Loteria do Draft 2023 ocorre nesta terça-feira

Pistons, Rockets e Spurs têm chances iguais de ganharem a primeira escolha geral

Loteria Draft 2023 Fonte: Divulgação / NBA

Para 14 franquias, a próxima temporada da NBA começa na noite desta terça-feira (16), com a realização da Loteria do Draft 2023. A partir das 21h (horário de Brasília) descobriremos a ordem das primeiras escolhas do recrutamento. Ou seja, saberemos quem terá o privilégio de selecionar o fenômeno francês Victor Wembanyama.

 

Além disso, o evento terá a transmissão da ESPN 2 para o Brasil. Dessa forma, a Loteria do Draft 2023 vai ocorrer pouco antes do primeiro jogo das finais do Oeste, entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets.

Publicidade

Muitos torcedores estarão mais empolgados com o sorteio desta noite do que estiveram ao longo da temporada. Assim, as três equipes com as piores campanhas – Detroit Pistons, Houston Rockets e San Antonio Spurs – terão chances iguais (14%) de ganharem a primeira escolha.

Acima de tudo, a classe de 2023 tem um candidato a talento geracional – Wembanyama. Além dele, vale destacar o armador Scoot Henderson (G League Ignite) e o ala Brandon Miller (Universidade do Alabama). Afinal, ambos são projetados como estrelas na NBA e, assim, deverão fechar o top 3 do recrutamento.

Publicidade

No entanto, desde o advento da Loteria do Draft, em 1985, apenas nove escolhas #1 conquistaram ao menos um título da NBA. São eles: David Robinson, Shaquille O’Neal, Glenn Robinson, Tim Duncan, LeBron James, Dwight Howard, Andrew Bogut, Kyrie Irving e Anthony Davis.

Chances de ganhar a Loteria do Draft 2023

Detroit Pistons: 14%
Houston Rockets: 14%
San Antonio Spurs: 14%
Charlotte Hornets: 12,5%
Portland Trail Blazers: 10,5%
Orlando Magic: 9%
Indiana Pacers: 6,8%
Washington Wizards: 6,7%
Utah Jazz: 4,5%
Dallas Mavericks: 3%
Chicago Bulls: 1,8%
Oklahoma City Thunder: 1,7%
Toronto Raptors: 1%
New Orleans Pelicans: 0,5%

Publicidade

Leia Mais!

Como funciona a Loteria do Draft

Antes de mais nada, 14 bolas são chacoalhadas em uma máquina (lotérica). Cada bola representa um número, de 1 a 14. Para determinar uma pick são retiradas quatro bolas da máquina, que, portanto, formam uma combinação numérica. Então, essas 14 bolas permitem 1.001 combinações entre si. Além disso, a combinação das bolas de número 11, 12, 13 e 14, nesta ordem, é descartada antes de começar o processo.

Restam, então, mil combinações. Cada time, aliás, tem uma quantidade de combinações. Os times com o maior número de chances de ficar no topo (os três com as piores campanhas) recebem 140 combinações de números. O segundo pior recebe 125 combinações, o terceiro fica com 105, assim até o 14º, que tem míseras cinco combinações.

Publicidade

Posteriormente, uma máquina que suga bolinhas de ping pong decide o futuro da NBA. Para determinar quem ficará com a primeira escolha são retiradas quatro bolas, em sequência. Elas formam uma combinação. Então, o time que detém essa combinação é o ganhador da loteria.

Além disso, esse processo se repete mais três vezes, para determinar as picks 2, 3 e 4. No entanto, a partir da pick 5, não há mais sorteio. Dessa forma, o restante das escolhas de primeira rodada é disposto em ordem contrária ao desempenho de vitórias-derrotas na temporada.

Publicidade

Por fim, vale dizer que o sorteio das bolinhas é fechado e conta apenas com a presença de alguns membros da NBA, uma empresa de auditoria, alguns poucos jornalistas e representantes dos times.

Representantes de cada franquia na Loteria do Draft 2023

Detroit Pistons: Ben Wallace (ex-jogador)
Houston Rockets: Ime Udoka (treinador)
San Antonio Spurs: Peter J. Holt (proprietário)
Charlotte Hornets: Mark Williams (atleta)
Portland Trail Blazers: Brandon Roy (ex-jogador)
Orlando Magic: Jamahl Mosley (treinador)
Indiana Pacers: Tyrese Haliburton (atleta)
Washington Wizards: Wes Unseld Jr. (treinador)
Utah Jazz: Collin Sexton (atleta)
Dallas Mavericks: Nico Harrison (presidente e gerente-geral)
Chicago Bulls: Dalen Terry (atleta)
Oklahoma City Thunder: Nick Collison (scout e ex-jogador)
Toronto Raptors: Bobby Webster (gerente-geral)
New Orleans Pelicans: David Griffin (vice-presidente de operações de basquete)

Publicidade

Mock Draft do Jumper Brasil

Nesta sexta-feira (19), divulgaremos o nosso Mock Draft atualizado. Nele, apontaremos quais seriam os 30 jogadores escolhidos na primeira rodada do recrutamento. Não perca!

O Draft 2023 vai ocorrer no dia 22 de junho e terá a tradicional cobertura do Jumper Brasil. Além disso, as análises dos principais prospectos da classe deste ano serão publicadas a partir do dia 29 de maio.

Publicidade

Portanto, no Jumper Brasil, pelo 13º ano consecutivo, você terá todas as informações sobre os principais prospectos e futuras estrelas da NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários