O dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban, prometeu uma estátua em homenagem a Dirk Nowitzki no último jogo do craque na NBA. Depois de quase quatro anos, ele finalmente cumpriu o que disse. E, para melhorar, apresentou a escultura em uma das rodadas mais simbólicas da temporada. A franquia inaugurou o monumento na entrada do American Airlines Center antes da vitória sobre o Los Angeles Lakers.
“Essa é uma promessa cujo cumprimento me dá muita alegria, pois Dirk realmente mereceu isso”, afirmou Cuban, durante a cerimônia. A estátua de bronze tem mais de sete metros de altura com a silhueta do atleta fazendo o seu icônico fadeaway. A imagem é tão rica em detalhes que retrata, por exemplo, réplicas da camisa e tênis que usava na conquista do título da NBA de 2011.
O monumento, além disso, traz uma mensagem muito importante em sua base. Lê-se a frase: loyalty never fades away. Em uma tradução livre, a princípio, pode-se dizer que é algo como “lealdade nunca se esquece”. Uma referência bem adequada, certamente, para um astro que disputou todas as suas 21 temporadas e 1522 partidas na NBA com o Mavericks.
“Eu parei para pensar, antes de tudo, nas coisas que os torcedores associam a mim em Dallas. E os dois fatores que vieram instantaneamente à minha mente foram esses. Foi o meu fadeaway e, em seguida, a lealdade a essa franquia. Então, nós achamos uma forma de combiná-las. E não deixa de ser divertido que sejam 21 letras para 21 anos aqui”, contou o maior jogador da história do Mavs.
Leia mais
- Dirk Nowitzki: “Mavericks não sabia que Luka Doncic seria tão bom”
- “Acho que nunca vou superar a morte de Kobe Bryant”, desabafa Dirk Nowitzki
- Dirk Nowitzki elege Kobe Bryant como melhor jogador que enfrentou na NBA
Posteridade
A estátua em frente ao ginásio do Mavericks é só mais uma das homenagens para Dirk Nowitzki por parte da franquia. A escultura envolveu, no entanto, um esforço e preparação muito maiores do que qualquer outra ocasião. Por isso, o artista Omri Amrany foi convocado. Ele chegou com a experiência de quem já fez as estátuas para ícones como Michael Jordan e Shaquille O’Neal anteriormente.
“Isso deixa-me aqui para a posteridade aqui, em síntese. Eu sei que, muito tempo depois que irmos embora, gerações de pessoas vão ver isso e entrar no Google para perguntar quem é esse cara. Isso, logicamente, se ainda existir Google”, brincou o veterano, que teve a sua camisa aposentada no começo desse ano.
Nowitzki encerrou a carreira com uma série de marcas históricas no Mavericks. O arremessador alemão é o recordista de jogos (1522), minutos jogados (51368), pontos (31560), rebotes (11489) e tocos (1281). Ele ainda é o quarto atleta com mais assistências (3651) e o segundo principal ladrão de bolas (1210) da história do time.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA