O site HoopsHype entrevistou executivos da NBA para eleger os melhores jogadores para construir uma franquia. O primeiro critério utilizado foi a idade. Assim, foram considerados apenas atletas com menos de 25 anos. Então, os votos para primeiro lugar receberam cinco pontos, o segundo quatro pontos, enquanto o terceiro recebeu três pontos. Por fim, o quarto jogador somou dois pontos e o quinto atleta escolhido recebeu um ponto.
A lista conta com 14 nomes ao todo. No entanto, apenas um recebeu a pontuação máxima dentre todos os executivos envolvidos na votação. Dessa forma, todos os 15 votantes elegeram, de forma unânime um astro para construir uma franquia ao redor. O Jumper Brasil, então, trouxe todos os atletas mencionados na pesquisa. Confira!
13. Tyrese Haliburton (Indiana Pacers)
O jogador menos mencionado pelos executivos da liga foi Tyrese Haliburton. Indo para sua quarta temporada na NBA, o armador de 22 anos é a grande aposta do Indiana Pacers. Afinal, ele será o principal jogador da franquia na próxima temporada após a saída de Malcolm Brogdon para o Boston Celtics.
E 2021/22, Haliburton somou médias de 15,9 pontos, 41,4% de aproveitamento do perímetro. Além disso, distribuiu 8,5 assistências por jogo. Por outro lado, foram 628 assistências totais, o que o coloca como quarto melhor jogador no quesito.
13. Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)
Shai Gilgeous-Alexander também ocupa a 13ª posição da lista de melhores jogadores para se construir uma franquia na NBA. Aos 24 anos, ele é o grande astro do Oklahoma City Thunder. Como resultado, garantiu uma extensão contratual máxima com a franquia.
Ademais, em quatro anos como profissional já mostrou que pode se tornar um dos principais nomes da NBA, sobretudo pelo seu desempenho nos dois últimos anos. No entanto, ele disputou apenas 91 partidas nesse período, o que pode ter pesado nas escolhas dos executivos.
Na última campanha, Shai angariou médias de 24,5 pontos, 5,9 assistências e 45,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
11. Jalen Green (Houston Rockets)
Jalen Green disputou apenas uma temporada na NBA e isso pode favorecer o maior número de votos recebidos. Isso porque teve menos tempo para se provar. Entretanto, mesmo estando em uma franquia que passa por reconstrução e sem grandes estrelas, conseguiu se destacar no Houston Rockets.
Como resultado, superou até Michael Jordan e atingiu um feito que apenas Allen Iverson conseguiu antes. Isso porque marcou mais de 30 pontos em cinco jogos consecutivos. Além disso, terminou seu primeiro ano como profissional com médias de 17,3 pontos, 3,4 rebotes e 2,6 assistências.
11. Cade Cunningham (Detroit Pistons)
A situação de Cade Cunningham é muito semelhante com a do novato do Rockets. Afinal, ambos participam de franquias que não brigam por playoffs. Além disso, não estão cercados por astros. Mesmo assim, ele recebeu dois votos de executivos para a quinta posição deste ranking.
Cunningham mostrou que tem um potencial real para All Star, já que obteve médias de 17,4 pontos, 5,6 assistências e 5,5 rebotes por jogo pelo Detroit Pistons em seu primeiro ano na NBA.
9. Darius Garland (Cleveland Cavaliers)
A partir da nona posição, começam os “cascas grossas” da liga. Exemplo disso é Darius Garland que foi selecionado para o Jogo das Estrelas no seu terceiro ano. O armador do Cleveland Cavaliers provou que pode ser o articulador de uma grande equipe. Afinal, comandou a franquia em uma campanha de playoffs.
Aos 22 anos, Garland conquistou números expressivos na última campanha. Ele somou médias de 21,7 pontos, 6,3 assistências e 1,1 roubo de bola por jogo. Ademais, converteu 44,3% dos arremessos de quadra.
9. Trae Young (Atlanta Hawks)
A primeira superestrela da lista é Trae Young. Apesar da idade, o armador do Atlanta Hawks já é considerado um dos principais nomes da liga. Sobretudo pela sua capacidade de pontuar e conduzir a bola. Em quatro temporadas na liga, o astro já foi duas vezes selecionado para o Jogo das Estrelas.
Apesar de fazer parte do mesmo Draft de Luka Doncic, Young não ocupa o mesmo status que o esloveno. Contudo, é um dos melhores jogadores para se construir uma franquia na NBA. No último ano, ele angariou médias de 28,4 pontos, 9,7 assistências e 38,2% de aproveitamento do perímetro.
8. LaMelo Ball (Charlotte Hornets)
Pode ser curioso vermos LaMelo Ball à frente de Young. No entanto, vale lembrar que o armador do Charlotte Hornets disputará apenas sua terceira temporada. Mesmo assim ele já foi considerado um All Star. Atualmente, o armador é o principal nome da franquia e a construção do Hornets ao seu redor é uma realidade.
Na sua segunda campanha na NBA, aos 20 anos, Ball mostrou ótima evolução em comparação à primeira temporada. Assim, obteve médias de 20,1 pontos, 7,6 assistências e 1,6 roubo de bola por partida. Além disso, ele ficou entre os 20 maiores pontuadores e no top 10 em assistências e roubos de bola.
7. Scottie Barnes (Toronto Raptors)
Calouro do ano em 2021/22, Scottie Barnes começou sua trajetória na liga com o pé direito. Dessa forma, logo assumiu a titularidade do Toronto Raptors e pôde disputar uma edição de playoffs já no seu ano de estreia. Desse modo, é tido como um dos melhores jogadores para se construir uma franquia na NBA.
Barnes é um típico jogador que pode se tornar completo com o decorrer do tempo. Contudo, em apenas um ano já provou ser um ótimo pontuador e apanhador de rebotes. Por outro lado, falta calibrar o arremesso de longa distância (30,1% na última temporada). Ademais, ele obteve médias de 15,3 pontos e 7,5 rebotes por jogo.
6. Zion Williamson (New Orleans Pelicans)
Um dos prospectos mais aguardados nos últimos anos da NBA, Zion Williamson só não ocupa uma posição melhor nesse ranking por conta de suas lesões. O astro do New Orleans Pelicans pouco atuou nas últimas temporadas. A expectativa, então, é que ele volte saudável para 2022/23. Portanto, ainda há uma grande expectativa sobre o que ele pode produzir em quadra.
Na temporada em que conseguiu se manter ativo, Williamson mostrou seu poder de fogo. Em 61 jogos disputados, a jovem estrela somou médias de 27 pontos, 7,2 rebotes, 3,7 assistências e foi selecionado para seu primeiro Jogo das Estrelas, em 2020/21.
5. Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)
Muitos falam da dupla Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert no Minnesota Timberwolves. Entretanto, a franquia não seria considerada uma potência para a próxima temporada, se não contasse com um ala-armador como Anthony Edwards. Selecionado no Draft de 2019, são apenas duas campanhas na NBA. Contudo, já provou seu potencial.
Neste ínterim, Edwards conquistou médias expressivas para um atleta de 21 anos. Isso porque, somando os números das duas temporadas, ele obtém médias de 20,3 pontos, 4,7 rebotes, 1,3 roubo de bola e 42,9% nos arremessos de quadra. Ele também mostrou ser um jogador decisivo. Nos playoffs, elevou suas médias para 25,2 pontos em 45,5% nos arremessos de quadra e 40,4% do perímetro.
4. Evan Mobley (Cleveland Cavaliers)
Apesar de perder o prêmio de Calouro do Ano para Scottie Barnes, Evan Mobley ficou à frente de seu colega de Draft na pesquisa de melhores jogadores para se construir uma franquia na NBA. Atuando em uma equipe como o Cleveland Cavaliers, que possui um núcleo jovem forte, a tendência é vermos uma evolução ainda maior.
Desde que foi selecionado pela franquia, Mobley assumiu a titularidade, deixando o veterano Kevin Love no banco de reservas. Isso, por si só, já é uma grande conquista. Entretanto, ainda há muito potencial no ala-pivô para ser desenvolvido. Mesmo que ainda não seja considero pronto, ele somou médias de 15 pontos, 8,3 rebotes e 1,7 toco por jogo. Imagina, então, quando atingir seu auge.
3. Ja Morant (Memphis Grizzlies)
Abrindo o top 3 da lista, um dos jogadores mais promissores dos últimos anos. Indiscutível que o que Ja Morant já fez em apenas três temporadas é brilhante. Afinal, ele lidera uma das franquias mais desacreditadas da liga de forma quase impecável. Por isso, então, é um dos melhores jogadores para se construir uma franquia na NBA.
Como resultado, levou o Memphis Grizzlies para dois playoffs, desde que entrou na NBA. Além disso, seus números crescem a cada ano. Na última temporada, afinal, atingiu médias de 27,4 pontos, 5,7 rebotes, 6,7 assistências e 1,2 roubo de bola. Ademais, converteu 49,3% dos seus arremessos de quadra.
2. Jayson Tatum (Boston Celtics)
O jogador mais experiente da lista, certamente, é Jayson Tatum. Isso porque, além dos cinco anos atuando na NBA, ele chegou com o Boston Celtics às Finais de 2021/22. Não atoa, portanto, recebeu 11 dos 15 votos para segundo lugar na pesquisa.
Tatum mostrou que pode ser o líder de uma grande franquia, sobretudo após a última campanha com o vice da liga. Dessa forma, ele recebeu créditos para ser um dos nomes mais cotados para desenvolver uma franquia ao redor. No último ano, o astro obteve médias de 26,9 pontos, oito rebotes e 4,4 assistências por jogo em 76 partidas disputadas.
1. Luka Doncic (Dallas Mavericks)
Por fim, o nome escolhido de forma unânime pelos executivos. Luka Doncic é, para muitos, o futuro da NBA. Com apenas 23 anos, ele já quebrou alguns recordes incríveis na liga. Além disso, foi capaz de levar uma equipe desacredita às finais da Conferência Oeste na última temporada.
Ele é incrível!
Em apenas quatro anos na liga americana, o esloveno foi selecionado em três deles para o Jogo das Estrelas. Seus números nesses anos, aliás, são impressionantes. Em 264 partidas de temporada regular, Doncic soma médias de 26,4 pontos, 8,5 rebotes, oito assistências e 1,2 roubo de bola. Ele ainda acertou 45,7% dos arremessos de quadra e 33,7% da linha de três pontos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram