A apresentação de Rajon Rondo como novo reforço do Dallas Mavericks pode parecer o fim de uma história de alguns dias, talvez uma semana para a torcida do time. Mas, para Mark Cuban, a negociação foi muito mais longa. O dono da franquia revelou que a primeira tentativa de tirar o armador do Boston Celtics aconteceu há dois anos. Ele queria – e, finalmente, conseguiu – a contratação do all star para substituir um dos líderes da conquista do título de 2011.
“Rajon é um talento único e tem muitas semelhanças com Jason Kidd. Ele é um competidor, guerreiro em quadra, ótimo reboteiro e passador. Não é o melhor arremessador que existe, mas consegue finalizar próximo da cesta. E, acima de tudo, é um vencedor que pode fazer coisas incríveis aconteceram para seu time nos momentos decisivos”, avaliou o mandatário, que fechou a transação nos bastidores de um programa de entrevistas do qual participaria.
A troca foi bem mais simples para Rondo. Ignorando os rumores desde o início da semana, o jogador só ficou sabendo que deixaria a equipe que defendeu por toda a carreira e pela qual conquistou um título para atuar em Dallas na última quinta-feira, pouco antes do acordo ser oficializado. A saída de Boston e chegada ao Mavs também representa uma nova chance de ganhar um campeonato da NBA.
“Os últimos anos foram muito desafiadores. Eu tenho sido afortunado por atuar com futuros integrantes do Hall da Fama, em grandes times e para um grande técnico em Doc Rivers. E, agora, estou novamente na exata situação. Nós estamos preparados para competir por um anel e estou empolgado. Há um objetivo na minha mente e estou louco por outro título”, afirmou o novo reforço texano.
Para o Rick Carlisle, a contratação de Rondo traz uma série de mudanças. O time está acostumado a jogar com um armador arremessador e a bola nas mãos de Monta Ellis. Além disso, sua rotação perde três jogadores importantes (Jameer Nelson, Brandan Wright e Jae Crowder). O técnico sabe que o Mavericks precisará de ajustes, mas o reforço de um jogador da qualidade do ex-Celtic supera qualquer dificuldade.
“Sempre que você faz uma grande troca, a dinâmica do time vai mudar. Mas eu vejo Rajon como um reforço extremamente valioso e cheio de habilidade. Ele adora vencer e vamos descobrir uma forma de encaixá-lo. Aceitarei sempre que puder o desafio de acolher um jogador com seu nível técnico e de competitividade”, elogiou o treinador, sem se importar com as alterações que serão necessárias.
A contratação, porém, ainda não garante Rondo por muito tempo em Dallas: ele será agente livre irrestrito ao fim da temporada e pode deixar o time já em julho. Cuban assegura que o Mavericks vai “merecer” sua vontade de renovar o contrato. O armador está disposto a ser convencido. “Estou empolgado e otimista com a situação aqui. O futuro parece brilhante e quero vencer títulos o mais rápido – com sorte, mantendo todo o elenco junto”, encerrou.
Carlisle já anunciou que a estreia de Rondo acontecerá neste sábado, como titular, quando o Mavs encara o San Antonio Spurs. A partida terá transmissão ao vivo para o Brasil no canal Sports+. Cansado das seis prorrogações nos últimos dois jogos, os atuais campeões vão poupar os veteranos Tim Duncan e Manu Ginobili.