O armador Rajon Rondo é o novo reforço do Dallas Mavericks. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o Boston Celtics chegou a um acerto com os texanos para a liberação do titular e último remanescente do elenco campeão da NBA em 2008. A transação, fechada na noite desta quinta-feira, encerra conversas que haviam se intensificado nas últimas 48 horas.
O Celtics vai receber o armador Jameer Nelson, o ala Jae Crowder, o pivô Brandan Wright e duas escolhas no draft – uma de primeira rodada (protegida para o TOP 3 e das posições 15 a 30 em 2015; TOP 7 nos anos seguintes), outra de segunda (desprotegida de 2016) – no negócio. Além de Rondo, o Mavs também adquiriu o calouro Dwight Powell. A troca ainda gera uma exceção salarial para trocas no valor de US$12.9 milhões para Boston.
“Nós não teríamos nosso 17º título sem Rajon e sempre o consideramos um de nossos mais valiosos jogadores, em quadra e junto à comunidade, trabalhando com crianças de Boston. Sempre vamos agradecer o tempo em que esteve aqui”, declarou os donos do Celtics (Wyc Grousbeck, Irv Grousbeck, Steve Pagliuca e Robert Epstein), por meio de nota oficial.
Para que o acordo fosse finalizado, a equipe de Massachussets abriu uma vaga em seu elenco com a dispensa de Vitor Faverani. O brasileiro recupera-se de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em outubro e já era alvo de rumores de saída desde a offseason. O pivô deve tornar-se agente livre irrestrito oficialmente nos próximos dias, mas só vai ter condições de voltar às quadras na segunda metade de janeiro.
Rondo possui contrato expirante e pode testar o mercado como agente livre irrestrito ao fim da temporada, mas acredita-se que a troca tenha sido fechado com o compromisso verbal do armador em renovar com o Mavericks. Ele tinha a chance de vetar a negociação com uma cláusula em seu vínculo e o não exercício do “privilégio” seria um sinal de sua intenção em permanecer em Dallas em longo prazo.
“Rajon é um craque. Quando você tem a chance de adquirir um jogador desse nível, é preciso tirar vantagem da situação. Contratá-lo, ser capaz de trazê-lo para cá, é algo inacreditável”, celebrou o ala Chandler Parsons, futuro companheiro de elenco do reforço, em entrevista ao repórter Tim MacMahon (ESPN Dallas).
Aos 28 anos, Rondo disputa sua nona temporada na NBA e nunca atuou por outro time além do Celtics. Ele acumula quatro convocações para o Jogo das Estrelas e quatro seleções para o quinteto defensivo ideal da liga na carreira, além do título de 2008. Em 527 partidas disputadas como profissional, o armador registra médias de 11.0 pontos, 4.7 rebotes, 8.5 assistências e 1.9 roubos de bola em quase 33 minutos de ação por noite.