, Tim Hardaway, Shaquille O’Neal, Chris Bosh e Dwyane Wade.
Nesta sexta-feira (22), o Miami disputou um jogo contra o Hawks. Ou seja, o mesmo adversário da partida que marcará a comemoração. Antes do confronto técnico Erik Spoelstra enalteceu os feitos do jogador com a franquia. Ele dirigiu Haslem por 15 anos.
“Estou ansioso para vê-lo sendo homenageado e para comemorar o seu legado. Ele é muito respeitado dentro da franquia. Afinal, sempre teve uma conduta exemplar. Ele fez tudo que poderia por nós em qualquer âmbito que se possa imaginar. Portanto, apenas feliz por ver isso sendo reconhecido. Aliás, é o tipo de coisa que seria reconhecido em qualquer outro time na liga”, explicou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA