“Luka Doncic não é o líder que o Mavericks precisa hoje”, critica analista

Para Jay Williams, comportamento em quadra e linguagem corporal do astro transparecem frustração para o time

luka doncic mavericks líder Fonte: Tim Nwachukwu / AFP

O Dallas Mavericks vive o seu pior momento na temporada e, assim, flerta com o desastre perigosamente. Os texanos ocupam a 11ª posição do Oeste a cinco jogos do fim da campanha. Como resultado, pode ser eliminado antes mesmo do play-in. A equipe ainda não funcionou desde a chegada de Kyrie Irving. E, para o analista Jay Williams, a crise expõe Luka Doncic enquanto um líder no Mavericks.

“Eu sei que Luka vive momentos difíceis, pois ele mesmo reconheceu isso. Tem sido bem aberto sobre as suas emoções e acho que isso é bom. É a primeira vez, afinal, que fala sinceramente sobre a sua frustração. Mas, no fim das contas, esse é o seu time. É a sua responsabilidade. Essa situação levanta dúvidas, certamente, sobre a sua capacidade de liderança”, analisou o comentarista da ESPN.

Publicidade

O comportamento em quadra de Doncic, realmente, é um constante alvo de crítica. Para começar, o craque que mais reclama das arbitragens na NBA. Está prestes a receber uma suspensão da liga por causa do número excessivo de faltas técnicas. Williams acredita que, em primeiro lugar, a postura desestabiliza a equipe inteira. Ao mesmo tempo, faz questionar o esforço do esloveno em quadra.

“A culpa não é toda de Luka, obviamente. Sei que é frustrante ter um novo time e perder várias partidas. A sensação de que as coisas não vão dar certo é ruim. Mas detalhes como a linguagem corporal, por exemplo, dizem muito. E, nesse sentido, Luka é muito desencorajador. Em vez de reclamar de todas as decisões do árbitro, por favor, volte para a defesa”, cobrou o ex-armador da liga.

Publicidade

Leia mais

Referência

Ser a referência para um time da NBA não é uma tarefa fácil. E, certamente, torna-se mais complicado no instante de adversidade do que em boas fases. Manter uma postura positiva e agregadora, afinal, é muito mais simples nas vitórias do que nas derrotas. Isso é algo bem óbvio, aliás. Para Williams, no entanto, os momentos de adversidade que revelam um verdadeiro líder na vida.

“Luka precisa elevar o seu senso de liderança a outro nível, antes de tudo. Tem que ser mais responsável por isso. LeBron James já não é perfeito nesse sentido, mas você pode ver o exemplo que tenta ser em quadra por ser o líder do time. É a hora, então, de cobrar Luka para que seja mais assim. Quando as coisas não funcionam, seja o exemplo e jogue mais duro”, cravou o analista.

Publicidade

Muitas pessoas têm a impressão de que ser uma referência é algo grandioso. Mas, para Williams, o crescimento de Doncic precisa revelar-se nos detalhes. “A forma como ele expressa-se em quadra é ruim. E, além disso, já discutimos sobre a sua condição física no passado. São os pequenos pontos que fazem questionar o seu poder de liderança e, mais do que isso, vontade de vencer”, concluiu.

Reconhecimento

O que gera otimismo, por enquanto, é a admissão e reconhecimento do problema. Luka Doncic sabe que precisa ser um líder mais efetivo para o Mavericks, pois até falou sobre isso nos últimos dias. Ele consegue enxergar um problema de atitude, além de técnico, na equipe. E, por isso, acredita que a mudança precisa começar em sua conduta. O ala-armador deve ser, por fim, o agente da mudança.

Publicidade

“Hoje, nós temos que ficar juntos, jogar duro e lutarmos ainda mais em quadra. É tudo o que podemos fazer, aliás, para mudar essa situação. Enquanto time, temos que mostrar que nos importamos mais com as vitórias. E eu, antes de tudo, tenho que ser o primeiro a transparecer esse comportamento. Preciso ser uma liderança e, acima de tudo, jogador melhor. Começa por mim”, sentenciou o craque.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários