Marcelinho Huertas atinge marca histórica em estreia do Brasil no Mundial

Veterano armador tornou-se terceiro jogador a registrar 100 assistências na história da Copa do Mundo FIBA

marcelinho huertas brasil mundial Fonte: Yasuyoshi CHIBA / AFP

A estreia do Brasil no Mundial FIBA não teve só uma vitória segura, mas também uma marca histórica para Marcelinho Huertas. O armador de 40 anos tornou-se o terceiro jogador a registrar 100 assistências na competição. O “passe centenário” aconteceu no último quarto contra o Irã, antes de uma cesta de Georginho.

“Eu acho que, antes de tudo, isso é só uma consequência natural do meu jogo. É o que faço em quadra: tento melhorar os meus companheiros e ajudar o time. Acho que, talvez, seja apenas um armador à moda antiga mesmo”, afirmou o veterano, após o triunfo por 100 a 59. Ele anotou dez pontos e seis assistências no duelo.

Huertas juntou-se a uma dupla simbólica com os seus passes decisivos. Os outros dois jogadores, afinal, são ídolos do basquete internacional: Ricky Rubio (130) e Pablo Prigioni (106). Vale lembrar, além disso, que as assistências só passaram a ser oficialmente registradas em Mundiais a partir de 1994.

Publicidade

“O basquete mudou e desenvolveu-se muito ultimamente. Os passes fazem parte do meu jogo e, mais do que isso, de quem sou enquanto jogador. Se conseguir continuar ajudando a nossa equipe a vencer partidas, eu acho que vai ser uma marca incrível”, completou o experiente atleta.

Leia mais

Defesa

Além da marca de Marcelinho Huertas, a estreia do Brasil no Mundial teve a defesa como protagonista. O Irã converteu menos de 37% dos seu arremessos de quadra, enquanto cometeu 19 erros de ataque. Foram 12 roubos de bola dos brasileiros. O técnico Gustavo de Conti reconheceu a ótima atuação defensiva da seleção.

Publicidade

“Para uma primeira partida, em particular contra um adversário como o Irã, nós conseguimos desempenhar uma excelente marcação. Cada jogo vai ser um desafio defensivo para nós, mas fomos excelentes na maior parte do tempo. A missão é ainda maior na próxima rodada, pois é a Espanha do outro lado”, projetou.

De Conti deixa claro que as pretensões do Brasil na Copa do Mundo FIBA estão totalmente ligadas à eficiência defensiva. “Nós sabemos que a chave para irmos longe nesse Mundial, acima de tudo, é a defesa. É o quesito para o qual demos maior importância em nossa preparação”, salientou o treinador.

Publicidade

Próximo jogo

A vitória taxativa sobre o Irã posicionou o Brasil na liderança do grupo G. A seleção está ao lado da Espanha, mas com vantagem por causa do saldo de pontos. Nessa segunda-feira, por isso, o time decide quem deve ser o primeiro colocado da chave contra os espanhóis. O jogo começa às 10h30 (Brasília), com transmissão pela ESPN 2.

Publicidade

O técnico Gustavo de Conti tem um desfalque confirmado não só para essa partida, mas o restante do campeonato. O armador Raulzinho rompeu o tendão patelar do joelho direito na estreia e, assim, está fora do torneio.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários