Vice do Oeste na última temporada, o Dallas Mavericks caminhava rumo a brigar pelo título nos anos seguintes. No entanto, na primeira campanha após o ótimo resultado, a coisa desandou. Em uma conferência bastante disputada, o Mavs ainda possui chances de ir aos playoffs, mas já se tornou a maior decepção da NBA em 2022/23.
Sim, superou a instabilidade do Golden State Warriors com os jogos fora de casa e uma defesa questionável. Ao menos, perante o nível de outros anos. E mesmo que o Los Angeles Lakers não se classifique, todo mundo sabia de suas limitações. Então, não seria uma surpresa tão negativa. Afinal, já não foi aos playoffs na campanha anterior, né?
Mas o que a diretoria do Mavericks aprontou foi um absurdo. Não só pela troca por Kyrie Irving, que provou ser um grande erro. Mas por tudo o que aconteceu durante o ano. Desde a negociação por Christian Wood até a saída de Igor Kokoskov como assistente, o time simplesmente se perdeu.
Jason Kidd, por exemplo, dá sinais de que a temporada foi para o brejo. Entrevistas ruins e explicações vazias, posturas de quem não faz um bom trabalho. Kidd, que teve trabalhos criticados ao longo da carreira como treinador, ganhou elogios na temporada passada. Mas aí vem Kokoskov.
De acordo com jornalistas que cobrem Dallas, o assistente, que foi para o Brooklyn Nets, era quem realmente fazia a diferença. E seu trabalho com Luka Doncic era uma reedição de 2017, na seleção da Eslovênia. Então, com sua saída, Kidd perdeu um dos seus melhores coordenadores e Doncic ficou sem um cara de sua confiança.
Leia mais
- Três opções de trocas para Luka Doncic
- Luka Doncic, após derrota para o Hornets: “Frustrante e não é só basquete”
- De acordo com jornalistas, troca por Kyrie Irving foi um erro do Mavs
A decepção que o Mavs proporciona, às vésperas dos playoffs da NBA, é sinal de que realmente havia a esperança de o time crescer. Mas todo mundo sabia que a grande lacuna que existia no elenco era um protetor de aro. Aí, a equipe fechou com o veterano JaVale McGee. O que se imaginava, então, era que McGee seria o titular ao lado de Wood. Um completando o outro.
Não aconteceu. McGee nem joga direito. Em 14 jogos antes de enfrentar o Indiana Pacers, na noite de segunda-feira, o pivô fez uma participação especial contra o San Antonio Spurs. E só.
Embora a direção quisesse um armador para “emular Jalen Brunson”, Spencer Dinwiddie vinha fazendo um trabalho honesto, no mínimo. Não tinha tanto a bola nas mãos, mas compensava com um aproveitamento excelente no arremesso de três (40.5%). Mas é que perder Brunson não estava no script, né? Mark Cuban, dono da franquia, achava que conseguiria assinar por um valor razoável. Então, ficou sem o armador, que foi para o New York Knicks.
A ideia inicial era manter Dinwiddie, enquanto o outro armador seria uma espécie de sexto homem para Doncic e ele. Só que surgiu uma oportunidade de negócio quando Irving pediu troca no Nets. A diretoria não pensou duas vezes e foi atrás do astro.
E convenhamos, Irving é um jogador excepcional. Ótimo arremessador, cestinha, incrível controle de bola, mas possui problemas fora das quadras. Hoje, sendo engenheiro de obra pronta, é fácil criticar, mas sua contratação foi vista de forma positiva. Apesar de faltar o protetor de aro, a expectativa era boa.
Mavs será decepção mesmo se for aos playoffs da NBA
Vamos fazer uma “conta”?
Quando um time perde diversos jogadores, está entre os últimos na classificação, você só pensa em vitória quando vai enfrentar, certo? Mas como explicar as duas derrotas para o combalido Charlotte Hornets? Perder duas vezes de forma consecutiva para uma das piores equipes da NBA significa o que?
Doncic está frustrado. Eu nunca o vi daquele jeito. Aposto que ninguém viu o cara tão cabisbaixo quanto naquela entrevista após a primeira derrota. Sem respostas, o astro demonstrou tristeza atípica. E o Mavs foi lá e perdeu no jogo seguinte para Charlotte com 40 pontos dele.
Diversos sites começaram a especular sua saída (a gente, inclusive). Apesar de ele nunca falar mal sobre movimentos da direção, Doncic sempre precisou de ajuda que não vinha.
Teve Kristaps Porzingis por um breve período, que mais se machucava do que jogava. Brunson atingiu nível de jogador de ponta e saiu. Dinwiddie chegou, assim como Wood, mas já foi embora em troca. Por fim, Irving. Perder Dorian Finney-Smith, também não ajuda.
Depois de um vice no Oeste, você só espera que o time melhore. A diretoria fez o contrário.
Agora, Doncic está na mesma posição de outros grandes astros estiveram: reforcem o elenco ou ele pede troca. Alguém acha que ele vai fazer o mesmo que Damian Lillard e retardar sua saída ao máximo, na esperança de um milagre acontecer? Até Lillard parece ter perdido a paciência.
Então, sim, é tudo uma grande decepção.
Agora, é fazer conta
Se a temporada acabasse hoje, o Mavericks estaria fora até do play-in. Atualmente, o time está na décima primeira posição do Oeste. Então, restam seis jogos para o fim e tem uma tabela pouco favorável.
- 29/03 – Philadelphia 76ers (fora)
- 01/04 – Miami Heat (fora)
- 02/04 – Atlanta Hawks (fora)
- 05/04 – Sacramento Kings (casa)
- 07/04 – Chicago Bulls (casa)
- 09/04 – San Antonio Spurs (casa)
Na teoria, Sixers pode não ser tão difícil pois já se classificou. Mas Heat e Hawks lutam por vagas, a mesma situação do Bulls. Já o Kings, deverá estar garantido nos playoffs até o dia 5, enquanto o Spurs vem no tank.
Por outro lado, também no papel, as tabelas de Los Angeles Lakers e Oklahoma City Thunder parecem mais favoráveis. Seja por circunstâncias do momento de seus adversários na ocasião dos jogos ou pelo que andam jogando, Lakers e Thunder dependem apenas de si. Já o New Orleans Pelicans embalou e vem de cinco vitórias.
O Mavs ainda não está fora, mas não vem jogando o suficiente (13 vitórias nos últimos 18 jogos). Vai depender muito de Doncic (até para não cometer mais uma falta técnica, que o suspenderia de uma partida) e dos confrontos diretos de seus oponentes. Nesta terça-feira, por exemplo, tem Golden State Warriors contra o Pelicans. Na sexta-feira, o Minnesota Timberwolves pega o Lakers.
Então, vai precisar jogar e torcer contra. Se ficar fora até da repescagem, mudanças drásticas devem acontecer. A torcida espera que seja como ocorreu com Giannis Antetokounmpo, que deu um ultimato e, no ano seguinte, o Milwaukee Bucks foi campeão. Agora, se der tudo errado…
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA