Mark Cuban quer criar um novo Mundial de basquete

Dono do Dallas Mavericks quer mudanças urgentes após lesão de Paul George

Fonte: Dono do Dallas Mavericks quer mudanças urgentes após lesão de Paul George

Mark Cuban não é um dono de equipe qualquer na NBA. Crítico do atual sistema em que a FIBA promove o Mundial de basquete, Cuban quer ajudar a criar um torneio a cada quatro anos sem qualquer intervenção da entidade. Depois da lesão de Paul George, ele pretende incentivar seus colegas para que um novo campeonato seja criado, com regras próprias.

“A grande sacada do Comitê Olímpico Internacional foi convencer todo mundo que as Olimpíadas seriam realizadas em prol da patriotismo ao invés do dinheiro”, afirmou Cuban ao jornalista Marc Stein, da ESPN. “Os jogadores e os donos de equipes deveriam se unir para uma criação de uma nova Copa do Mundo”.

Os riscos de enviar seus melhores jogadores para um torneio da FIBA estão deixando alguns dirigentes de mãos atadas. O Indiana Pacers, por exemplo, ficará sem George por toda a próxima temporada após ter assinado um contrato com a equipe no valor de US$ 92 milhões.

Publicidade

“O COI está jogando com a NBA. O COI é uma organização que é alvo de investigações por conta de corrupção, como no caso das Olimpíadas de Inverno e ganham bilhões de dólares. Eles estão fazendo com que Tony Soprano [personagem mafioso da série The Sopranos] pareça um santo”, disse.

O San Antonio Spurs conseguiu evitar com que o ala-armador Manu Ginobili atuasse no Mundial por conta de uma lesão que ainda não está totalmente curada. Recentemente, Kevin Love retirou seu nome do time dos Estados Unidos, preocupado em não se contundir. Love está em uma discussão com o Minnesota Timberwolves para ser trocado e não quer que isso atrapalhe as negociações com o Cleveland Cavaliers.

Publicidade

“Eles [dirigentes do COI] estão nos fazendo de estúpidos. Querem tirar nossos melhores jogadores a troco de nada”, afirmou. “Eu entendo a perspectiva de Dirk Nowitzki [que disputou o Mundial de 2010 pela Alemanha]. Nós nunca deveríamos expor nossos atletas a esse tipo de situação. Para alguns esportes, a Olimpíada é muito importante, mas para o basquete, não tem tanto sentido assim. É legal ver a Argentina jogando contra a Espanha. Mas seria tão legal quanto se fosse sub-21”.

O Mundial de basquete da Espanha começa no dia 30 de agosto e o Jumper Brasil terá cobertura completa do evento.

Últimas Notícias

Comentários