O treinador Rubén Magnano divulgou na manhã desta sexta-feira (10) a aguardada lista de jogadores que vão representar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O torneio masculino de basquete será realizado entre os dias 06 e 21 de agosto.
Os 14 atletas convocados se apresentam à comissão técnica da seleção no dia 24 de junho, em São Paulo, para o início da preparação. Magnano tem até o dia 3 de agosto para fazer dois cortes e entregar a lista final com os 12 nomes que disputarão o torneio.
Os destaques da seleção são cinco jogadores que atuam na NBA. Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), Nenê Hilário (Washington Wizards), Raulzinho Neto (Utah Jazz) e Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers).
A ausência mais sentida na seleção é a do pivô Tiago Splitter, que ainda se recupera de uma cirurgia no quadril realizada em fevereiro. O jogador do Atlanta Hawks será um dos comentaristas da Rede Globo nos Jogos Olímpicos.
Outro desfalque é o pivô Cristiano Felício. O jogador, de 23 anos, teve um bom desempenho no final da temporada pelo Chicago Bulls, mas abriu mão de sua vaga na seleção para treinar e evoluir seu jogo nesta offseason. Ele deverá disputar a Summer League pelo time de Chicago.
O Brasil está no Grupo B do chaveamento olímpico, ao lado de Espanha, Lituânia, Argentina, Nigéria e uma seleção que virá do Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de julho. O grupo A é composto pelos EUA, Austrália, China, Venezuela e duas seleções qualificadas na “repescagem” mundial.
Vale lembrar que, nos Jogos Olímpicos de Londres, realizados em 2012, o Brasil terminou o torneio masculino de basquete na quinta colocação. A seleção foi eliminada nas quartas de final, após ser derrotada pela rival Argentina por 82 a 77. Em Londres, o Brasil teve a melhor defesa (69.8 pontos sofridos) e o quinto melhor ataque (79.8 pontos anotados) entre as 12 seleções participantes.
Confira a lista completa de atletas chamados por Magnano:
Armadores
Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers – EUA)
Raulzinho Neto (Utah Jazz – EUA)
Larry Taylor (Mogi – Brasil)
Rafael Luz (Flamengo – Brasil)
Alas-armadores
Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors – EUA)
Vitor Benite (Murcia – ESP)
Alas
Marquinhos de Souza (Flamengo – Brasil)
Alex Garcia (Bauru – Brasil)
Alas-pivôs
Augusto Lima (Real Madrid – ESP)
Guilherme Giovannoni (Brasília – Brasil)
Vitor Faverani (Murcia – ESP)
Pivôs
Nenê Hilário (Washington Wizards – EUA)
Anderson Varejão (Golden State Warriors – EUA)
Rafael Hettsheimeir (Bauru – Brasil)
Tabela do Brasil na primeira fase
Brasil x Lituânia (07/08) – 14h15
Brasil x Espanha (09/08) – 14h15
Brasil x Seleção classificada no Pré-Olímpico (11/08) – 14h15
Brasil x Argentina (13/08) – 14h15
Brasil x Nigéria (15/08) – 14h15