Luka Doncic marca 50 pontos e faz história na rodada de Natal da NBA

Astro do Mavericks atingiu marca histórica na NBA ao comandar vitória do Mavericks sobre o Suns

luka doncic natal nba Fonte: Christian Petersen / AFP

A rodada de Natal da NBA desse ano, certamente, vai ficar na memória de Luka Doncic. Afinal, o craque liderou a vitória do Dallas Mavericks sobre o Phoenix Suns com uma atuação de 50 pontos como visitante. Além disso, durante o jogo, ele ultrapassou a marca de 10 mil pontos na carreira. Tornou-se, assim, o sétimo atleta com menos jogos disputados a alcançar a marca histórica: foram só 358 partidas.

“Sempre que essas marcas e grandes atuações acontecem em vitórias, como hoje, tudo fica mais divertido. Enfrentamos uma partida bem dura, mas vencemos. Então, além de todos os feitos pessoais, estou satisfeito porque vamos embora com mais um triunfo na conta. Não poderia estar mais feliz, na verdade, com o que fizemos hoje”, celebrou o jovem astro, após a vitória por 128 a 114.

Publicidade

Doncic tornou-se o sexto jogador a bater a marca dos 10 mil pontos. Só Kobe Bryant, LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony e Tracy McGrady fizeram antes dos seus 24 anos e 300 dias de idade. Enquanto isso, o ala-armador conseguiu só a quarta performance de 50 pontos da história das tradicionais rodadas de Natal. Com isso, ele juntou-se aos lendários Rick Barry, Wilt Chamberlain e Bernard King.

“Quando percebemos que Luka está em uma dessas noites, nós só tentamos passar-lhe a bola o máximo possível. Então, o drama vira conseguir alguns minutos para descansá-lo. Ele jogou o segundo tempo inteiro porque soube deixar os companheiros trazerem a bola para o ataque por vários minutos. No entanto, assim que ‘passávamos’ o meio da quadra, confiamos em seu julgamento”, exaltou o técnico Jason Kidd.

Publicidade

Leia mais sobre Luka Doncic

Envolvimento

Mas a atuação de Luka Doncic no Natal da NBA não parou por aí. Passou longe, aliás, de ser só os 50 pontos. Ele ainda anotou seis rebotes, quatro roubos de bola, três tocos e 15 assistências. Com isso, teve participação em um total de 82 pontos na vitória contra o Suns. Esse é um novo recorde da rodada comemorativa da liga, superando os 78 pontos gerados por Nikola Jokic no ano passado.

“Nunca fiz parte de uma equipe em que alguém pontua com tanto volume. Mas não é só isso. Ao mesmo tempo, Luka envolve todos os companheiros no ataque e preocupa-se sempre em deixar todos confortáveis em quadra. É algo incrível. Sensacional. Nunca vi algo assim antes, certamente”, elogiou o ala Derrick Jones Jr. O ala foi o segundo cestinha do Mavericks no duelo, com 23 pontos.

Publicidade

O técnico do Suns, Frank Vogel, tentou abordagens mais agressivas na reta final do jogo para tirar a bola de Doncic. Ele acredita que, para resumir, deu errado em dois sentidos. “Luka causou estragos em nossa defesa. E, quando resolvemos dobrar a marcação, ele encontrou os passes certos e os outros jogadores fizeram o estrago. Foi uma estratégia que não ajudou a nossa defesa, enquanto também tirou o ritmo do ataque”, explicou.

Sem surpresas

Os números podem surpreender, mas atuações desse nível são constantes na carreira de Doncic. Tanto que o adversário Kevin Durant não se surpreendeu com o desempenho do jovem. Foi a primeira vez que um atleta da NBA anotou 50 pontos e 15 assistências em um jogo desde James Harden, em 2016. Mesmo assim, para o ala do Suns, isso passa como “só mais um dia” na vida do craque esloveno.

Publicidade

“Eu não estou surpreso com Luka, pois ele faz isso todos os jogos agora. Ele controla todas as ações e faz de tudo. Pontua, pega rebotes, passa. Aliás, eu acho que nós já chegamos a um ponto em que esperamos que faça isso todas as noites, certo?”, sintetizou o craque.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários