Uma das comparações mais otimistas que Luka Doncic recebeu antes de chegar à NBA era o lendário Larry Bird. Ambos eram exemplos de jogadores em que os instintos e a técnica se sobrepunham aos atributos físicos e atléticos. O craque do Dallas Mavericks faz história na liga com só 25 anos, mas será que já está à altura de um dos melhores de todos os tempos? Para Chandler Parsons, a resposta é sim – e até o ultrapassou.
“Eu vou fazer uma declaração ousada aqui: Luka já é melhor do que Larry jamais foi. Pode até não ter as conquistas, títulos e o currículo vencedor, mas é isso. Enquanto jogador de basquete, dentro de quadra, ele pode fazer tudo o que Larry fazia e ainda mais. Acho que é isso”, polemizou o ex-jogador do Houston Rockets. Hoje, ele atua como comentarista da FanDuel TV.
Doncic, realmente, tem um longo caminho a percorrer para alcançar a carreira de Bird. O ídolo do Boston Celtics conquistou três títulos e venceu o troféu de MVP da liga em três anos consecutivos. Além disso, após só 13 temporadas de carreira, ele foi eleito para 12 Jogos das Estrelas e nove quintetos ideais da liga. Nada disso, no entanto, intimida Parsons em seu comentário.
“Sei que a velha guarda não vai gostar desse comentário. Os veteranos vão dizer que o basquete era bem diferente antes. Tudo era muito mais físico na época e, por isso, não conseguiria jogar antigamente. No entanto, ele não precisa jogar naquele tempo. Luka joga hoje e é melhor do que Larry jamais foi. É simplesmente melhor”, concluiu o jogador aposentado.
Leia mais sobre Luka Doncic
- “Mavericks é mais do que só Luka Doncic”, exalta Jason Kidd
- Goran Dragic: “Doncic precisa mudar um pouco para ser campeão da NBA”
- “Luka Doncic pode ser jogador TOP 3 da história”, projeta dono do Mavericks
Em construção
O comentário de Parsons, a princípio, foi encarado com ironia até por seus companheiros de bancada. Ninguém concordou com a ênfase do comentário do veterano. Mas, para o também ex-jogador Lou Williams, ambos pertencem a uma mesma discussão. É óbvio que o ala-armador ainda precisa de tempo para escrever a sua história, mas exibe o potencial para se equiparar ao lendário ala.
“Luka está no mesmo patamar, certamente. O pessoal de Boston só não vai admitir isso por orgulho. Larry contou com melhores companheiros, campeões em sua equipe. Tinha Kevin McHale, Robert Parish e Dennis Johnson, por exemplo. Ele teve um incrível elenco de apoio que ajudou-o a virar um grande jogador. E, assim, construiu o seu legado”, pontuou o armador aposentado.
Williams acredita que a única forma de poder comparar Doncic e Bird com justiça é dar tempo ao tempo. Afinal, o jovem esloveno pode até vir a ser mais vitorioso do que a lenda da NBA. “A diferença, em síntese, é que Larry já construiu o seu legado. Luka, enquanto isso, está no caminho. Mas, se ganhar uns cinco ou seis títulos, quem será comparado a quem, no fim das contas”, finalizou.
Para com isso!
Mas nem todos estão de acordo com as comparações entre Luka Doncic e Larry Bird. Os jogadores mais antigos, em particular, cobram mais respeito a uma lenda que ajudou a erguer a NBA. Paul Pierce, por exemplo, acha que esse paralelo precisa parar. Comparar um atleta de 25 anos com um dos melhores jogadores de todos os tempos, antes de tudo, é um desrespeito. Não só a Bird, mas à história do jogo.
“Luka está encontrando o seu espaço, em primeiro lugar. Já foi quatro vezes para o time ideal da liga e pode ser campeão nesse ano. Está no caminho para ser um dos maiores, mas tenham calma. Larry é um dos cinco ou dez melhores jogadores que já pisaram em uma quadra. Luka pode até chegar lá, mas Larry mudou esse esporte e fez as pessoas quererem ver basquete”, reverenciou o integrante do Hall da Fama.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA