Gustavo Freitas lista os 30 melhores de cada posição na temporada
Seguindo com a lista dos 30 melhores jogadores de cada posição, hoje é dia dos alas-armadores, incluindo os playoffs.
Veja a lista dos 30 melhores armadores
Eis a lista dos principais alas-armadores de 2011-12:
1- Kobe Bryant – Los Angeles Lakers
Kobe Bryant continua sendo o melhor de sua posição na NBA. Foi o segundo cestinha da Liga, com média de 27.9 pontos, mas teve o seu pior aproveitamento em arremessos desde 1997-98, com 43%.
2- Dwyane Wade – Miami Heat
Dwyane Wade teve uma temporada complicada. Contundido no joelho, o astro praticamente abandonou o arremesso de três pontos e apresentou queda de rendimento nos playoffs.
3- James Harden – Oklahoma City Thunder
A cada ano o ala-armador James Harden vem crescendo de produção, e mesmo vindo do banco de reservas, obteve 16.8 pontos e 4.1 rebotes. Preciso no arremesso de longa distância (39%), pode chegar ao topo nos próximos anos.
4- Monta Ellis – Milwaukee Bucks
As contusões ainda oportunam Monta Ellis, e depois que foi para o Milwaukee Bucks, seus números caíram um pouco porque lá Brandon Jennings é quem fica com a bola nas mãos. Precisa desenvolver o seu jogo sem a bola para evoluir.
5- Joe Johnson – Atlanta Hawks
Próximo de completar 31 anos, Joe Johnson parece não ser mais o principal jogador do Atlanta Hawks, muito por conta da evolução de Josh Smith. Obteve 18.8 pontos, 3.7 rebotes e 3.9 assistências. Ao menos, voltou a arremessar bem de longa distância.
6- Ray Allen – Boston Celtics
A idade está chegando para Ray Allen. Em condições normais, ele teria sido reserva nas finais da conferência Leste, mas Avery Bradley se machucou. Ainda é o melhor arremessador da NBA, com 45.3% da linha dos três pontos e 91.5% do lance livre.
7- Jason Terry – Dallas Mavericks
Jason Terry teve mais uma boa temporada pelo Dallas Mavericks. Próximo de completar 35 anos, Terry saiu do banco para fazer 15.1 pontos e 3.6 assistências, com 37.8% de aproveitamento nos três pontos.
8- Lou Williams – Philadelphia 76ers
Saindo do banco de reservas, e jogando 26 minutos por partida, Lou Williams talvez tenha sido o melhor jogador do Philadelphia 76ers em 2011-12. O cestinha, ele foi, com 14.9 pontos e ainda obteve 3.5 assistências.
9- Manu Ginobili – San Antonio Spurs
Seus números caíram muito, mas principalmente porque o técnico Gregg Popovich resolveu poupá-lo durante a temporada regular, quando atuou em apenas uma partida por mais de 30 minutos. Manu Ginobili obteve 12.9 pontos e 4.4 assistências em 23 minutos.
10- Arron Afflalo – Denver Nuggets
Em sua melhor temporada da carreira, o ótimo defensor Arron Afflalo ficou com 15.2 pontos e 3.2 rebotes, convertendo 39.8% nos arremessos de três. No Denver Nuggets, por conta de vários bons jogadores, não terá muito espaço para crescer individualmente.
11- Marcus Thornton – Sacramento Kings
A boa temporada de Marcus Thonrton fez com que o Sacramento Kings parasse para pensar sobre a permanência de Tyreke Evans, que foi deslocado para jogar algumas partidas como ala. Thornton obteve 18.7 pontos e 3.7 rebotes.
12- Tony Allen – Memphis Grizzlies
Olhando apenas para os seus números, Tony Allen pode parecer um jogador comum. Mas quando o vê em quadra, entente os motivos pelo qual ele está entre os melhores defensores da NBA. No Memphis Grizzlies, ele ficou com 9.8 pontos, 4.0 rebotes e 1.8 roubada em 2011-12.
13- Paul George – Indiana Pacers
Em seu segundo ano na NBA, Paul George cresceu. Não só nos números, mas também na altura. Pulou de 2,00m para 2,03m. Muito bom defensor, George tem tudo para ser o principal jogador do Indiana Pacers nos próximos anos, já que a equipe pensa em trocar Danny Granger. Ficou com 12.1 pontos e 5.6 rebotes.
14- Thabo Sefolosha – Oklahoma City Thunder
O suíço Thabo Sefolosha, assim como Tony Allen, não produz grandes números, mas defensivamente, é um dos melhores da Liga. Seu arremesso vem melhorando e obteve 43.7% de aproveitamento nos três pontos e 88.4% nos lances livres.
15- Tyreke Evans – Sacramento Kings
Tyreke Evans não consegue apresentar o seu melhor basquete no Sacramento Kings desde o primeiro ano na NBA, quando obteve 20.1 pontos, 5.3 rebotes, e 5.8 assistências. Em 2011-12, foram 16.5 pontos, 4.6 rebotes, e 4.5 passes decisivos. Precisa ter a bola nas mãos o tempo todo para produzir.
16- Gerald Henderson – Charlotte Bobcats
Em três anos na NBA, Gerald Henderson foi ganhando mais tempo de quadra, e consequentemente, melhorando seus números. Isso não quer dizer que ele tenha evoluído, já que seu arremesso continua não caindo de três pontos e pouco envolve seus companheiros. Ficou com 15.1 pontos e 4.1 rebotes.
17- Vince Carter – Dallas Mavericks
Quando um jogador passa a arremessar cada vez mais de longa distância sem ter uma grande mudança em seu aproveitamento, é que fisicamente já não consegue atacar tanto a cesta. E isso foi o que Vince Carter apresentou em 2011-12. Foram 10.1 pontos, 3.4 rebotes, e um aproveitamento de 36.1% dos tiros de três.
18- Eric Gordon – New Orleans Hornets
Não fosse a contusão que o tirou de 57 jogos em 2011-12, Eric Gordon estaria brigando pelos três primeiros lugares de sua posição. Quando jogou, o New Orleans Hornets venceu seis e perdeu três. Ficou com 20.9 pontos e 3.4 assistências.
19- Kevin Martin – Houston Rockets
O cestinha Kevin Martin caiu assustadoramete nesta temporada. Saiu de 23.5 pontos em 2010-11 para 17.1 em 2011-12, jogando basicamente o mesmo tempo. Pode ser negociado em breve e o Minnesota Timberwolves seria o seu principal destino.
20- Jamal Crawford – Portland Trail Blazers
Jamal Crawford deixou o Atlanta Hawks depois de duas temporadas para fazer basicamente o mesmo no Portland Trail Blazers: sair do banco de reservas e pontuar. Obteve 14.0 pontos e 3.2 assistências.
21- Chauncey Billups – Los Angeles Clippers
Foram apenas 20 jogos, mas Chauncey Billups mudou de posição para se encaixar no Los Angeles Clippers e foi muito bem, com médias de 15.0 pontos e 4.0 assistências. A contusão até o tirou da temporada, mas não da carreira. Billups deverá voltar a jogar pelo Clippers em 2012-13.
22- J.R. Smith – New York Knicks
Depois de jogar na Liga Chinesa, J.R. Smith chegou ao New York Knicks na metade da temporada na função sempre fez na NBA, como sexto homem. Não foi mal, mas também não fez grandes apresentações. Ficou com 12.5 pontos e 3.9 rebotes, com 34.7% nos três pontos.
23- Avery Bradley – Boston Celtics
Avery Bradley chegou ao Boston Celtics para ser reserva de Rajon Rondo. A ideia era essa, até que ele foi deslocado para a posição 2, onde jogou na faculdade. Para a surpresa de muitos, tomou o lugar de Ray Allen no time titular e destacou-se pela forte defesa.
24- Ben Gordon – Detroit Pistons
Que Ben Gordon não é mais o mesmo dos tempos de Chicago Bulls, todos já sabemos. Mas foi bom vê-lo fazer 45 pontos diante do Denver Nuggets, quando acertou suas nove tentativas de três. Terminou o ano com 12.5 pontos e 2.4 assistências, e aproveitamento de 42.9% de longa distância.
25- Evan Turner – Philadelphia 76ers
Segunda escolha do draft de 2010, Evan Turner ainda não decolou, mas neste ano mostrou que pode ser realmente muito bom, desde que ganhe tempo de quadra. Ficou com 9.4 pontos e 5.8 rebotes em 26 minutos.
26- DeMar DeRozan – Toronto Raptors
Arremessar de longe não é com DeMar DeRozan, mas ele é talentoso. Obteve 16.7 pontos e 3.4 rebotes. Talvez, o melhor seria mudar sua posição para ala nos próximos anos.
27- Shannon Brown – Phoenix Suns
Bom defensor, Shannon Brown teve o seu melhor ano na carreira atuando pelo Phoenix Suns, quando ficou com 11.0 pontos e teve aproveitamento de 36.2% nos arremessos de três.
28- O.J. Mayo – Memphis Grizzlies
Terceira escolha do draft de 2008, O.J. Mayo desapareceu nos últimos dois anos, muito pela consistência defensiva de Tony Allen, o que o fez perder espaço. Afirmou que quer jogar de armador principal no ano que vem. Ficou com 12.6 pontos e 2.6 assistências.
29- Klay Thompson – Golden State Warriors
Ótimo arremessador, Klay Thompson tem tudo para evoluir nos próximos anos, especialmente se melhorar a defesa. Obteve 12.5 pontos, com 41.4% nos arremessos de três.
30- Gerald Green – New Jersey Nets
Fora da NBA desde 2008-09, Gerald Green reapareceu neste ano no New Jersey Nets e surpreendeu jogando um bom basquete. Foram 12.9 pontos e 3.5 rebotes, com 39.1% nos arremessos de longa distância.