Mentor de Jokic, assistente do Warriors na NBA morre aos 46 anos

Com a perda do auxiliar, a liga aditou a partida de Golden State contra o Jazz nesta quarta-feira

Jokic assistente Warriors NBA Fonte: Noah Graham / AFP

Mentor de Nikola Jokic e assistente técnico do Golden State Warriors na NBA, Dejan Milojevic, morreu aos 46 anos. Natural da Sérvia, o treinador faleceu em Salt Lake City, nesta quarta-feira (17), após sofrer um ataque cardíaco. Em nota, então, o técnico Steve Kerr lamentou a perda do companheiro de comissão e desejou forças à família do sérvio.

“Estamos absolutamente devastados com a repentina partida de Dejan”, disse Kerr. “Este é um golpe chocante e trágico para todos associados ao Warriors. Além disso, um momento incrivelmente difícil para sua família, amigos e todos nós que tivemos o prazer incrível de trabalhar com ele”, completou.

Publicidade

O assistente do Warriors sofreu um ataque cardíaco durante um jantar particular da equipe, um dia antes de confronto contra o Utah Jazz pela NBA. Com o ocorrido, no entanto, o confronto foi adiado pela liga e ainda não tem data para acontecer.

Em nota, o comissão da NBA, Adam Silver, também lamentou a fatalidade.

“A NBA lamenta a repentina partida de Dejan Milojevic, um colega e amigo querido de muitos na comunidade global de basquete. Além de vencer o campeonato da NBA em 2022, teve uma carreira internacional como jogador e treinador em seu país natal. Enviamos nossas sinceras condolências à sua esposa, Natasa, seus filhos, Nikola e Masa, e à organização dos Warriors durante este momento trágico”, lamentou Silver.

Publicidade

Leia mais sobre o Warriors!

Outro que escrever uma mensagem para Milojevic foi Luka Doncic. Assim, pelas redes sociais, o astro esloveno escreveu: “descanse em paz, Deki”.

Por fim, Mike Brown, que trabalhou no Warriors, relembrou seu período ao lado do sérvio. “Tive o prazer de trabalhar com Dejan durante o meu tempo com os Warriors”, disse o atual treinador do Sacramento Kings. “Ele não era apenas um treinador extremamente talentoso, mas também uma pessoa ainda melhor”.

Publicidade

Mentor de Jokic

Antes de chegar ao Warriors e à NBA como assistente, Milojevic foi o mentor do astro Nikola Jokic. Afinal, como treinador do Mega Basket, ele foi o primeiro a comandar o duas vezes MVP da NBA. Na época, então, o pivô venceu o prêmio da liga nacional, em 2015, e, em seguida, partiu para os Estados Unidos.

Assim, também pelas redes sociais, Jokic lamentou a partida do seu antigo treinador. “Deki, descanse em paz! Condolências à família!”, escreveu.

Além do campeão da NBA, Milojevic também comandou muitos jogadores da liga, atualmente. Entre eles, Dario Saric, Ivica Zubac, Goga Bitadze e Boban Marjanovic. Além disso, enquanto treinador, foi um dos astros do basquetebol sérvio. Afinal, venceu em três oportunidades o prêmio de MVP da competição.

Publicidade

Em 2018, o sérvio chegou a mensionar a importância de aproveitar o basquete intensamente. Esta mensagem, aliás, era a que ele passava para todos os seus comandados.

“Ensino a todos os meus jogadores que o basquete não é um trabalho, mas que eles devem aproveitar o jogo”, disse Milojević. “Porque se você quer fazer algo pelos próximos 20 anos, então você tem que amar muito. Não é fácil suportar todos esses esforços se você não gosta de algo. Apenas aqueles que têm um amor sincero pelo jogo podem lidar com tudo com grande sucesso”, citou, na época.

Publicidade

Chegada ao Warriors

Após todo o sucesso no basquetebol local, Milojevic recebeu o convite para trabalhar com Kerr. De acordo com o treinador do Warriors, ele soube do sérvio a partir de Kent Lacob, filho do dono da franquia. Assim, após mudanças na comissão técnico, o técnico decidiu convidar Deki para sua comissão.

“Eu imediatamente vi o que Kent estava falando”, disse Kerr. “Ele era tão bom de se estar por perto. Ao mesmo tempo, ele tinha esse incrível histórico no basquete, tanto como jogador quanto como treinador. Foi muito lógico para nós trazer o Deki”, comentou, no ano passado.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários